Página 2 de 2 • 1, 2
- Chamber
Pontos : 736
Reputação : 95
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Odômetro e velocímetro
26/10/2017, 15:53
Exatamente Jeb. Com o erro no odômetro, também é gerado outro erro na indicação do consumo. O carro indica um consumo maior do que o real.jeb escreveu:
Mas, brincadeiras a parte, tem uma vantagem. Digamos que ao percorrer na real 120km e o painel marcar 110km (por exemplo), o carro é mais econômico ainda do que pensamos (isso na diesel), pois a conta é sobre os 110km e não sobre os 120km
[]s
J.
O computador de bordo é uma calculadora. E para indicar o consumo ele faz uma relação entre a distância rodada e a quantidade de combustível consumida. Como o carro "acha" que andou menos do que o correto, e calculou o quanto de combustível foi consumido nesta distância, a indicação de consumo é maior.
Assim, nossos carros são um pouquinho mais econômicos do que eles mostram no painel.
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- CRACASSIS
Pontos : 195
Reputação : 19
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
2/11/2017, 11:55
O erro do velocímetro do meu longitude Diesel, que está próximo dos 38mil, é constante entre 3 e 4 km/h a mais segundo os radares que tem indicação de velocidade (tem dois radares aqui em Angra cerca de 300 metro um do outro, coloca o piloto em 50 km/h e os dois indicam 47km/h isso desde que o carro zero), independente da velocidade de 40 a 80km/h, não conferi em maiores velocidades. O GPS é um pouco falho porque a medição é segmentada e a do carro é continua. O mesmo vale para o odômetro, sendo que esse, quando comparado com a marcação da estrada tende a apresentar uma distância menor percorrida, principalmente em estradas sinuosas porque, quando a marcação é correta, ela é feita pelo centro da pista e tendemos a cortar as curvas e com isso percorremos um caminho menor que a distância medida pelo centro da pista. Comecei a notar isso há muitos anos no trajeto entre o Rio e Angra dos Reis que certamente já fiz mais de mil vezes em 44 anos, no trecho da Rio-Santos até onde moro. São 115,5Km e em todos os meus carros, indicavam em torno de 113km e fiquei pensando por que isso acontecia e cheguei a essa conclusão, porque nas curvas para a esquerda Vc tangencia o centro da pista e nas para esquerda tangencia a linha do acostamento (no meu caso ultrapasso por cima das duas quando é possível), com isso cada curva para a direita se ganha uns metros que multiplicados pelo número de curvas acaba por ser uma distância considerável, mesmo em pistas duplas seguindo na mesma faixa tendemos a fazer isso. O desgaste dos pneus também influencia nesse erro. Pneus novos tendem a marcar menos que no final de vida, por motivos óbvios.
Quanto a medição por GPS, só é válida quando feita em longas retas como na Dutra na região de Taubaté. Em pista sinuosa vai indicar que o carro percorreu uma distância menor que a indicado no odômetro ou seja, o odômetro vai marcar uma distância maior.
Quanto a medição por GPS, só é válida quando feita em longas retas como na Dutra na região de Taubaté. Em pista sinuosa vai indicar que o carro percorreu uma distância menor que a indicado no odômetro ou seja, o odômetro vai marcar uma distância maior.
- CRACASSIS
2/11/2017, 11:59
CRACASSIS escreveu:O erro do velocímetro do meu longitude Diesel, que está próximo dos 38mil, é constante entre 3 e 4 km/h a mais segundo os radares que tem indicação de velocidade (tem dois radares aqui em Angra cerca de 300 metro um do outro, coloca o piloto em 50 km/h e os dois indicam 47km/h isso desde que o carro zero), independente da velocidade de 40 a 80km/h, não conferi em maiores velocidades (tem muito radar com erro, felizmente todos a nosso favor). O GPS é um pouco falho porque a medição é segmentada e a do carro é continua. O mesmo vale para o odômetro, sendo que esse, quando comparado com a marcação da estrada tende a apresentar uma distância menor percorrida, principalmente em estradas sinuosas porque, quando a marcação é correta, ela é feita pelo centro da pista e tendemos a cortar as curvas e com isso percorremos um caminho menor que a distância medida pelo centro da pista. Comecei a notar isso há muitos anos no trajeto entre o Rio e Angra dos Reis que certamente já fiz mais de mil vezes em 44 anos, no trecho da Rio-Santos até onde moro. São 115,5Km e em todos os meus carros, indicavam em torno de 113km e fiquei pensando por que isso acontecia e cheguei a essa conclusão, porque nas curvas para a esquerda Vc tangencia o centro da pista e nas para direita, tangencia a linha do acostamento (no meu caso ultrapasso por cima das duas quando é possível), com isso cada curva para a direita se ganha uns metros que multiplicados pelo número de curvas acaba por ser uma distância considerável, mesmo em pistas duplas seguindo na mesma faixa tendemos a fazer isso. O desgaste dos pneus também influencia nesse erro. Pneus novos tendem a marcar menos que no final de vida, por motivos óbvios.
- Chamber
3/11/2017, 18:34
Cracassis, tenta fazer seu percurso sem tangenciar, para comparar a distância percorrida com as placas da sua rodoviaCRACASSIS escreveu:O erro do velocímetro do meu longitude Diesel, que está próximo dos 38mil, é constante entre 3 e 4 km/h a mais segundo os radares que tem indicação de velocidade (tem dois radares aqui em Angra cerca de 300 metro um do outro, coloca o piloto em 50 km/h e os dois indicam 47km/h isso desde que o carro zero), independente da velocidade de 40 a 80km/h, não conferi em maiores velocidades. O GPS é um pouco falho porque a medição é segmentada e a do carro é continua. O mesmo vale para o odômetro, sendo que esse, quando comparado com a marcação da estrada tende a apresentar uma distância menor percorrida, principalmente em estradas sinuosas porque, quando a marcação é correta, ela é feita pelo centro da pista e tendemos a cortar as curvas e com isso percorremos um caminho menor que a distância medida pelo centro da pista. Comecei a notar isso há muitos anos no trajeto entre o Rio e Angra dos Reis que certamente já fiz mais de mil vezes em 44 anos, no trecho da Rio-Santos até onde moro. São 115,5Km e em todos os meus carros, indicavam em torno de 113km e fiquei pensando por que isso acontecia e cheguei a essa conclusão, porque nas curvas para a esquerda Vc tangencia o centro da pista e nas para esquerda tangencia a linha do acostamento (no meu caso ultrapasso por cima das duas quando é possível), com isso cada curva para a direita se ganha uns metros que multiplicados pelo número de curvas acaba por ser uma distância considerável, mesmo em pistas duplas seguindo na mesma faixa tendemos a fazer isso. O desgaste dos pneus também influencia nesse erro. Pneus novos tendem a marcar menos que no final de vida, por motivos óbvios.
Eu fiz o teste andando no meio da minha faixa de rolamento, sem mudar para a faixa ao lado, e deu a diferença para menos no carro...
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- CRACASSIS
3/11/2017, 20:42
Quantos quilômetros Vc rodou?Chamber escreveu:Cracassis, tenta fazer seu percurso sem tangenciar, para comparar a distância percorrida com as placas da sua rodoviaCRACASSIS escreveu:O erro do velocímetro do meu longitude Diesel, que está próximo dos 38mil, é constante entre 3 e 4 km/h a mais segundo os radares que tem indicação de velocidade (tem dois radares aqui em Angra cerca de 300 metro um do outro, coloca o piloto em 50 km/h e os dois indicam 47km/h isso desde que o carro zero), independente da velocidade de 40 a 80km/h, não conferi em maiores velocidades. O GPS é um pouco falho porque a medição é segmentada e a do carro é continua. O mesmo vale para o odômetro, sendo que esse, quando comparado com a marcação da estrada tende a apresentar uma distância menor percorrida, principalmente em estradas sinuosas porque, quando a marcação é correta, ela é feita pelo centro da pista e tendemos a cortar as curvas e com isso percorremos um caminho menor que a distância medida pelo centro da pista. Comecei a notar isso há muitos anos no trajeto entre o Rio e Angra dos Reis que certamente já fiz mais de mil vezes em 44 anos, no trecho da Rio-Santos até onde moro. São 115,5Km e em todos os meus carros, indicavam em torno de 113km e fiquei pensando por que isso acontecia e cheguei a essa conclusão, porque nas curvas para a esquerda Vc tangencia o centro da pista e nas para esquerda tangencia a linha do acostamento (no meu caso ultrapasso por cima das duas quando é possível), com isso cada curva para a direita se ganha uns metros que multiplicados pelo número de curvas acaba por ser uma distância considerável, mesmo em pistas duplas seguindo na mesma faixa tendemos a fazer isso. O desgaste dos pneus também influencia nesse erro. Pneus novos tendem a marcar menos que no final de vida, por motivos óbvios.
Eu fiz o teste andando no meio da minha faixa de rolamento, sem mudar para a faixa ao lado, e deu a diferença para menos no carro...
- Chamber
4/11/2017, 23:35
Mais de 70km. Mas já nos primeiros dá pra notarCRACASSIS escreveu:Quantos quilômetros Vc rodou?
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- paulo VR
Pontos : 179
Reputação : 13
Modelo do Carro : Renegade Sport AT Marron Horizonte
7/1/2018, 17:11
Hei Chamber,225-75-16 me parece realmente muito maior que original!Eu comprei rodas 16" de aço e Goodrich All Terrain 215-70-16. Portanto só na altura é um pouco maior.Ainda não instalei.O carro tem 3 dias.Mas acho que não vai alterar muito na perda de torque...
- Chamber
7/1/2018, 23:45
Sim, essa sua medida é muito mais apropriada.paulo VR escreveu:Hei Chamber,225-75-16 me parece realmente muito maior que original!Eu comprei rodas 16" de aço e Goodrich All Terrain 215-70-16. Portanto só na altura é um pouco maior.Ainda não instalei.O carro tem 3 dias.Mas acho que não vai alterar muito na perda de torque...
É que quando troquei eu quis mesmo era levantar o carro, foi proposital....
Mas fiz M... e troquei por aros 17 originais (o meu veio com 16)
Porém se não pegasse tanta estrada ia deixar com os Bf's altões mesmo.... Tinha ficado lindo
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- Juvencio Faria
Pontos : 12
Reputação : 3
Modelo do Carro : Jeep Renegade Longitude Flex
21/1/2018, 16:04
Olá pessoal. Tenho um Longitude flex, aro 17 de fábrica que apresenta os mesmos problemas. Notei que o erro de indicação da velocidade aumenta conforme a velocidade. O odômetro digital do carro, se não me engano, coleta os dados do sensor de rotação, (módulo eletrônico) e o sensor do velocímetro é mecânico. No caso do odômetro pode ser ajustado via software, ajustando o perímetro do pneu montado no carro. Já no caso do velocímetro, mecânico, acredito que deveria ser um para cada pneu 16" / 17" ou 18"). Penso que foi adotado somente um tipo, por contenção de custos. Assim, vamos ter o problema de indicação de velocidade.
Acho estranho o erro de indicação de velocidade do Renegade ser tão grande, o que não ocorre no meu Fit, comparando gps externo e Waze no celular. O Fit o erro é de +/-7km/h para mais no carro em todas as velocidades.
Acho estranho o erro de indicação de velocidade do Renegade ser tão grande, o que não ocorre no meu Fit, comparando gps externo e Waze no celular. O Fit o erro é de +/-7km/h para mais no carro em todas as velocidades.
- paulo VR
21/1/2018, 19:41
Independente do diâmetro 16-17-18 a circunferência deve ser a mesma.
O erro deve ser o mesmo para todos os tamanhos.
- Juvencio Faria
22/1/2018, 18:36
paulo VR escreveu:Independente do diâmetro 16-17-18 a circunferência deve ser a mesma.
O perímetro varia com as medidas do pneu roda. Não confunda com equivalência de diâmetros.
As medidas abaixo, peguei no manual do proprietário do Renegade (Pagina 370). Filtrei as medidas diferentes, considerando todos os modelos.
Lembrando que:
O raio da roda é em polegadas, e as outras medidas em milimetros
O perfil é a % da largura do pneu. 215/65 = 65% de 215mm = 139,75mm
CONCLUSÂO: Avaliando a tabela, não vejo influência das dimensões dos pneus avaliados afetarem de modo tão grande a velocidade indicada no velocímetro do carro (/- 7% no pior caso).
- Juvencio Faria
22/1/2018, 19:30
Juvencio Faria escreveu:paulo VR escreveu:Independente do diâmetro 16-17-18 a circunferência deve ser a mesma.
O perímetro varia com as medidas do pneu roda. Não confunda com equivalência de diâmetros.
As medidas abaixo, peguei no manual do proprietário do Renegade (Pagina 370). Filtrei as medidas diferentes, considerando todos os modelos.
Lembrando que:
O raio da roda é em polegadas, e as outras medidas em milimetros
O perfil é a % da largura do pneu. 215/65 = 65% de 215mm = 139,75mm
CONCLUSÂO: Avaliando a tabela, não vejo influência das dimensões dos pneus avaliados afetarem de modo tão grande a velocidade indicada no velocímetro do carro (/- 7% no pior caso).
Vou comprar um CatEye sem fio para bicicleta para comparar com os dados do carro
- paulo VR
22/1/2018, 20:15
Bem observado.Eu ainda estou na página 60... Mas esta medida 255 deve ser um erro.Não?
Página 2 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos