- eLiEZer PEsSanhA
- Mensagens : 107
Pontos : 144
Reputação : 11
Data de inscrição : 14/10/2017
Idade : 54
Localização : Brasília
Modelo do Carro : Renegade Sport MT, 17/18, cinza antique
CRUISE CONTROL - Piloto automático
16/5/2018, 22:17
Renegados, boa noite!
Ao usar o piloto automático, observo que o carro ultrapassa em mais de 5 pontos em descida. Ao estabelecer velocidade controlada de 72km, ocorreu de em uma descida ele esticar para 78km. Como eu confiava, quase fui pego em radar.
Pergunto: o PA não é confiável em situações não planas - descidas e subidas? Importante dizer que nas subidas a queda no limite determinado não passa de 3 pontos, ou seja, com a velocidade determinada em 72km, não desceu para menos de 69km.
Valeu!
Ao usar o piloto automático, observo que o carro ultrapassa em mais de 5 pontos em descida. Ao estabelecer velocidade controlada de 72km, ocorreu de em uma descida ele esticar para 78km. Como eu confiava, quase fui pego em radar.
Pergunto: o PA não é confiável em situações não planas - descidas e subidas? Importante dizer que nas subidas a queda no limite determinado não passa de 3 pontos, ou seja, com a velocidade determinada em 72km, não desceu para menos de 69km.
Valeu!
- neobr
- Mensagens : 86
Pontos : 94
Reputação : 8
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 41
Localização : São José dos Pinhais - PR
Modelo do Carro : MOAB Diesel 20/21
Longitude Diesel 16/17
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
17/5/2018, 00:52
Eis o que está no manual:
Posso estar enganado mas no RN o piloto automático não atua nos freios, ou seja, se a descida for muito íngreme a velocidade poderá aumentar pois o "peso" do freio-motor não será suficiente para segurá-lo, especialmente nos Flex MT pois caso a marcha esteja muito "solta" (5ª), o freio-motor é menos efetivo que em 4ª, 3ª, e assim por diante.
Já na subida o PA irá dosar acelerador e eventual necessidade de redução de marcha (AT) para estabilização da velocidade. No caso do MT há outra variável, pois caso a marcha não esteja adequada o motor ficará fora da melhor faixa de torque e por consequência irá perder velocidade.
Eu pego estada para ir/voltar do trabalho diariamente e costumo usar o PA com bastante frequência, meu trajeto é predominantemente plano e mesmo em aclives/declives leves ele consegue permanecer na velocidade configurada sem problemas.
Nunca peguei um declive muito acentuado no meu (Diesel AT) com o PA ligado mas desconfio que haverá redução de marcha para acionamento do freio-motor, assim como ocorre na condução normal.
Abs,
Eduardo.
Posso estar enganado mas no RN o piloto automático não atua nos freios, ou seja, se a descida for muito íngreme a velocidade poderá aumentar pois o "peso" do freio-motor não será suficiente para segurá-lo, especialmente nos Flex MT pois caso a marcha esteja muito "solta" (5ª), o freio-motor é menos efetivo que em 4ª, 3ª, e assim por diante.
Já na subida o PA irá dosar acelerador e eventual necessidade de redução de marcha (AT) para estabilização da velocidade. No caso do MT há outra variável, pois caso a marcha não esteja adequada o motor ficará fora da melhor faixa de torque e por consequência irá perder velocidade.
Eu pego estada para ir/voltar do trabalho diariamente e costumo usar o PA com bastante frequência, meu trajeto é predominantemente plano e mesmo em aclives/declives leves ele consegue permanecer na velocidade configurada sem problemas.
Nunca peguei um declive muito acentuado no meu (Diesel AT) com o PA ligado mas desconfio que haverá redução de marcha para acionamento do freio-motor, assim como ocorre na condução normal.
Abs,
Eduardo.
- Chamber
- Mensagens : 627
Pontos : 736
Reputação : 95
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 49
Localização : Santos-SP
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
17/5/2018, 09:31
O controlador de velocidade (PA) do Renegade é muito impreciso
Antes do Renegade eu tive um Civic e esse mantinha exatamente a velocidade que eu tinha memorizado, com variações de 1, no maximo 2km/h.
Já o Renegade é impreciso, deixa a velocidade variar demais, com sérios riscos para ser multado pelo radar
Obs.: Os controladores de velocidade, para "frear" o carro, segurar a velocidade memorizada, se usam do câmbio. Quando algum declive faz a velocidade aumentar daquela memorizado, o sistema reduz marcha de forma a segurar a velocidade
Antes do Renegade eu tive um Civic e esse mantinha exatamente a velocidade que eu tinha memorizado, com variações de 1, no maximo 2km/h.
Já o Renegade é impreciso, deixa a velocidade variar demais, com sérios riscos para ser multado pelo radar
Obs.: Os controladores de velocidade, para "frear" o carro, segurar a velocidade memorizada, se usam do câmbio. Quando algum declive faz a velocidade aumentar daquela memorizado, o sistema reduz marcha de forma a segurar a velocidade
_________________
Jeep Renegade Sport Flex
Lift 2"
Refletores laterais acendendo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- neobr
- Mensagens : 86
Pontos : 94
Reputação : 8
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 41
Localização : São José dos Pinhais - PR
Modelo do Carro : MOAB Diesel 20/21
Longitude Diesel 16/17
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
17/5/2018, 11:54
Diante dos relatos coincidentes dos colegas com mesma motorização algo me diz que pode haver algo na calibração/sensibilidade do Cruise Control da versão Flex.
Sinceramente desconheço esses "sintomas" no PA da minha Diesel, vez ou outra vejo uma oscilação de 1~2km/h pra cima/baixo provavelmente causada por vento, (des)nivelamento da pista ou até mesmo pelo sensor do velocímetro, isso é perfeitamente aceitável.
Numa busca rápida encontrei esse tópico: http://www.jeeprenegadeforum.com/forum/353-trailhawk/63802-cruise-control.html , nele há relatos como o de vocês também.
Fiquei curioso para ter impressões de mais colegas foristas e quando puder vou pesquisar melhor pela internet.
Abs,
Eduardo.
Sinceramente desconheço esses "sintomas" no PA da minha Diesel, vez ou outra vejo uma oscilação de 1~2km/h pra cima/baixo provavelmente causada por vento, (des)nivelamento da pista ou até mesmo pelo sensor do velocímetro, isso é perfeitamente aceitável.
Numa busca rápida encontrei esse tópico: http://www.jeeprenegadeforum.com/forum/353-trailhawk/63802-cruise-control.html , nele há relatos como o de vocês também.
Fiquei curioso para ter impressões de mais colegas foristas e quando puder vou pesquisar melhor pela internet.
Abs,
Eduardo.
- eLiEZer PEsSanhA
- Mensagens : 107
Pontos : 144
Reputação : 11
Data de inscrição : 14/10/2017
Idade : 54
Localização : Brasília
Modelo do Carro : Renegade Sport MT, 17/18, cinza antique
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
17/5/2018, 12:38
Pois então, conforme comentaram acima, o PA do RN não pode ser absolutamente aceito como o dos demais carros. Eu nunca tive carro com o PA e não imaginaria ocorrer diferença na velocidade programada, ainda mais tão gritante como acontece no RN.
Valeu pelos esclarecimentos.
Valeu pelos esclarecimentos.
- Lorenzo A
- Mensagens : 183
Pontos : 201
Reputação : 16
Data de inscrição : 17/05/2016
Idade : 64
Localização : Sao Paulo - SP
Modelo do Carro : Renegade 1.8 AT
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
17/5/2018, 22:19
O meu flex AT não segura a velocidade em descida de serra (EX: rodovia dos Imigrantes em SP). Utilizo o cambio para fazer freio motor. Mesmo assim, ainda tenho que utilizar o freio.
Nunca utilizei o outro botão que limita a velocidade máxima (não recordo o nome). Não sei se da para acionar este em declives.
Nunca utilizei o outro botão que limita a velocidade máxima (não recordo o nome). Não sei se da para acionar este em declives.
- neobr
- Mensagens : 86
Pontos : 94
Reputação : 8
Data de inscrição : 29/11/2017
Idade : 41
Localização : São José dos Pinhais - PR
Modelo do Carro : MOAB Diesel 20/21
Longitude Diesel 16/17
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
18/5/2018, 10:09
Olá pessoal,
Peço desculpas pela má qualidade do vídeo e o desrespeito com as leis de trânsito mas hoje pela manhã fiz questão de gravar o vídeo abaixo para compartilhar com os colegas:
Aguardo as considerações e eventualmente algum teste que possa fazer para simular algum cenário específico.
Abs,
Eduardo.
Peço desculpas pela má qualidade do vídeo e o desrespeito com as leis de trânsito mas hoje pela manhã fiz questão de gravar o vídeo abaixo para compartilhar com os colegas:
Aguardo as considerações e eventualmente algum teste que possa fazer para simular algum cenário específico.
Abs,
Eduardo.
- Lorenzo A
- Mensagens : 183
Pontos : 201
Reputação : 16
Data de inscrição : 17/05/2016
Idade : 64
Localização : Sao Paulo - SP
Modelo do Carro : Renegade 1.8 AT
Re: CRUISE CONTROL - Piloto automático
18/5/2018, 12:35
Para mim, não há diferença de funcionamento do PA entre os modelos de Renegades. Os câmbios sim são diferentes. O PA só controla a aceleração. O PA não freia .O vídeo mostra o funcionamento normal do PA e esperasse que funcione assim em todos os modelos, em uma rodovia quase plana.
Para mim ele não funciona em declive constante... Descida de serra.
Aí ganha velocidade e muito.
Imigrantes em SP tem mais de 10 km de declive
Tem esse vídeo da Jeep (Mopar) mostrando o funcionamento no PA no Compass. Ai diz que em rodovias com forte inclinação a diminuição ou aumento de velocidade pode acontecer de forma brusca, sendo preferível desativar o sistema.
https://www.youtube.com/watch?v=GWPAGnldE5o
Para mim ele não funciona em declive constante... Descida de serra.
Aí ganha velocidade e muito.
Imigrantes em SP tem mais de 10 km de declive
Tem esse vídeo da Jeep (Mopar) mostrando o funcionamento no PA no Compass. Ai diz que em rodovias com forte inclinação a diminuição ou aumento de velocidade pode acontecer de forma brusca, sendo preferível desativar o sistema.
https://www.youtube.com/watch?v=GWPAGnldE5o
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos