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- MOTTA22
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Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
12/5/2016, 16:10
Saudações.
Minha dúvida é:
me recomendaram acionar o freio de mão antes de colocar a marcha no P.
Isso para o freio de mão "segurar" o carro, poupando a caixa de marcha.
Isso também se aplica no RN automático?
Abçs,
Motta22
Minha dúvida é:
me recomendaram acionar o freio de mão antes de colocar a marcha no P.
Isso para o freio de mão "segurar" o carro, poupando a caixa de marcha.
Isso também se aplica no RN automático?
Abçs,
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- Luiz
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
12/5/2016, 16:55
Eu sempre faço isso.
- B.s.f
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
12/5/2016, 19:28
MOTTA22 escreveu:Saudações.
Minha dúvida é:
me recomendaram acionar o freio de mão antes de colocar a marcha no P.
Isso para o freio de mão "segurar" o carro, poupando a caixa de marcha.
Isso também se aplica no RN automático?
Abçs,
Motta22
O ideal seria....
Parar
Colocar o cambio no Neutro
Acionar o freio de mão
Liberar o pé do freio
Pisar no freio
e
Colocar no Park.
Assim evita que deixe alguma carga na caixa de marcha.... repare que ao colocar no park direto em algum aclive/declive ao soltar o pé do freio a suspensão da aquele ajuste.... e ao tentar tirar do park as vezes da ate pra sentir um tranco.
No inicio fazer esse "ritual" e chato.... mas depois que acostuma você faz ate sem reparar
- DaviMS
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
12/5/2016, 22:12
O meu eu só coloco no P, pois ele aciona automaticamente o freio de mão.
- MOTTA22
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
12/5/2016, 23:53
Obrigado a todos que responderam.
É o meu primeiro carro automático e recebi essas recomendações em tutoriais no youtube. Colocar em N, liberar, colocar em P. Também concordo que evita o peso na caixa de marchas. A dúvida existiu pois o RN tem o freio de estacionamento automatizado.
Grato,
Motta22
É o meu primeiro carro automático e recebi essas recomendações em tutoriais no youtube. Colocar em N, liberar, colocar em P. Também concordo que evita o peso na caixa de marchas. A dúvida existiu pois o RN tem o freio de estacionamento automatizado.
Grato,
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- oesteves
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
13/5/2016, 09:57
O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?
- Regivaldo
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
13/5/2016, 13:59
Eu concordo com o B.s.f. Já acostumei a colocar no "N" e na sequencia acionar o freio de mão, soltar o freio de pé e depois passar para "P", somente nas situações de aclives e declives. Já havia percebido um tranco no re-acionamento do carro quando colocava no "P" nestas situações. Na dúvida, não faço mais.
- hermespires
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
13/5/2016, 18:53
Sim é o que eu faço. Inclusive, depois que passei a fazer isso, nunca mais a chave ficou presa.
Pé no freio, N, freio de mão, câmbio em P, soltar o pé do freio.
Pé no freio, N, freio de mão, câmbio em P, soltar o pé do freio.
- jeb
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
14/5/2016, 09:34
O procedimento correto é N + freio de mão + P. Tenho carro automático há vários anos, e já vi um câmbio aberto de um Ford e as consequências de se colocar em P e depois freio. Em situações planas, o dano é menor. Explico a lógica: quando colocamos primeiro em N (tem que aliviar o pé, antes de passar para P senão dá na mesma) o carro "descansa" sobre os freios primeiro. Aí, colocando em P, então o câmbio descansa sobre o carro.
No caso contrário, se colocarmos primeiro em P, o carro descansa sob o câmbio e depois o freio, forçando o câmbio. Bastam ver que, em situações de aclive/declive, se usar a técnica do P primeiro, o câmbio fica duro para engatar, comprovando justamente esse esforço no câmbio.
Fazendo o procedimento correto, verão que o câmbio sairá suave, mesmo em situações de muito aclive/declive. Lembro que esse procedimento não é só para o Renegade, mas para qualquer carro automático.
Agora não sei dizer se o sistema automático do Renegade faz algo para contornar. Eu desativei esse sistema no meu e faço no modo tradicional, pois como eu sempre digo, se der problemas, o prejuízo é só meu.
Informação: o freio de mão do Renegade não aciona com o carro andando, e nem deveria, pois se trata de um botão que pode ser acionado acidentalmente.
J.
No caso contrário, se colocarmos primeiro em P, o carro descansa sob o câmbio e depois o freio, forçando o câmbio. Bastam ver que, em situações de aclive/declive, se usar a técnica do P primeiro, o câmbio fica duro para engatar, comprovando justamente esse esforço no câmbio.
Fazendo o procedimento correto, verão que o câmbio sairá suave, mesmo em situações de muito aclive/declive. Lembro que esse procedimento não é só para o Renegade, mas para qualquer carro automático.
Agora não sei dizer se o sistema automático do Renegade faz algo para contornar. Eu desativei esse sistema no meu e faço no modo tradicional, pois como eu sempre digo, se der problemas, o prejuízo é só meu.
Informação: o freio de mão do Renegade não aciona com o carro andando, e nem deveria, pois se trata de um botão que pode ser acionado acidentalmente.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
16/5/2016, 15:09
oesteves escreveu:O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?
De forma alguma, inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção.
Acho que a maioria não leu o manual e desconhece essa configuração da central.
- hermespires
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
20/5/2016, 11:43
Bem, eu li o manual e fazia exatamente como ele manda.
A configuração de acionamento automático do freio de mão em P não é por ser a forma ideal de aplicar a carga nas rodas, e sim para evitar "esquecimento", já que não tem mais uma alavanca de freio de mão.
Assim, ao colocar em P, o sistema entende que o carro parou e aciona o freio de mão.
Não poderia acionar o freio de mão automaticamente em N, já que essa opção não indica, necessariamente, uma parada total do veículo.
A configuração de acionamento automático do freio de mão em P não é por ser a forma ideal de aplicar a carga nas rodas, e sim para evitar "esquecimento", já que não tem mais uma alavanca de freio de mão.
Assim, ao colocar em P, o sistema entende que o carro parou e aciona o freio de mão.
Não poderia acionar o freio de mão automaticamente em N, já que essa opção não indica, necessariamente, uma parada total do veículo.
Hunter_bbc escreveu:oesteves escreveu:O meu eu deixo acionar automaticamente o freio após colocar em P. Isso seria prejudicial então ou contra-indicado?
De forma alguma, inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção.
Acho que a maioria não leu o manual e desconhece essa configuração da central.
Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
20/5/2016, 12:29
Coloca o freio de mão no automático e pronto colocando o cambio no P ele já aciona o freio de mão sozinho e pronto.
- oesteves
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
20/5/2016, 15:00
Exatamente o que eu faço. O motivo da minha pergunta é que isso parece ser o oposto do que os colegas disseram.
No automático, ocorre: P -> Freio de mão.
Procedimento dos colegas: N-> Freio de mão-> P
No automático, ocorre: P -> Freio de mão.
Procedimento dos colegas: N-> Freio de mão-> P
- Regivaldo
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
20/5/2016, 16:19
Olá pessoal. Eu faço uso dessa dica (N > acionar Freio de mão > soltar o freio de pé > Desligar a chave do carro > P) somente nas situações de desnível - ACLIVE / DECLIVE. Em situação normal o procedimento é o normal (P > Freio de mão).
- jeb
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 09:11
oesteves escreveu:Exatamente o que eu faço. O motivo da minha pergunta é que isso parece ser o oposto do que os colegas disseram.
No automático, ocorre: P -> Freio de mão.
Procedimento dos colegas: N-> Freio de mão-> P
Osteves.
Pegue uma ladeira bem íngreme e o carro parado em aclive. Utilize primeiro o sistema automático do Renegade (P-> Freio). Desligue o motor... religue . Saia novamente, como sempre faz. Observe se o câmbio está "duro" de engatar. Se não ficar, ótimo....
Agora, na mesma ladeira, utilize o sistema Freio->P, e ao deixar em N, solte o pé do freio (vai sentir uma puxada, que é o freio descansado), depois P (volte o pé no freio). Desligue o motor.... religue. Saia novamente e veja se ficou "duro" de engatar.
Certamente vai tirar suas próprias conclusões.
J.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 09:15
Olá, JEB!
Obrigado pela resposta. Não duvido de vc. É que as informações estão conflitantes. De um lado, o procedimento que vc informou parece ser o mais correto; de outro, o procedimento automático informado no manual. Afinal, como disse nosso colega Hermes: " inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção". Entendeu o porquê da dúvida?
Abraços,
Omar.
Obrigado pela resposta. Não duvido de vc. É que as informações estão conflitantes. De um lado, o procedimento que vc informou parece ser o mais correto; de outro, o procedimento automático informado no manual. Afinal, como disse nosso colega Hermes: " inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção". Entendeu o porquê da dúvida?
Abraços,
Omar.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 09:15
Regivaldo escreveu:Olá pessoal. Eu faço uso dessa dica (N > acionar Freio de mão > soltar o freio de pé > Desligar a chave do carro > P) somente nas situações de desnível - ACLIVE / DECLIVE. Em situação normal o procedimento é o normal (P > Freio de mão).
Regivaldo, só uma ideia. Mesmo em situação plana, se deixar P>Freio de mão, há um perigo. Alguém pode dar um "cotoco" no carro estacionado e uma pequena mexida no carro pode prejudicar o câmbio. Não é na hora, mas ao longo do tempo os problemas aparecem.
J.
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 09:50
Olá Omar, claro, eu mesmo sempre tive essa dúvida.oesteves escreveu:Olá, JEB!
Obrigado pela resposta. Não duvido de vc. É que as informações estão conflitantes. De um lado, o procedimento que vc informou parece ser o mais correto; de outro, o procedimento automático informado no manual. Afinal, como disse nosso colega Hermes: " inclusive se fosse ruim o carro não teria essa opção". Entendeu o porquê da dúvida?
Abraços,
Omar.
Eu tenho carros automáticos há muitos anos e já dirigi e tive de tudo (CVT, automatizado,....) e essa questão para mim é bem clara, o freio descansa primeiro, depois o câmbio. MAS, como o Renegade (assim como vários outros carros) o freio é eletrônico, e tem um funcionamento diferente do elétrico e do mecânico. Não nego que pode até ser que usar o modo P direto ao estacionar não prejudique o câmbio, mas em aclives é nítida a diferença. Eu, particularmente, faço o esquema clássico, pois se o câmbio der problema no futuro quem pagará a conta sou eu....
Eu acho que o sistema automático é muito bom caso a pessoa esqueça de por o freio, ou seja, como medida de segurança.
Uma coisa a lembra é de que, quando o freio é automático eletrônico, a troca das pastilhas só são ajustáveis por software, e não é qualquer um que tem o equipamento.
[]s
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 10:11
Não querendo ser chamo mas sendo um pouco, esse tópico não deveria estar aqui. Quem for o ADM do grupo poderia mudar para Dicas e Curiosidades.
- jeb
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Re: Aciono o Freio de Mão antes do Câmbio no P?
23/5/2016, 12:17
Richard Petrillo escreveu:Não querendo ser chamo mas sendo um pouco, esse tópico não deveria estar aqui. Quem for o ADM do grupo poderia mudar para Dicas e Curiosidades.
Richard, concordo contigo. Mas também não acho que seja dicas e curiosidades propriamente. Frequento outros fóruns de carros, e sempre tem um tópico chamado (algo do tipo) elétrica/eletrônica; alguns tem "condução".
J.
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