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Rafael_CS
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

29/9/2015, 10:55
Pessoal,

estou criando este topico para compartilhar uma analise que fiz antes de comprar meu Longitude Flex. Fiquei em uma tremenda duvida se pegaria o Diesel ou o Flex, porem como minha utilização é 95% urbana, levei isso mais em consideração. Alem disso, no calculo de economia de combustivel, o Diesel demoraria uns 10 anos para pagar a diferença de quase 30k. Então ai vem o ultimo ponto que é muito discutido - A revenda mais lucrativa.

Fiz uma analise sobre isso pegando os modelos de pickups que possuem as duas motorizações e para minha surpresa, a diferença de desvalorização nem de perto justificava o investimento (Baseado no valor de referencia Tabela Fipe).

Então finalmente esta semana, fiz a analise do Proprio Renegade, todos podem conferir estes dados:

Tabela FIPE
Renegade Longitude Flex 0KM - R$ 94100
Renegade Longitude Flex 2016 (Usado) - R$ 84750

Isso dá uma desvalorização percentual de 10%

Renegade Longitude Diesel 0KM - R$ 125700
Renegade Longitude Diesel 2016 (Usado) - R$ 109400

Isso dá uma desvalorização percentual de 13%

Em outras palavras, temos que estudar sempre pois cada caso é um caso, mas existe muita lenda urbana por ai... Se voce de fato precisa de um 4x4 e mais potencia, e pretende ficar um bom tempo com o carro, talvez o Diesel seja sua melhor opção... porem se alem de um excelente carro voce busca algum custo / beneficio, ao que tudo indica pode ir de flex sem medo.

Espero poder ajudar e vou tentar atualizar este comparativa a cada mudança de tabela FIPE.

abs,
Daniel Gadê
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

29/9/2015, 14:25
Excelente dica Rafael. Obrigado.

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30/9/2015, 07:43
Nesta conta o Sport Diesel também está em 10%.
Sport 0km 107.100
2016 96.500
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hermespires
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

30/9/2015, 09:53
O comparativo não deve ser feito apenas com consumo e desvalorização.
Há um fator que considero primordial.
A relação peso x potência.
Um Renegade Diesel com 170 cavalos e caixa de 9 marchas tem desempenho MUITO superior ao das versões flex.
Isso deve ser pesado, também.

Para quem passa muito tempo na cidade, realmente, o motor não fará tanta diferença, já que não há necessidade de retomadas e aceleração. E o consumo acaba influenciando pouco.
Mas para quem pega trilha ou viaja bastante, é altamente recomendável.
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Marcos Gomes
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

30/9/2015, 11:15
hermespires escreveu:O comparativo não deve ser feito apenas com consumo e desvalorização.
Há um fator que considero primordial.
A relação peso x potência.
Um Renegade Diesel com 170 cavalos e caixa de 9 marchas tem desempenho MUITO superior ao das versões flex.
Isso deve ser pesado, também.

Para quem passa muito tempo na cidade, realmente, o motor não fará tanta diferença, já que não há necessidade de retomadas e aceleração. E o consumo acaba influenciando pouco.
Mas para quem pega trilha ou viaja bastante, é altamente recomendável.

Exatamente... Tenho um Longitude Diesel e esta fazendo 16.8 km/L e pego muita estrada claro...
A depreciação de um carro Diesel e flex depois de 3 anos de uso é muito diferente...
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Rafael_CS
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

1/10/2015, 20:08
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
hermespires escreveu:O comparativo não deve ser feito apenas com consumo e desvalorização.
Há um fator que considero primordial.
A relação peso x potência.
Um Renegade Diesel com 170 cavalos e caixa de 9 marchas tem desempenho MUITO superior ao das versões flex.
Isso deve ser pesado, também.

Para quem passa muito tempo na cidade, realmente, o motor não fará tanta diferença, já que não há necessidade de retomadas e aceleração. E o consumo acaba influenciando pouco.
Mas para quem pega trilha ou viaja bastante, é altamente recomendável.

Hermes,
Por isso comentei que cada caso é um caso... quis colocar essa comparação pois muita gente não faz conta e apenas lê informaçoes de fontes diversas na Internet. Se alguem tem realmente a necessidade de mais potencia por N razoes, sem duvida deve avaliar e investir, pois nem tudo que é custo beneficio pode ser quantificado no momento, porem, minha intenção alertar ... tenho alguns amigos que simplesmente acham que o carro diesel se paga só pela economia do combustivel, o que nao é verdade.

abs,
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hermespires
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

2/10/2015, 08:20
Eu só não peguei o diesel por duas razões:
a) Não queria tirar sem o teto;
b) o salto para o diesel era muito alto (diferença de mais de 20 mil).
Podia ter escolhido uma versao sport sem teto com diesel, que custaria 7 mil a mais, mas achei muito básica.
E não rodo tanto assim na estrada.
Mas, quando for trocar este, certamente será pela longitude diesel.
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

10/10/2015, 16:05
A diferença entre o meu flex automático e a versão a diesel era de R$24.000,00. Dá para eu colocar de 10 a 12.000 litros de álcool. Se o consumo na cidade for na faixa de 6 km/l posso rodar de 60.000 a 72.000 km. Para mim isso demora uns 5 ou 6 anos. 
O motor a diesel é mais forte, não resta dúvida, mas para que se o prefeito de SP está reduzindo todas as ruas para 50 km/h?
Então no meu caso não vale a pena.

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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

10/10/2015, 20:10
Pessoal , verdade ..cada caso é um caso , e a comparativa do valor pelo Diesel e Flex se paga em vários anos ..mas no meu caso tive essa oportunidade de pagar mais no inicio e depois no dia a dia fico feliz de pagar menos no posto em preço e pelo baixo consumo, além que o Diesel me da muita segurança na relação peso e potência e também associado ao 4x4 ...em resumo é uma maquina com este motor ...e estou completamente feliz nessa combinação .
Porém aqui em manaus temos oportunidade de sair para Perú ( machu Pichu ) e Venezuela ( ex;Isla de margarita) e agora estou pesquisando ''preocupado'' com a qualidade do Diesel que vendem por lá ....espero que não seja uma restrição futura..a pesar que lá já estão melhorando com o Diesel de baixo enxofre.
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11/10/2015, 19:13
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Não deveria existir esse motor 1.8 para o Renegade e simplesmente, ridículo.. a não ser que vc só ande no plano...
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

13/10/2015, 12:40
Eu não estou me desfazendo das versões a diesel, é que no momento eu não posso dispor desse dinheiro e me dar ao luxo de um carro mais caro. Por enquanto o Sport automático me atende, é para uso predominantemente urbano com algumas idas a praia.
Quando tiver que trocar daqui a uns 5 anos, o Renegade já deverá ter evoluído, provavelmente teremos outro motor flex e talvez outro a diesel.
Se eu tiver quitado meu apartamento e já tiver ajudado meu filho a comprar o dele, é bem provável que eu compre esse a diesel.
Além de ser mais forte é mais bonito e é 4x4. Infelizmente hoje eu não posso e um mais simples me atende.
O que eu posso dizer é parabéns para quem pode comprar, aproveite bastante e fica uma pontinha de inveja de vocês. Uma inveja boa...com boas energias.

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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Fantástica analise!

16/10/2015, 17:29
Rafael_CS escreveu:Pessoal,

estou criando este topico para compartilhar uma analise que fiz antes de comprar meu Longitude Flex. Fiquei em uma tremenda duvida se pegaria o Diesel ou o Flex, porem como minha utilização é 95% urbana, levei isso mais em consideração. Alem disso, no calculo de economia de combustivel, o Diesel demoraria uns 10 anos para pagar a diferença de quase 30k. Então ai vem o ultimo ponto que é muito discutido - A revenda mais lucrativa.

Fiz uma analise sobre isso pegando os modelos de pickups que possuem as duas motorizações e para minha surpresa, a diferença de desvalorização nem de perto justificava o investimento (Baseado no valor de referencia Tabela Fipe).

Então finalmente esta semana, fiz a analise do Proprio Renegade, todos podem conferir estes dados:

Tabela FIPE
Renegade Longitude Flex 0KM - R$ 94100
Renegade Longitude Flex 2016 (Usado) - R$ 84750

Isso dá uma desvalorização percentual de 10%

Renegade Longitude Diesel 0KM - R$ 125700
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Isso dá uma desvalorização percentual de 13%

Em outras palavras, temos que estudar sempre pois cada caso é um caso, mas existe muita lenda urbana por ai... Se voce de fato precisa de um 4x4 e mais potencia, e pretende ficar um bom tempo com o carro, talvez o Diesel seja sua melhor opção... porem se alem de um excelente carro voce busca algum custo / beneficio, ao que tudo indica pode ir de flex sem medo.

Espero poder ajudar e vou tentar atualizar este comparativa a cada mudança de tabela FIPE.

abs,


Simplesmente fantástica a sua analise. Me ajudou muito!
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23/10/2015, 16:02
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Para tudo!
Diesel desvaloriza menos a partir do 2º ano (um motor diesel roda 1 milhão de km, um gasolina com 70.000, está super rodado).
É outro produto totalmente diferente.
E, por fim, os 30 pilas que colocou quando da retirada do carro recuperas na venda.

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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

23/10/2015, 17:05
marcosmorais escreveu:
Rafael_CS escreveu:Pessoal,

estou criando este topico para compartilhar uma analise que fiz antes de comprar meu Longitude Flex. Fiquei em uma tremenda duvida se pegaria o Diesel ou o Flex, porem como minha utilização é 95% urbana, levei isso mais em consideração. Alem disso, no calculo de economia de combustivel, o Diesel demoraria uns 10 anos para pagar a diferença de quase 30k. Então ai vem o ultimo ponto que é muito discutido - A revenda mais lucrativa.

Fiz uma analise sobre isso pegando os modelos de pickups que possuem as duas motorizações e para minha surpresa, a diferença de desvalorização nem de perto justificava o investimento (Baseado no valor de referencia Tabela Fipe).

Então finalmente esta semana, fiz a analise do Proprio Renegade, todos podem conferir estes dados:

Tabela FIPE
Renegade Longitude Flex 0KM - R$ 94100
Renegade Longitude Flex 2016 (Usado) - R$ 84750

Isso dá uma desvalorização percentual de 10%

Renegade Longitude Diesel 0KM - R$ 125700
Renegade Longitude Diesel 2016 (Usado) - R$ 109400

Isso dá uma desvalorização percentual de 13%

Em outras palavras, temos que estudar sempre pois cada caso é um caso, mas existe muita lenda urbana por ai... Se voce de fato precisa de um 4x4 e mais potencia, e pretende ficar um bom tempo com o carro, talvez o Diesel seja sua melhor opção... porem se alem de um excelente carro voce busca algum custo / beneficio, ao que tudo indica pode ir de flex sem medo.

Espero poder ajudar e vou tentar atualizar este comparativa a cada mudança de tabela FIPE.

abs,


Simplesmente fantástica a sua analise. Me ajudou muito!

Bom, o fato de desvalorizar mais no 2o ano e de o motor a diesel rodar muito mais, aliado ao fato ESPECIFICO da qualidade de motor usado no Renegade, penso ao meu modo de ver que, a desvalorização da versão Diesel será menor no Renegade que em muitos outros veículos Flex/Diesel, principalmente se o usuário pretender demorar mais tempo com o carro.

Porém, devido ao valor, algumas pessoas - onde eu me incluo - não podendo pagar o valor da versão diesel acabará optando pela versão flex.
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23/10/2015, 17:18
Caro Marcos, analisando sob esta ótica concordo contigo.
O que jamais podemos aceitar é a conta de que fulano demoraria 30 anos para pagar a diferença.
Ora bolas, são carros totalmente diferentes, só a casca é a mesma.
Motor, Câmbio, Suspensões, enfim, outro carro, e óbvio, que o valor investido será revertido no futuro, ou seja a diferença se recupera. Assim, não há que se falar em tempo para pagar a diferença. Enquanto produto você gasta um tanto mais na largada, economiza pacas combustível (meu carro faz 12 km/l fácil na cidade e 16 km/l na estrada, sem contar que é mais barato que a gasolina e quase o preço do alcool), e no final esta diferença de R$ 30.000,00 você retira. Muito bem, sem juros tampouco correção, mas no frigir dos ovos não são 15, 20 ou 30 anos que demorarão para se ter vantagem, a vantagem com certeza ocorrerá quando vender o carro, entendeu a matemática?
E por fim, quanto a produto, entendo que a Jeep criou o renegade com vários pacotes para flutuar em diversos patamares, assim, os flex, entendo que estão no mercado para brigar com Ecosport, Tracker, HRV, por ai vai, já o Diesel um patamar acima (Tiguan) e o TH com q3 e por ai vai.

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23/10/2015, 17:26
alefonseca escreveu:Caro Marcos, analisando sob esta ótica concordo contigo.
O que jamais podemos aceitar é a conta de que fulano demoraria 30 anos para pagar a diferença.
Ora bolas, são carros totalmente diferentes, só a casca é a mesma.
Motor, Câmbio, Suspensões, enfim, outro carro, e óbvio, que o valor investido será revertido no futuro, ou seja a diferença se recupera. Assim, não há que se falar em tempo para pagar a diferença. Enquanto produto você gasta um tanto mais na largada, economiza pacas combustível (meu carro faz 12 km/l fácil na cidade e 16 km/l na estrada, sem contar que é mais barato que a gasolina e quase o preço do alcool), e no final esta diferença de R$ 30.000,00 você retira. Muito bem, sem juros tampouco correção, mas no frigir dos ovos não são 15, 20 ou 30 anos que demorarão para se ter vantagem, a vantagem com certeza ocorrerá quando vender o carro, entendeu a matemática?
E por fim, quanto a produto, entendo que a Jeep criou o renegade com vários pacotes para flutuar em diversos patamares, assim, os flex, entendo que estão no mercado para brigar com Ecosport, Tracker, HRV, por ai vai, já o Diesel um patamar acima (Tiguan) e o TH com q3 e por ai vai.

Concordo!

Só não concordo ou entendo porque a Jeep liberou esse motor flex para o carro.
Na boa, deveria ser algo MAIS FORTE, sem aumento de valor.
Quem sabe um 1.4 ou 1.6 turbo...sei lá, não sou engenheiro.
Mas que tivesse força! Ainda assim, só me resta pegar a versão 1.8 flex.

Não sei se vou conseguir esperar a versão 2.0 flex. Muito menos sei como vai ficar o preço da versão 2.0.
Mas estou bem desejoso desse carro. Tem 12 anos que planejo a aquisição de um Jeep. É minha melhor chance agora...rsrs
Abraço!
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23/10/2015, 17:54
Marcos,

O carro é muito bom, mas temo que pelo que posta, esteja com expectativa maior do que deveria em relação ao carro e é aí onde as pessoas se decepcionam com o carro.
É um Jeep ? Sim, mas não pense que vai sair por trilhas difíceis, alagamentos gigantes ou travessia de rios... Como já dito aqui, NÃO É UM LAND ROVER!
É um Jeep ? Sim, tem todo o conforto (eu tinha um Cruze) e você vai ver que não deixará a desejar neste item, mas não é um Bentley !
É um Jeep ? Sim, carro moderno, que anda bem, mas não é um carro esportivo com respostas rápidas, torque que te gruda no banco. Não é uma BMW !
Portanto, tenha expectativa de um carro que faz tudo e vai te atender em tudo mais ou menos bem. Alguns itens melhores e outros piores, mas é um SUV. Já definiram o Renegade como um PATO...Voa, Anda e Nada, mas não faz nada bem.
Pegue o carro com esta expectativa, porque senão, você vai ser um dos descontentes que temos aqui no Forum, que felizmente são em bem menor numero que os Satisfeitos e felizes rodando com o JEEP !
Abraço, e vai logo pegar seu Renegade !!!
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

23/10/2015, 18:01
MARCUS FURTADO DE ANDRADE escreveu:Marcos,

O carro é muito bom, mas temo que pelo que posta, esteja com expectativa maior do que deveria em relação ao carro e é aí onde as pessoas se decepcionam com o carro.

É um Jeep ? Sim, mas não pense que vai sair por trilhas difíceis, alagamentos gigantes ou travessia de rios... Como já dito aqui, NÃO É UM LAND ROVER!

É um Jeep ? Sim, tem todo o conforto (eu tinha um Cruze) e você vai ver que não deixará a desejar neste item, mas não é um Bentley !

É um Jeep ? Sim, carro moderno, que anda bem, mas não é um carro esportivo com respostas rápidas, torque que te gruda no banco. Não é uma BMW !

Portanto, tenha expectativa de um carro que faz tudo e vai te atender em tudo mais ou menos bem. Alguns itens melhores e outros piores, mas é um SUV. Já definiram o Renegade como um PATO...Voa, Anda e Nada, mas não faz nada bem.
Pegue o carro com esta expectativa, porque senão, você vai ser um dos descontentes que temos aqui no Forum, que felizmente são em bem menor numero que os Satisfeitos e felizes rodando com o JEEP !

Abraço, e vai logo pegar seu Renegade !!!

Valeu MARCUS FURTADO!
Estou me condicionando a entender isso!
Minha programação é para em Janeiro/2016 iniciar os procedimentos de venda do meu atual veiculo e compra do Jeep Renegade 1.8 Flex!

Aproposito, qual o modelo/foto do seu Jeep ?
Abraço.
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

23/10/2015, 19:09
Olha, Acho o seguinte, Não colocaram motor turbo pois aumentaria simplesmente de 4 a 6 mil reais o preço final do carro (Turbina, intercooler, sensores maps, e para ser um turbo flex decente, injeção direta), e mais geralmente esses motores são torcudos (como os diesel, teho golf 1.4 TSi e jetta TSi e Up TSi e sei o que estou falando) teria que ver se o câmbio que no caso dos flex é aisin (Japonês excelente, equipa MiniCooper) aguenta o pau, acredito que sim (Os Mini JCW tem 211 cv e usam esse câmbio de 6 marchas).
Temos que imaginar também que veículos com esta configuração possuem mais peças, e, portanto, tem mais coisinhas que podem dar pau!, por isso que excluindo os diesel que de regra são turbo, os petrol em sua grande maioria são aspirados. (digo jipe jipe, tipo pajero, pajerinho, suzuki enfim todos 4x4 offroad)
No mais irão lançar agora de fato um intermediário que é o 2.0 flex, deste modo terão uma gama enorme de produtos, só existe um porém:
Carro com tração tem que ser utilitário esportivo de verdade (off-road), pois senão maior enganação, a diferença de condução não não se nota tampouco se justifica, só que o consumo é uma aberração, coisa do tipo se faz 7 na configuração 4X2, faz 4, quiçá 4,5 sendo 4X4 mesmo sob demanda.
Falo por experiência, tive uma captiva, comprei no lançamento All Wheel Drive (4X4) V6, enquanto a 4x2 fazia 4,5 a minha fazia 2,5 (sim isso mesmo que escrevi!).
Um amigo tem uma CRV e mesma coisa, a 4x2 faz 6,5 a 4x4 faz 4,5.

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Alexandre Fonseca
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Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade Empty Re: Custo Beneficio do Motor Diesel? Mito ou Verdade

24/10/2015, 15:05
Fala galera,

Sou novo aqui e ainda não comprei o meu Renegade, entrei justamente para aprender mais.

Hoje fiz o test-drive nas duas versões, flex e diesel, nessa ordem.

O que achei é que a versão flex realmente deixa a desejar... me lembrou o Peugeot 206 1.0 que eu tive há anos atrás. Não anda direito, não responde quando pisa, demora para desenvolver...

E olha que eu não sou exigente, não corro nem nada, tanto que meu carro atual é um C3 1.6, que para mim tem um desempenho ótimo. Ou seja, se o flex ficasse perto do desempenho do meu carro atual, pra mim já estava ótimo.

Já a versão diesel é espetacular ! Silencionsa, responde rápido, dá segurança nas retomadas... Gostei demais do carro.

O problema é o preço e a fila de espera... Sou de BH e a versão que quero (Longitude com teto) fica em uns 125 mil e com fila de espera de até 4 MESES por conta do teto....

Estou bem inclinado a comprar o carro, mas talvez vou esperar alguns meses para a demanda baixar e consequentemente, o preço e a fila de espera.

Mas realmente eliminei a versao flex da minha lista de opções... sem ofensa a quem tem essa versão, mas na minha opinião não compensa, ainda que custe 30 mil reais a menos. Pra mim seria frustrante trocar para um carro que vai custar 2 vezes mais que o meu atual, mas que anda menos !

No mais, vou acompanhando os tópicos aqui para aprender mais sobre o carro.

Abraços
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