- Renato007
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Renegade Diesel na Trilha
15/9/2016, 23:47
Prezados, abri esse tópico porque não vi nenhum título que se enquadre na minha dúvida.
Fui testar meu sport diesel em uma estrada de chão com alguns trechos com cascalho, buracos e subidas ingremes, resumindo em uma trilha leve.
Fiquei na dúvida se colocava no sand ou deixava no auto. No começo coloquei no sand e percebi que o conta giros subia um pouco a rotação. Deduzi que deveria ser pelo 4x4 lock.
Logo depois coloquei no auto e ele se comportou como se estivesse na estrada. Em nenhum momento apareceu no painel 4x4 lock e nem selecionou o sand. No manual do proprietário diz que no auto ele joga a tração na traseira quando o carro necessitar mas será que informa algo no painel ou até mesmo no seletor de terreno?
Fui testar meu sport diesel em uma estrada de chão com alguns trechos com cascalho, buracos e subidas ingremes, resumindo em uma trilha leve.
Fiquei na dúvida se colocava no sand ou deixava no auto. No começo coloquei no sand e percebi que o conta giros subia um pouco a rotação. Deduzi que deveria ser pelo 4x4 lock.
Logo depois coloquei no auto e ele se comportou como se estivesse na estrada. Em nenhum momento apareceu no painel 4x4 lock e nem selecionou o sand. No manual do proprietário diz que no auto ele joga a tração na traseira quando o carro necessitar mas será que informa algo no painel ou até mesmo no seletor de terreno?
- Franco Rithele
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Re: Renegade Diesel na Trilha
16/9/2016, 12:16
no auto ele não informa nada, você consegue usar o auto com o 4lock e 4lock low ele decidindo como vai ficar, nos outros modos existe uma predefinição por exemplo de proporção de tração na frente ou atrás... além de outras características como desligar controles...
é sempre legal ler o manual e/ou ver uns videos na internet que explica isso...
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- Renato007
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Re: Renegade Diesel na Trilha
16/9/2016, 12:30
Você já fez trilhas com seu renegade? O que acha melhor? Deixar no auto ou selecionar manualmente? Há algum ganho em selecionar manualmente?
- drw
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Re: Renegade Diesel na Trilha
7/10/2018, 12:49
Ola a todos, vou deixar minha modesta contribuição, fiz varios passeios 4x4 com meu Jeep e posso dizer que nenhum sistema automatico pode substituir a experiencia do motorista.
Em competições temos varios exemplos de recursos tecnologicos que melhoram o desempenho e a segurança dos pilotos como controle de tração, suspensão inteligente, pneus especias, etc. Tudo isso os fabricantes trazem ou tentam trazer para o nosso dia a dia incorporando nos veiculos de rua essas melhorias. Apesar de tudo isso a grande maioria utiliza o veiculo no modo normal ou seja, urbano ou estrada pavimentada. Nessa situação os avanços em segurança e auxilio a condução para o motorista comum é fundamental pois mesmo no uso normal podem ocorrer situações anormais como buracos, animais na pista, alagamentos, entre outros que a tecnologia embarcada pode fazer a diferença entre apenas levar um susto ou um tragico acidente.
Posso dizer que nos passeios que fiz onde a presença do 4X4 era imprecindivel que a escolha do tipo de uso atraves do seletor de terreno, reduzida e a utilização da alavanca de cambio na posição manual fazem toda a diferença entre vencer obstaculos ou não.
O carro muda bastante de comportamento dependendo do tipo de terreno, das escolhas feitas pelo condutor nos ajustes do veiculo e da condução propriamente dita.
Nos modos de neve, areia, lama ou pedra alguns recursos de segurança e auxilio à condução são desabilitados e outros são ativados para poder deixar por conta do motorista escolher qual melhor forma de ultrapassar determinada dificuldade do terreno.
Se voce esta num local de areia fofa baixou a pressão dos pneus e tem que encarar uma duna de 20M de altura vai precisar embalar a viatura para ultrapassar esse obstaculo e não tem como fazer isso com o seletor de terreno em modo automatico porque nesses momentos o controle de tração ou estabilidade ou a troca automatica de marcha alem não ajudar vão atrapalhar e ai entra a experiencia do motorista em ajustar corretamente o seletor de terreno para areia/sand ou apenas 4X4 e cambio na posição manual, avaliar qual a velocidade necessaria para realizar a manobra, criar coragem e encarar o desafio.
Portanto cabe ao motorista avaliar o que fazer e executar a condução de forma adequada para ir vencendo os obstaculos do caminho e isso é uma arte que que se aprende errando e acertando e por mais que voce possa assistir videos ou ler o manual só vai poder sentir na pratica e isso é muito gratificante. Até agora rodei 14.000km e só alegria com meu jeep. A cada passeio aprendo alguma coisa que que vai para o caderninho. A solidariedade na trilha, pra mim, é o principal.
A trilha vicia, portanto cuidado.
Em competições temos varios exemplos de recursos tecnologicos que melhoram o desempenho e a segurança dos pilotos como controle de tração, suspensão inteligente, pneus especias, etc. Tudo isso os fabricantes trazem ou tentam trazer para o nosso dia a dia incorporando nos veiculos de rua essas melhorias. Apesar de tudo isso a grande maioria utiliza o veiculo no modo normal ou seja, urbano ou estrada pavimentada. Nessa situação os avanços em segurança e auxilio a condução para o motorista comum é fundamental pois mesmo no uso normal podem ocorrer situações anormais como buracos, animais na pista, alagamentos, entre outros que a tecnologia embarcada pode fazer a diferença entre apenas levar um susto ou um tragico acidente.
Posso dizer que nos passeios que fiz onde a presença do 4X4 era imprecindivel que a escolha do tipo de uso atraves do seletor de terreno, reduzida e a utilização da alavanca de cambio na posição manual fazem toda a diferença entre vencer obstaculos ou não.
O carro muda bastante de comportamento dependendo do tipo de terreno, das escolhas feitas pelo condutor nos ajustes do veiculo e da condução propriamente dita.
Nos modos de neve, areia, lama ou pedra alguns recursos de segurança e auxilio à condução são desabilitados e outros são ativados para poder deixar por conta do motorista escolher qual melhor forma de ultrapassar determinada dificuldade do terreno.
Se voce esta num local de areia fofa baixou a pressão dos pneus e tem que encarar uma duna de 20M de altura vai precisar embalar a viatura para ultrapassar esse obstaculo e não tem como fazer isso com o seletor de terreno em modo automatico porque nesses momentos o controle de tração ou estabilidade ou a troca automatica de marcha alem não ajudar vão atrapalhar e ai entra a experiencia do motorista em ajustar corretamente o seletor de terreno para areia/sand ou apenas 4X4 e cambio na posição manual, avaliar qual a velocidade necessaria para realizar a manobra, criar coragem e encarar o desafio.
Portanto cabe ao motorista avaliar o que fazer e executar a condução de forma adequada para ir vencendo os obstaculos do caminho e isso é uma arte que que se aprende errando e acertando e por mais que voce possa assistir videos ou ler o manual só vai poder sentir na pratica e isso é muito gratificante. Até agora rodei 14.000km e só alegria com meu jeep. A cada passeio aprendo alguma coisa que que vai para o caderninho. A solidariedade na trilha, pra mim, é o principal.
A trilha vicia, portanto cuidado.
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