- Spike
Pontos : 84
Reputação : 20
JEEP Renegade enfrentando alagamentos
Ter Set 20, 2016 3:18 pm
Olá amigos do JEEP Renegade Clube!
Tenho um Renegade Sport Automático e certa vez me deparei com um alagamento na Barra da Tijuca com cerca de 40cm de lâmina d'água. Enfrentei receoso o alagamento e me saí bem, vendo que diversos carros haviam parado no meio do caminho. Após chegar em casa comecei ler sobre o assunto (incluindo sites internacionais) e verifiquei que o limite que os Renegade suportam seria de 48cm de lâmina d'água (todos os modelos) a 8km/h. Ao acessar o compartimento do motor do meu Renegade efetuei a medição que vai da da boca da tomada de ar até o solo e confirmei a medida (dá um pouco mais de 48cm mas entendo que o excesso seja uma margem de segurança da montadora).
Veja a foto abaixo. Ela mostra nitidamente onde fica a boca da estensão da caixa do filtro de ar - há alguns poucos centímetros acima da longarina direita do automóvel).
Estou buscando uma forma eficaz de elevar esta tomada de ar por alguns centímetros adicionais (de 10 a 15cm), o que já seria um grande ganho, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Assim que conseguir compartilharei com o grupo, incluindo as fotografias de como fazer sem alterar a estrutura do automóvel e assim perder a garantia.
Tenho um Renegade Sport Automático e certa vez me deparei com um alagamento na Barra da Tijuca com cerca de 40cm de lâmina d'água. Enfrentei receoso o alagamento e me saí bem, vendo que diversos carros haviam parado no meio do caminho. Após chegar em casa comecei ler sobre o assunto (incluindo sites internacionais) e verifiquei que o limite que os Renegade suportam seria de 48cm de lâmina d'água (todos os modelos) a 8km/h. Ao acessar o compartimento do motor do meu Renegade efetuei a medição que vai da da boca da tomada de ar até o solo e confirmei a medida (dá um pouco mais de 48cm mas entendo que o excesso seja uma margem de segurança da montadora).
Veja a foto abaixo. Ela mostra nitidamente onde fica a boca da estensão da caixa do filtro de ar - há alguns poucos centímetros acima da longarina direita do automóvel).
Estou buscando uma forma eficaz de elevar esta tomada de ar por alguns centímetros adicionais (de 10 a 15cm), o que já seria um grande ganho, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Assim que conseguir compartilharei com o grupo, incluindo as fotografias de como fazer sem alterar a estrutura do automóvel e assim perder a garantia.
- Spike
Re: JEEP Renegade enfrentando alagamentos
Ter Set 20, 2016 3:24 pm
Apenas para complementar o post, segue o diagrama explodido do sistema de tomada de ar do Jeep Renegade com a estensão da caixa do filtro de ar realçada.
- Renato007
Pontos : 94
Reputação : 0
Modelo do Carro : Renegade Sport Diesel
Ter Set 20, 2016 9:43 pm
Legal o seu post. Espero que tenhamos mais ideias com o intuito de melhorar o nosso renegade
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Qua Set 21, 2016 8:21 am
Marcus Ponce escreveu:Olá amigos do JEEP Renegade Clube!
Excelente foto, muito esclarecedora. No facebook (Grupo RN 4x4), há algum tempo, um cara conseguiu fazer uma adaptação perfeita da entrada de ar da Pajero Full. Posto aqui a foto que está também aqui: Adaptação Full
A ideia dele era comercializar esse kit. Inclusive, ele era plug-and-play, pois é de desencaixe fácil para voltar ao original.
J.
- Spike
Qua Set 21, 2016 5:38 pm
Cara!!! Valeu mesmo!!! Ficou muito legal. Essa acredito ser a melhor solução dentre todas as que já vi. Vou fazem pra mim. Muitíssimo obrigado!
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Qua Set 21, 2016 6:07 pm
Marcus Ponce escreveu:Cara!!! Valeu mesmo!!! Ficou muito legal. Essa acredito ser a melhor solução dentre todas as que já vi. Vou fazem pra mim. Muitíssimo obrigado!
Assim que finalizar, poste aqui para nós as fotos!
J.
- Spike
Sex Out 07, 2016 4:03 pm
Eis como ficou. Todas as peças tiveram que ser feitas manualmente. Deu um trabalho grande, mas no final ficou discreto e agora meu Renegade pode enfrentar alagamentos até a altura de seus faróis.
- Spike
Sex Out 07, 2016 4:10 pm
Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.
- Silrocha
Pontos : 172
Reputação : 39
Modelo do Carro : Longitude 2.0 Diesel
+ Kit Safety (TPMS + 7 airbags)
+ Kit Luxury (Aro 18" + Couro)
+ Farol Xenon
+ Ganchos do TH
+ Painel TFT 7"
Sex Out 07, 2016 5:09 pm
Marcus muito show!! Tem que dar mais detalhes deste projeto!! Sou do RJ - Bangu!!
Sex Out 07, 2016 8:20 pm
Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.
Excelente Marcus!!!
Nos passe mais detalhes. A peça laranja da vista explodida foi mantida? Ou você trocou ela? Usou canos de PVC de 50mm?
Abraços cordiais,
Rocino.
- Spike
Sex Out 07, 2016 10:55 pm
RMON escreveu:Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.
Excelente Marcus!!!
Nos passe mais detalhes. A peça laranja da vista explodida foi mantida? Ou você trocou ela? Usou canos de PVC de 50mm?
Abraços cordiais,
Rocino.
Olá Rocino,
A peça laranja teve de ser removida para conectar uma outra peça feita à mão. Essa remoção foi um pouco complexa pois houve a necessidade de desmontar a capa plástica protetora da caixa de roda do lado direito do carro. Além disso foi necessário uma chave de boca e muita paciência pois a peça laranja é presa por um parafuso à lataria do carro - e esse parafuso é de difícil acesso.
A conexão entre essa peça laranja da vista explodida e a caixa do filtro de ar é um simples encaixe - e tem que ser mudada por uma conexão à base de braçadeira a fim de que tudo fique à prova d'água.
Você tem razão - usei canos de PVC 50mm (quatro joelhos de 90 graus unidos por uma mangueira de 50mm e 12 cm de comprimento). No entanto, tive de realizar uma série de cortes neles para perder o aspecto grosseiro de cano de PVC e depois pintei eles interna e externamente com tinta preto fosco (spray).
Infelizmente como tudo foi feito à mão, não tirei fotos das desmontagens feitas no carro nem do processo de manufatura das peças. Foram duas semanas de tentativa, modelagem, lixa daqui e lixa dali até que as coisas ficassem perfeitamente como eu queria. Eu vou tentar fazer um desenho explicativo para postar aqui e ajudar aos amigos que desejem fazer a mesma coisa. Minha intenção é ajudar a todos. Farei o melhor que puder. Posto o desenho em breve.
Sáb Out 08, 2016 9:30 am
Marcus Ponce escreveu:RMON escreveu:Marcus Ponce escreveu:Observações: O diâmetro de captação de ar foi mantido como de fábrica (50mm) e o local da captação recebe ar frio regularmente pois fica antes do motor e na mesma linha da longarina do carro. Tudo muito calculado. O dreno existente no interior da caixa do filtro de ar teve de ser fechado, caso contrário entraria água na caixa do filtro de ar antes mesmo da água atingir a altura limite. O rendimento do meu Renegade está exatamente o mesmo, sem prejuízo nenhum. Ao lavar o motor não há risco de ingresso de água no "snorkell" interno uma vez que o mesmo é 100% vedado com silicone desde a sua conexão com a caixa do filtro de ar. Fácil de instalar e desinstalar. O maior desafio foi desenhar (idealizar) as peças e fazer as conexões - mas valeu à pena.
Excelente Marcus!!!
Abraços cordiais,
Rocino.
Olá Rocino,
A peça laranja teve de ser removida para conectar uma outra peça feita à mão. Essa remoção foi um pouco complexa pois houve a necessidade de desmontar a capa plástica protetora da caixa de roda do lado direito do carro. Além disso foi necessário uma chave de boca e muita paciência pois a peça laranja é presa por um parafuso à lataria do carro - e esse parafuso é de difícil acesso.
A conexão entre essa peça laranja da vista explodida e a caixa do filtro de ar é um simples encaixe - e tem que ser mudada por uma conexão à base de braçadeira a fim de que tudo fique à prova d'água.
Você tem razão - usei canos de PVC 50mm (quatro joelhos de 90 graus unidos por uma mangueira de 50mm e 12 cm de comprimento). No entanto, tive de realizar uma série de cortes neles para perder o aspecto grosseiro de cano de PVC e depois pintei eles interna e externamente com tinta preto fosco (spray).
Infelizmente como tudo foi feito à mão, não tirei fotos das desmontagens feitas no carro nem do processo de manufatura das peças. Foram duas semanas de tentativa, modelagem, lixa daqui e lixa dali até que as coisas ficassem perfeitamente como eu queria. Eu vou tentar fazer um desenho explicativo para postar aqui e ajudar aos amigos que desejem fazer a mesma coisa. Minha intenção é ajudar a todos. Farei o melhor que puder. Posto o desenho em breve.
Então a mangueira fica por dentro dos tubos de PVC? Não entendi onde entra a mangueira. Outra dúvida a peça laranja é só de encaixe, mas como você fixou a nova com abraçadeiras? Ela encaixou por cima(por fora) ou por dentro do bocal?
Agradeço bastante a ajuda!
Abraços cordiais,
Rocino Marinho.
- Spike
Sáb Out 08, 2016 9:54 pm
Pessoal, segue um desenho explicativo que tentei fazer pra vocês para ilustrar a montagem desse "snorkell interno". Gostaria de esclarecer que todo este processo foi feito artesanalmente, usando muito da criatividade e improviso - assim, não existe um certo ou errado nesta montagem. Estou certo de que alguém partindo da minha idéia vai criar algo bem melhor. Boa sorte!!!
Dom Out 09, 2016 12:03 pm
Marcus Ponce escreveu:Pessoal, segue um desenho explicativo que tentei fazer pra vocês para ilustrar a montagem desse "snorkell interno". Gostaria de esclarecer que todo este processo foi feito artesanalmente, usando muito da criatividade e improviso - assim, não existe um certo ou errado nesta montagem. Estou certo de que alguém partindo da minha idéia vai criar algo bem melhor. Boa sorte!!!
Marcus ficou show e os desenhos ilustrativos quase tão bom quanto o próprio snorkel. No caso do seu a conexão e o snorkel do filtro de ar foi feita como? Você nos deu várias opções,gostaria de saber qual utilizou?
- Spike
Dom Out 09, 2016 7:55 pm
A conexão que eu fiz foi de madeira impregnada com stain. Ela fica totalmente à prova dágua e é mais fácil de manusear. Na hora de encaixar na caixa do filtro de ar usei silicone e uma graçadeira para dar firmeza. Ficou 10! Gostaria de poder ajudar mais aos amigos a superar essa pequena limitação do Renegade. Abraços a todos!!!! Espero ter ajudado de alguma forma - nem que seja pra mostrar que é possível essa modificação.
Dom Out 09, 2016 8:00 pm
Boa noite,Marcus Ponce escreveu:A conexão que eu fiz foi de madeira impregnada com stain. Ela fica totalmente à prova dágua e é mais fácil de manusear. Na hora de encaixar na caixa do filtro de ar usei silicone e uma graçadeira para dar firmeza. Ficou 10! Gostaria de poder ajudar mais aos amigos a superar essa pequena limitação do Renegade. Abraços a todos!!!! Espero ter ajudado de alguma forma - nem que seja pra mostrar que é possível essa modificação.
Fez como essa peça de madeira?
- Spike
Seg Out 10, 2016 8:10 am
Como disse, manualmente. Serra elétrica tico-tico e furadeira com serra-copo. Muita lixa até o encaixe ficar perfeito na caixa do filtro de ar. Depois de pronta impermeabilizei com stain impregnante (você encontra em qq loja de tinta). Tudo foi feito artesanalmente.
- Alisson Matos
Pontos : 14
Reputação : 0
Modelo do Carro : Renegade Trailhawk
Ter Out 11, 2016 3:37 pm
Marcus,
poderia me mandar as fotos e o desenho explicativo por e-mail? aqui as fotos não carregaram.
Grato
poderia me mandar as fotos e o desenho explicativo por e-mail? aqui as fotos não carregaram.
Grato
- Spike
Ter Out 11, 2016 4:14 pm
Alisson Matos escreveu:Marcus,
Grato
Olá Alisson.
Posso enviar sim. Poderia me informar seu e-mail?
Forte abraço,
Marcus
Ter Out 11, 2016 10:51 pm
Marcus Ponce escreveu:Alisson Matos escreveu:Marcus,
Grato
Olá Alisson.
Posso enviar sim. Poderia me informar seu e-mail?
Forte abraço,
Marcus
O Marcus é um cara bastante atencioso. Basta ver a qualidade dos desenhos...
Parabéns amigo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos