- moscanogelo
- Mensagens : 19
Pontos : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 05/02/2020
Idade : 51
Localização : São Paulo - Mooca
Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
7/1/2023, 13:42
É do conhecimento da maioria que o nosso Jepp Renegade possui uma falha de projeto envolvendo o chamado trocador de calor.
Quando essa peça dá problema, ocorre um vazamento interno e a água do radiador se mistura com o óleo do cambio.
Quem, por infelicidade, passou por isso, relata valores de manutenção e reparos sempre acima dos 20 k.
Meu Renegade esta chegando a 3ª revisão, a qual irei fazer por conta, fora da concessionária, uma vez que a garantia termina agora.
Comentando com o meu mecânico de confiança, o mesmo me relatou saber desse problema e que a causa seria o uso do liquido de arrefecimento homologado pela Jeep. Essa solução funciona muito bem em outros países e outros continentes. Mas no Brasil, por conta do clima, esse liquido de arrefecimento original da Jeep não é o mais adequado.
Estou trocando o meu liquido do radiador pela solução de cor azul original da Honda. Esse liquido é o único, comprovadamente, que não corrói nenhuma peça de alumínio do nosso motor.
É só pesquisar. Carros da Honda não tem problemas relacionados a vazamentos de água.
Com essa simples atitude, não teremos mais problemas com o famigerado trocador de calor.
Quando essa peça dá problema, ocorre um vazamento interno e a água do radiador se mistura com o óleo do cambio.
Quem, por infelicidade, passou por isso, relata valores de manutenção e reparos sempre acima dos 20 k.
Meu Renegade esta chegando a 3ª revisão, a qual irei fazer por conta, fora da concessionária, uma vez que a garantia termina agora.
Comentando com o meu mecânico de confiança, o mesmo me relatou saber desse problema e que a causa seria o uso do liquido de arrefecimento homologado pela Jeep. Essa solução funciona muito bem em outros países e outros continentes. Mas no Brasil, por conta do clima, esse liquido de arrefecimento original da Jeep não é o mais adequado.
Estou trocando o meu liquido do radiador pela solução de cor azul original da Honda. Esse liquido é o único, comprovadamente, que não corrói nenhuma peça de alumínio do nosso motor.
É só pesquisar. Carros da Honda não tem problemas relacionados a vazamentos de água.
Com essa simples atitude, não teremos mais problemas com o famigerado trocador de calor.
- Pereira
- Mensagens : 122
Pontos : 140
Reputação : 14
Data de inscrição : 27/10/2020
Idade : 66
Localização : Campinas
Modelo do Carro : Renegade Longitude T270 Flex - 24/25
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
31/1/2023, 16:16
moscanogelo escreveu:É do conhecimento da maioria que o nosso Jepp Renegade possui uma falha de projeto envolvendo o chamado trocador de calor.
Quando essa peça dá problema, ocorre um vazamento interno e a água do radiador se mistura com o óleo do cambio.
Quem, por infelicidade, passou por isso, relata valores de manutenção e reparos sempre acima dos 20 k.
Meu Renegade esta chegando a 3ª revisão, a qual irei fazer por conta, fora da concessionária, uma vez que a garantia termina agora.
Comentando com o meu mecânico de confiança, o mesmo me relatou saber desse problema e que a causa seria o uso do liquido de arrefecimento homologado pela Jeep. Essa solução funciona muito bem em outros países e outros continentes. Mas no Brasil, por conta do clima, esse liquido de arrefecimento original da Jeep não é o mais adequado.
Estou trocando o meu liquido do radiador pela solução de cor azul original da Honda. Esse liquido é o único, comprovadamente, que não corrói nenhuma peça de alumínio do nosso motor.
É só pesquisar. Carros da Honda não tem problemas relacionados a vazamentos de água.
Com essa simples atitude, não teremos mais problemas com o famigerado trocador de calor.
Olá, esse é um assunto recorrente e com muitas opiniões diferentes.
O problema no trocador de calor não é de erro de projeto, se fosse já teriam substituido a peça, mas concordo com o seu mecânico que o problema tenha origem no uso do líquido de arrefecimento. Porém, vou discordar novamente pois o problema não é exatamente no líquido de arrefecimento utilizado pela Stellantis, mas sim na falta de manutenção preventiva do sistema, com a troca do líquido nos prazos estabelecidos e principalmente no costume de completar o nível do reservatório, com água ou outro líquido que esteja fora da especificação, ou seja, tem que se atentar pela advertência no manual "Para eventuais reabastecimentos do sistema de arrefecimento do motor, utilizar um líquido do mesmo tipo em relação ao já presente no interior do reservatório. O líquido não pode ser misturado com qualquer outro tipo de líquido anticongelante".
Particularmente não vejo problema em trocar pelo liquido de arrefecimento utilizado pela Honda, desde que seja da mesma especificação recomendada pela Stellantis, fluido concentrado para sistemas de arrefecimento à base de monoetilenoglicol, que confere propriedade anticongelante de origem orgânica - OAT (organic and acid tecnology). Mistura na proporção 50% de produto com 50% de água potável para o volume total abastecido. Especificação FCA MS 90032 - Parte B. (MOPAR antifreeze coolant).
Toda a minha fonte de informações vem de diversos e diferentes mecânicos, internet, canais sérios de YouTube e principalmente contato com profissionais da concessionária. Não sou mecânico, mas vou sempre pesquisar as explicações e soluções mais racionais.
- Pereira
- Mensagens : 122
Pontos : 140
Reputação : 14
Data de inscrição : 27/10/2020
Idade : 66
Localização : Campinas
Modelo do Carro : Renegade Longitude T270 Flex - 24/25
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
31/1/2023, 16:44
Seguindo no tema, fui pesquisar qual líquido de arrefecimento utilizado pela Honda e descobri:
"Tecnologia de aditivos convencionais
É composto de aditivos inorgânicos, possui baixíssima durabilidade (se comparado a produtos mais modernos) e, quando ocorre a degradação do produto, ele se torna altamente corrosivo. Esta tecnologia está em desuso para veículos mais novos.
Tecnologia de ácidos orgânicos híbridos (HOAT)
Produtos com esta tecnologia possuem durabilidade mais longa do que os convencionais e são baseados em ácidos orgânicos com adição de silicatos para proteção adicional ao alumínio, podendo conter boratos para o controle de ph e proteção de elementos de ferro.
Tecnologia de ácidos orgânicos (OAT)
Perfil mais utilizado pelas montadoras atualmente, estes produtos possuem vida útil prolongada, proteção contra cavitação na bomba d’água, compatibilidade com selos do motor e excelente interação com as partes internas do motor e do sistema de arrefecimento em geral."
Fonte: https://motulexpert.com.br/caracteristicas-e-funcoes-do-fluido-de-arrefecimento/
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
Notem que, se o líquido de arrefecimento utilizado pela Honda for HOAT, ele estará em desacordo com a especificação apresentada no manual da Jeep, que é a tecnologia OAT
"Tecnologia de aditivos convencionais
É composto de aditivos inorgânicos, possui baixíssima durabilidade (se comparado a produtos mais modernos) e, quando ocorre a degradação do produto, ele se torna altamente corrosivo. Esta tecnologia está em desuso para veículos mais novos.
Tecnologia de ácidos orgânicos híbridos (HOAT)
Produtos com esta tecnologia possuem durabilidade mais longa do que os convencionais e são baseados em ácidos orgânicos com adição de silicatos para proteção adicional ao alumínio, podendo conter boratos para o controle de ph e proteção de elementos de ferro.
Tecnologia de ácidos orgânicos (OAT)
Perfil mais utilizado pelas montadoras atualmente, estes produtos possuem vida útil prolongada, proteção contra cavitação na bomba d’água, compatibilidade com selos do motor e excelente interação com as partes internas do motor e do sistema de arrefecimento em geral."
Fonte: https://motulexpert.com.br/caracteristicas-e-funcoes-do-fluido-de-arrefecimento/
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
Notem que, se o líquido de arrefecimento utilizado pela Honda for HOAT, ele estará em desacordo com a especificação apresentada no manual da Jeep, que é a tecnologia OAT
- hades gsm
- Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/03/2023
Idade : 48
Localização : Porto Alegre/RS
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
29/3/2023, 09:50
Como já tinha postado em outro tópico....nada justifica esse tipo de "característica de veiculo" como muitos vendedores querem empurrar.
Todavia.....em outros fabricantes, modelos ou motores/cambio, isso não acontece. Portanto, é sim um grave problema obrigando muitos em gastar para substituir tal peça.
Todavia.....em outros fabricantes, modelos ou motores/cambio, isso não acontece. Portanto, é sim um grave problema obrigando muitos em gastar para substituir tal peça.
_________________
IIIIIII
- Pereira
- Mensagens : 122
Pontos : 140
Reputação : 14
Data de inscrição : 27/10/2020
Idade : 66
Localização : Campinas
Modelo do Carro : Renegade Longitude T270 Flex - 24/25
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
30/3/2023, 11:21
Ola colega, acontece sim, é só procurar, e isso não é uma característica do veículo. Agora atente nos casos que aparecem pela internet e vai ver que a grande maioria dos veículos não estão mais fazendo as revisões periódicas ou apenas preventivas. Você constata isso, não só pelo estado de conservação do veículo, mas por detalhes como o reservatório de líquido de arrefecimento.
Muitas pessoas acham que os carros mais modernos podem ser tratados como "fuscas", onde qualquer um arrumava a baixo custo. Levam em qualquer mecânico e esquecem que a tecnologia embarcada exige oficinas especializadas. Troca de óleo então, faz em qualquer posto e põe o óleo que o frentista recomenda, pois o óleo recomendado pela montadora é caro. Líquido de arrefecimento, não precisa, completa com água de torneira mesmo.
Para encerrar, qual é a proporção de veículos que tem esse problema, no universo de veículos vendidos?
Acho que vale lembrar o slogan utilizado pela biscoitos Tostines no passado, "Tostines vende mais porque é mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque vende mais?"
Abs
Muitas pessoas acham que os carros mais modernos podem ser tratados como "fuscas", onde qualquer um arrumava a baixo custo. Levam em qualquer mecânico e esquecem que a tecnologia embarcada exige oficinas especializadas. Troca de óleo então, faz em qualquer posto e põe o óleo que o frentista recomenda, pois o óleo recomendado pela montadora é caro. Líquido de arrefecimento, não precisa, completa com água de torneira mesmo.
Para encerrar, qual é a proporção de veículos que tem esse problema, no universo de veículos vendidos?
Acho que vale lembrar o slogan utilizado pela biscoitos Tostines no passado, "Tostines vende mais porque é mais fresquinho, ou é mais fresquinho porque vende mais?"
Abs
- hades gsm
- Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/03/2023
Idade : 48
Localização : Porto Alegre/RS
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
15/4/2023, 10:43
Melhor é trocar a peça por aquela com radiador que separa os líquidos do óleo.....pratico, relativamente barato e finaliza a pendenga.
- Suricati
- Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/04/2022
Idade : 53
Localização : BLUMENAU
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
21/4/2023, 17:15
Vou fazer a primeira revisão do meu 2022 S , com 5000.km foram adicionados 1,5 l de óleo. Medi a vareta hoje e está no minimo , agora com 10.000 km. O reservatório do liquido de arrefecimento está dois centímetros abaixo do mínimo vou pedir para inspecionarem o óleo da caixa pra ver se há contaminação. Podem me desejar sorte, mas já estou avaliando se vou permanecer com a marca.
- Pereira
- Mensagens : 122
Pontos : 140
Reputação : 14
Data de inscrição : 27/10/2020
Idade : 66
Localização : Campinas
Modelo do Carro : Renegade Longitude T270 Flex - 24/25
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
23/4/2023, 18:08
Suricati escreveu:Vou fazer a primeira revisão do meu 2022 S , com 5000.km foram adicionados 1,5 l de óleo. Medi a vareta hoje e está no minimo , agora com 10.000 km. O reservatório do liquido de arrefecimento está dois centímetros abaixo do mínimo vou pedir para inspecionarem o óleo da caixa pra ver se há contaminação. Podem me desejar sorte, mas já estou avaliando se vou permanecer com a marca.
Olá colega, conforme manual, é possível baixar um pouco o nível do óleo, o que não pode é deixar faltar, mas de qualquer forma, é importante alertar isso na revisão, sim. Quanto ao líquiido de arrefecimento, peça para darem uma checada em mangueiras, para ver se não há algum vazamento e fique sempre atento. Nas próximas semanas eu vou fazer a terceira revisão no meu e estou super contente com o carro. Agora o óleo do motor baixa o nível bem menos do que nos primeiros km. Já fiz a troca do líquido de arrefecimento na revisão dos 24 mil, mas estou pensando em pedir para fazer novamente nesta revisão.
No seu caso, eu não ficaria pessimista pois, se vem fazendo as revisões periódicas e acompanhamento apontado no manual, não há porque ficar preocupado.
- victor_netmaxi
- Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/09/2023
Idade : 45
Localização : itumbiara-go
Re: Trocador de Calor Renegade Flex - Falha de Projeto
9/9/2023, 18:50
o RN apresenta o mesmo problema em motores DIESEL?
Qual ano/modelo encontro RN Diesel e Manual?
Qual ano/modelo encontro RN Diesel e Manual?
- OSVALDO MONHO
- Mensagens : 18
Pontos : 19
Reputação : 1
Data de inscrição : 29/10/2023
Idade : 59
Localização : SÃO PAULO
Modelo do Carro : JEEP RENEGADE STD 2021
TROCADOR DE CALOR
2/8/2024, 11:38
Façam a substituição e acabem com o problema
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos