- GERALDO VERAS
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PRESSÃO DE INJEÇÃO COMMON RAIL
4/2/2016, 23:10
Tenho uma duvida acerca da mecânica do renegade. Na imprensa nacional ele sempre é visto como portador de um dos motores diesel mais modernos do mercado dentre os veículos nacionais (senão o mais). Por outro lado, como um apreciador dos motores a combustão, especialmente diesel, sempre pesquiso a respeito em fóruns nacionais e estrangeiros, sendo que estava acompanhando uma discussão sobre algumas pickups diesel atuais, e alguns foristas comentaram que os motores diesel mais modernos estão com sistema common rail com pressão de injeção de 2000 bar ou mais. Vi a ficha técnica da S 10, por exemplo, e realmente a injeção alcança 2000 bar (a versão 2012 - 2014 já chegava a 1800bar) Já a ficha técnica do renegade diz que a pressão máxima é de 1600 bar, ou seja, valores abaixo de outros utilitários nacionais. Assim, sei que essa característica não define exclusivamente o projeto de um motor, mas me vem algumas dúvidas:
1) O motor do renegade tem projeto mais antigo que o das atuais pickups médias nacionais?
2) A FCA reduziu a pressão de injeção deliberadamente no intuito de não explorar o potencial máximo do motor e assim poder revisar seu desempenho futuramente?
1) O motor do renegade tem projeto mais antigo que o das atuais pickups médias nacionais?
2) A FCA reduziu a pressão de injeção deliberadamente no intuito de não explorar o potencial máximo do motor e assim poder revisar seu desempenho futuramente?
- Marco.V
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Re: PRESSÃO DE INJEÇÃO COMMON RAIL
5/2/2016, 00:09
veja que inventou esse sistema de injeçao common rail foi a Fiat na decada de 90. Em 1999 a Fiat desenvolve o primeiro sistema Multijet, o primeiro carro a usar esse sistema foi um Alfa Romeo 156 1.9 M-JET 16V em 2002. o sistema Multijet è uma evoluçao do tradicional sistema common rail. hoje estamos em motores multijet de terceira geraçao. A particolaridade do sistema multijet II è que ele efetua 8 micro injecçoes a cada ciclo (uma a cada 100 microsegundos) contra as 2 ou uma de um common rail tradicional (o primeiro multijet efectuava 5 micro injecçoes) . Esta evolução permite uma combustão mais lenta e controlada do diesel com pressões limitada a 1600 bar, comparado a um common rail tradicional com pressao de 2000 bar. Os vantagens do multijet sao melhor desempenho, principalmente em baixos giros, redução das emissões de ruído e poluentes.
no caso do motor Diesel do renegade, estamos falando talvez do motor turbodiesel mais moderno e evoluido tecnologicamente ao mundo.
no especifico da pressao, o 3.0 V6 Multijet II Jeep Grand Cherokee de 250cv chega em 2000 BAR
no especifico da Chevrolet (General motors), muitos motores diesel sao sob licenças de tecnologia Fiat, por isso que a GM tem um centro power train em Torino na italia. Mas tambem algum diesel Ford, Peugeot, Suzuki etc na realidade sao motores fiat.
no caso do motor Diesel do renegade, estamos falando talvez do motor turbodiesel mais moderno e evoluido tecnologicamente ao mundo.
no especifico da pressao, o 3.0 V6 Multijet II Jeep Grand Cherokee de 250cv chega em 2000 BAR
no especifico da Chevrolet (General motors), muitos motores diesel sao sob licenças de tecnologia Fiat, por isso que a GM tem um centro power train em Torino na italia. Mas tambem algum diesel Ford, Peugeot, Suzuki etc na realidade sao motores fiat.
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Re: PRESSÃO DE INJEÇÃO COMMON RAIL
5/2/2016, 09:14
Top seu comentário Marco. Lembro que realmente vi em um lugar sobre essas 8 microinjeções.
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