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Como drenar a água acumulada no filtro separador de combustível?
3/10/2016, 19:04
No manual na página 365 há o seguinte item: "Efetuar também a drenagem de água acumulada no filtro separador de combustível diesel a cada 10.000 quilômetros."
Alguém já purgou a água do diesel acumulado no filtro? A CSS informou que não sabe como realizar este procedimento e diz ser desnecessário e o SAC pediu para retornar posteriormente pois não saberia informar no momento mais detalhes.
Eu sei que diversos outros veículos a diesel dispõe de um filtro separador que permite desprezar a água acumulada que contamina o diesel.
Alguém já purgou a água do diesel acumulado no filtro? A CSS informou que não sabe como realizar este procedimento e diz ser desnecessário e o SAC pediu para retornar posteriormente pois não saberia informar no momento mais detalhes.
Eu sei que diversos outros veículos a diesel dispõe de um filtro separador que permite desprezar a água acumulada que contamina o diesel.
- jeb
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esticajacare escreveu:No manual na página 365 há o seguinte item: "Efetuar também a drenagem de água acumulada no filtro separador de combustível diesel a cada 10.000 quilômetros."
Alguém já purgou a água do diesel acumulado no filtro? A CSS informou que não sabe como realizar este procedimento e diz ser desnecessário e o SAC pediu para retornar posteriormente pois não saberia informar no momento mais detalhes.
Eu sei que diversos outros veículos a diesel dispõe de um filtro separador que permite desprezar a água acumulada que contamina o diesel.
Esticajacare, acho que você tocou em um dos pontos mais importantes em termos de mecânica nesse fórum. Eu também já pesquisei sobre isso anteriormente no Renegade mas não encontrei informação. Tenho colegas em outro fórum que possuem viaturas diesel, inclusive novas, e que fazem esse procedimento. Vou pesquisar mais e qualquer novidade eu posto.
Tem colegas aqui no fórum que também podem ajudar.
J.
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Encontrei nos sites de UK e de Portugal a seguinte informação (lá chamam de filtro de gasóleo o filtro de óleo):
Os filtros de gasóleo originais distribuídos pela Mopar® com elemento filtrante sintético são capazes de separar mais de 95% das partículas de água presentes no gasóleo (conforme à norma internacional em vigor ISO TS 16332), limitando os fenómenos de corrosão dos injetores.
Graças à particular geometria das mais de 2.000 camadas concêntricas com diferente grau de porosidade de fibras sintéticas especiais e às características do polímero que constitui o elemento filtrante, os filtros originais conseguem separar a água do gasóleo desfrutando o efeito de aglutinação. De facto, o comportamento da água no gasóleo é similar ao do óleo na água: as partículas pequenas tendem a unir-se, formando partículas maiores. Quando as partículas de água atingem uma dimensão suficientemente grande, tendem a descer por efeito da gravidade e a água é recolhida num contentor de onde pode ser sangrada.
Fonte: http://jeep.mopar.eu/pt/pt/pecas/pecas-originais/filtros
Ou seja, me parece que existe uma forma de sangrar essa água....
Ainda pesquisando...
J.
Os filtros de gasóleo originais distribuídos pela Mopar® com elemento filtrante sintético são capazes de separar mais de 95% das partículas de água presentes no gasóleo (conforme à norma internacional em vigor ISO TS 16332), limitando os fenómenos de corrosão dos injetores.
Graças à particular geometria das mais de 2.000 camadas concêntricas com diferente grau de porosidade de fibras sintéticas especiais e às características do polímero que constitui o elemento filtrante, os filtros originais conseguem separar a água do gasóleo desfrutando o efeito de aglutinação. De facto, o comportamento da água no gasóleo é similar ao do óleo na água: as partículas pequenas tendem a unir-se, formando partículas maiores. Quando as partículas de água atingem uma dimensão suficientemente grande, tendem a descer por efeito da gravidade e a água é recolhida num contentor de onde pode ser sangrada.
Fonte: http://jeep.mopar.eu/pt/pt/pecas/pecas-originais/filtros
Ou seja, me parece que existe uma forma de sangrar essa água....
Ainda pesquisando...
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jeb escreveu:Encontrei nos sites de UK e de Portugal a seguinte informação (lá chamam de filtro de gasóleo o filtro de óleo):
Os filtros de gasóleo originais distribuídos pela Mopar® com elemento filtrante sintético são capazes de separar mais de 95% das partículas de água presentes no gasóleo (conforme à norma internacional em vigor ISO TS 16332), limitando os fenómenos de corrosão dos injetores.
Graças à particular geometria das mais de 2.000 camadas concêntricas com diferente grau de porosidade de fibras sintéticas especiais e às características do polímero que constitui o elemento filtrante, os filtros originais conseguem separar a água do gasóleo desfrutando o efeito de aglutinação. De facto, o comportamento da água no gasóleo é similar ao do óleo na água: as partículas pequenas tendem a unir-se, formando partículas maiores. Quando as partículas de água atingem uma dimensão suficientemente grande, tendem a descer por efeito da gravidade e a água é recolhida num contentor de onde pode ser sangrada.
Fonte: http://jeep.mopar.eu/pt/pt/pecas/pecas-originais/filtros
Ou seja, me parece que existe uma forma de sangrar essa água....
Ainda pesquisando...
J.
Jeb,
Alguma novidade sobre este assunto? Será que a drenagem é automática?
- jeb
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Andre Lira escreveu:
Jeb,
Alguma novidade sobre este assunto? Será que a drenagem é automática?
Andre, conversei com alguns mecânicos (que não souberam me dizer) e pesquisas na Net.
O que se tem são informações da Mopar http://jeep.mopar.eu/uk/en/parts/original-parts/filters e http://www.ufi.it/en/News-Events/ufi-filters-filtration-systems-for-diesel-of-the-year-2018.html atestando a eficiência na filtragem de partículas sólidas e líquidos.
Por outro lado: "When these water particles become large enough, they fall to the bottom under the effect of gravity. Water can therefore be collected in a tank from which it can later be purged" (http://jeep.mopar.eu/uk/en/parts/original-parts/filters). A questão é que eu não achei esse local de coleta da água.
J.
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Jeb, pelo que vi no filtro ele é completamente blindado, não havendo opção para drenar a água, porém na net mostra um filtro igual, só que utilizado na Ducato e neste modelo tem um parafuso para se fazer o dreno.
- jeb
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Andre Lira escreveu:Jeb, pelo que vi no filtro ele é completamente blindado, não havendo opção para drenar a água, porém na net mostra um filtro igual, só que utilizado na Ducato e neste modelo tem um parafuso para se fazer o dreno.
Exatamente André... a Ducato tem um dreno o do Renegade não.
Ainda pesquisando.....
[]s
J.
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Re: Como drenar a água acumulada no filtro separador de combustível?
13/10/2018, 21:27
Boa noite, em caso de contaminação do oleo diesel por agua, acende uma luz espia no painel indicando essa condição. Para drenar tem que tirar do lugar e drenar a agua pelos dutos de entrada e saida, pessoalmente acho mais recomendável trocar o conjunto do filtro que não é barato (em torno de R$ 350,00 original) mas com bomba e bico não se brinca.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
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Re: Como drenar a água acumulada no filtro separador de combustível?
26/11/2018, 10:35
No meu caso como sempre troco o óleo e filtro do meu Renegade aos 5 mil km e o filtro diesel e de ar aos 10 mil, não me preocupe tanto com a água no filtro, pois com 10 mil que é o recomendado para drenar, eu já troco filtro e limpo o recipiente. E sendo bem sincero, sincero mesmo, ja há bastante tempo eu não uso mais o 5w30. Tenho usado o Lubrax advento 15w40 para motores diesel com DPF e feito a troca a cada 5 mil km. Na oficina para veículos diesel onde levo meu carro, as ducatos e HR euro V que ajeitam lá tb usam esse óleo ou o Delvac Evolution pq o 5w30 baixava muito. e algumas já passaram de 300 mil km. Uso meu carro para trabalho e trabalho pesado mesmo, puxando reboque de 1500 kg e pegando estradas ruins. Quando estava usando o caríssimo shell helix APL importado pela concessionária (algumas usam o Selenia WR ou um inferior e vendem pelo preço do importado) e esperava a troca dos 20 mil, quase sempre tinha que completar o óleo, pois no regime de uso ele baixava bastante por ser muito fino e por estar rodando com reboque aqui no calor de mais de 40 ºC aqui do Piauí. Chegou a pegar mais de 3 litros entre uma troca e outra. Depois que mudei para um mais viscoso ele nunca chegou a baixar mais de meio litro, até porque troca a cada 5 mil com filtro. Tb já troquei óleo de câmbio, líquido do radiador e agora pretendo trocar o do diferencial e da caixa de reenvio, onde vou usar o Lubrax 75w90 GL5, conforme manual., além da correia dentada. O mais impressionante é que minhas pastilhas não gastaram tanto quanto pensei devido ao uso severo que submeto o carro, acho que por eu pisar bem pouco o freio e sempre ir deixando a caixa de marchas frear o carro, como já fazia nos meus carros a gasolina.
- metalpi
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Re: Como drenar a água acumulada no filtro separador de combustível?
26/11/2018, 20:24
GERALDO VERAS escreveu:No meu caso como sempre troco o óleo e filtro do meu Renegade aos 5 mil km e o filtro diesel e de ar aos 10 mil, não me preocupe tanto com a água no filtro, pois com 10 mil que é o recomendado para drenar, eu já troco filtro e limpo o recipiente. E sendo bem sincero, sincero mesmo, ja há bastante tempo eu não uso mais o 5w30. Tenho usado o Lubrax advento 15w40 para motores diesel com DPF e feito a troca a cada 5 mil km. Na oficina para veículos diesel onde levo meu carro, as ducatos e HR euro V que ajeitam lá tb usam esse óleo ou o Delvac Evolution pq o 5w30 baixava muito. e algumas já passaram de 300 mil km. Uso meu carro para trabalho e trabalho pesado mesmo, puxando reboque de 1500 kg e pegando estradas ruins. Quando estava usando o caríssimo shell helix APL importado pela concessionária (algumas usam o Selenia WR ou um inferior e vendem pelo preço do importado) e esperava a troca dos 20 mil, quase sempre tinha que completar o óleo, pois no regime de uso ele baixava bastante por ser muito fino e por estar rodando com reboque aqui no calor de mais de 40 ºC aqui do Piauí. Chegou a pegar mais de 3 litros entre uma troca e outra. Depois que mudei para um mais viscoso ele nunca chegou a baixar mais de meio litro, até porque troca a cada 5 mil com filtro. Tb já troquei óleo de câmbio, líquido do radiador e agora pretendo trocar o do diferencial e da caixa de reenvio, onde vou usar o Lubrax 75w90 GL5, conforme manual., além da correia dentada. O mais impressionante é que minhas pastilhas não gastaram tanto quanto pensei devido ao uso severo que submeto o carro, acho que por eu pisar bem pouco o freio e sempre ir deixando a caixa de marchas frear o carro, como já fazia nos meus carros a gasolina.
Qual é a oficina que você tá fazendo manutenção da sua Renegade, é aqui em Teresina ?
- GERALDO VERAS
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Re: Como drenar a água acumulada no filtro separador de combustível?
26/11/2018, 21:43
metalpi escreveu:GERALDO VERAS escreveu:No meu caso como sempre troco o óleo e filtro do meu Renegade aos 5 mil km e o filtro diesel e de ar aos 10 mil, não me preocupe tanto com a água no filtro, pois com 10 mil que é o recomendado para drenar, eu já troco filtro e limpo o recipiente. E sendo bem sincero, sincero mesmo, ja há bastante tempo eu não uso mais o 5w30. Tenho usado o Lubrax advento 15w40 para motores diesel com DPF e feito a troca a cada 5 mil km. Na oficina para veículos diesel onde levo meu carro, as ducatos e HR euro V que ajeitam lá tb usam esse óleo ou o Delvac Evolution pq o 5w30 baixava muito. e algumas já passaram de 300 mil km. Uso meu carro para trabalho e trabalho pesado mesmo, puxando reboque de 1500 kg e pegando estradas ruins. Quando estava usando o caríssimo shell helix APL importado pela concessionária (algumas usam o Selenia WR ou um inferior e vendem pelo preço do importado) e esperava a troca dos 20 mil, quase sempre tinha que completar o óleo, pois no regime de uso ele baixava bastante por ser muito fino e por estar rodando com reboque aqui no calor de mais de 40 ºC aqui do Piauí. Chegou a pegar mais de 3 litros entre uma troca e outra. Depois que mudei para um mais viscoso ele nunca chegou a baixar mais de meio litro, até porque troca a cada 5 mil com filtro. Tb já troquei óleo de câmbio, líquido do radiador e agora pretendo trocar o do diferencial e da caixa de reenvio, onde vou usar o Lubrax 75w90 GL5, conforme manual., além da correia dentada. O mais impressionante é que minhas pastilhas não gastaram tanto quanto pensei devido ao uso severo que submeto o carro, acho que por eu pisar bem pouco o freio e sempre ir deixando a caixa de marchas frear o carro, como já fazia nos meus carros a gasolina.
Qual é a oficina que você tá fazendo manutenção da sua Renegade, é aqui em Teresina ?
Sim amigo. O câmbio lá mexi no J. Júlio que fica no centro. É um dos melhores da região nordeste em câmbio automático e um dos poucos que mexem no PI. O resto da manutenção faço com o Luciano JL mecânica, que fica no bairro Morada do Sol e mexe com utilitários nacionais e importados. Teve uma vez que levei também na CFH que é autorizada da MWM no Piauí, mas mexem com mecânica diesel em geral.
- Lord Deverro
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Válvula de sangria na tampa do copo
7/8/2023, 23:28
Boa noite, pessoal!
Sou novo por aqui, mas como um bom entusiasta de automobilismo e mecânica, acredito que encontrei a solução para o tópico.
Tem um vídeo no YT em que o mecânico faz a sangria do sistema através de uma válvula localizada na tampa do copo que abriga o filtro de combustível, justamente onde encaixa aquele canudo lateral do filtro.
Alguém aí já fez esse procedimento ou saberia dizer se está recomendado no manual de manutenção do veículo?
Sou novo por aqui, mas como um bom entusiasta de automobilismo e mecânica, acredito que encontrei a solução para o tópico.
Tem um vídeo no YT em que o mecânico faz a sangria do sistema através de uma válvula localizada na tampa do copo que abriga o filtro de combustível, justamente onde encaixa aquele canudo lateral do filtro.
Alguém aí já fez esse procedimento ou saberia dizer se está recomendado no manual de manutenção do veículo?
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