- rhessel
- Mensagens : 69
Pontos : 95
Reputação : 18
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Indaiatuba/SP
Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
12/1/2016, 16:35
Tenho visto bastante confusão quanto ao uso dos dispositivos de iluminação do Renegade, então, resolvi juntar um material para colaborar com o conteúdo do fórum. Espero que gostem e que ajude a melhorar o entendimento de todos!
Definições do CTB:
Luz alta – facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz baixa – facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de neblina – luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de posição (lanterna ou pingo) – luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Quando usar:
A luz alta somente deve ser utilizada em vias sem iluminação, quando não houver veículo à frente ou em sentido contrário. A luz alta é aquela que é acionada por meio da alavanca do lado esquerdo, puxando ou empurrando, dependendo do modelo do veículo. O seu acionamento é indicado por meio de uma indicação luminosa azul no painel de instrumentos.
A luz baixa deve ser utilizada sempre que não houver iluminação natural solar. Do pôr-do-sol ao amanhecer a luz baixa é obrigatória. O uso da luz baixa é extremamente recomendável, mesmo durante o dia, em estacionamentos cobertos, em regiões com muito trafego de pedestres e na estrada.
A luz de neblina pode ser utilizada em condições de baixa visibilidade, como na presença de neblina, chuva e poeira. Esta luz possui um alcance muito limitado à frente do veículo, porém bastante amplo nas suas laterais. A sua utilização não substitui o uso da luz baixa em nenhuma condição. Sendo assim, do pôr-do-sol ao amanhecer, a luz de neblina, caso ligada, deve estar sempre acompanhada da luz baixa.
A luz de posição não é a luz baixa, como o nome indica, é somente para indicar a posição do veículo. A luz baixa sempre pode substituir as luzes de posição. O CTB diz, por exemplo, “o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração”. O seu uso é recomendado durante a noite, no entanto, ao manobrar - fazer baliza -, parar o carro para embarque ou desembarque ou em caso de parada de emergência no acostamento, sempre procurando evitar o ofuscamento dos outros motoristas.
A DRL, ou Daylight Running Light (luz de rodagem diurna), é uma iluminação para uso diurno presente somente na dianteira do veículo e não substitui nenhuma das outras luzes. O propósito da DRL é antecipar e melhorar a visualização do veículo por pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas durante o dia. O CTB não faz qualquer referência a este tipo de iluminação, portanto, o seu uso ainda não é obrigatório no Brasil. A sua utilização já é obrigatória em diversos países da Europa e engatinham projetos para tornar obrigatório o seu uso no Brasil. O seu uso é aplicável em todas as situações não cobertas pelas outras luzes obrigatórias.
Fontes:
CTB, Artigo 40, capítulo III
http://www.flatout.com.br/como-usar-corretamente-as-luzes-e-farois-do-seu-carro/
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-08-1394_en.htm
Definições do CTB:
Luz alta – facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.
Luz baixa – facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
Luz de neblina – luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.
Luz de posição (lanterna ou pingo) – luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
Quando usar:
A luz alta somente deve ser utilizada em vias sem iluminação, quando não houver veículo à frente ou em sentido contrário. A luz alta é aquela que é acionada por meio da alavanca do lado esquerdo, puxando ou empurrando, dependendo do modelo do veículo. O seu acionamento é indicado por meio de uma indicação luminosa azul no painel de instrumentos.
A luz baixa deve ser utilizada sempre que não houver iluminação natural solar. Do pôr-do-sol ao amanhecer a luz baixa é obrigatória. O uso da luz baixa é extremamente recomendável, mesmo durante o dia, em estacionamentos cobertos, em regiões com muito trafego de pedestres e na estrada.
A luz de neblina pode ser utilizada em condições de baixa visibilidade, como na presença de neblina, chuva e poeira. Esta luz possui um alcance muito limitado à frente do veículo, porém bastante amplo nas suas laterais. A sua utilização não substitui o uso da luz baixa em nenhuma condição. Sendo assim, do pôr-do-sol ao amanhecer, a luz de neblina, caso ligada, deve estar sempre acompanhada da luz baixa.
A luz de posição não é a luz baixa, como o nome indica, é somente para indicar a posição do veículo. A luz baixa sempre pode substituir as luzes de posição. O CTB diz, por exemplo, “o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração”. O seu uso é recomendado durante a noite, no entanto, ao manobrar - fazer baliza -, parar o carro para embarque ou desembarque ou em caso de parada de emergência no acostamento, sempre procurando evitar o ofuscamento dos outros motoristas.
A DRL, ou Daylight Running Light (luz de rodagem diurna), é uma iluminação para uso diurno presente somente na dianteira do veículo e não substitui nenhuma das outras luzes. O propósito da DRL é antecipar e melhorar a visualização do veículo por pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas durante o dia. O CTB não faz qualquer referência a este tipo de iluminação, portanto, o seu uso ainda não é obrigatório no Brasil. A sua utilização já é obrigatória em diversos países da Europa e engatinham projetos para tornar obrigatório o seu uso no Brasil. O seu uso é aplicável em todas as situações não cobertas pelas outras luzes obrigatórias.
Fontes:
CTB, Artigo 40, capítulo III
http://www.flatout.com.br/como-usar-corretamente-as-luzes-e-farois-do-seu-carro/
http://europa.eu/rapid/press-release_IP-08-1394_en.htm
_________________
"Hay que intentar ser el mejor, pero nunca creerse el mejor" Juan Manuel Fangio
- Hunter_bbc
- Mensagens : 156
Pontos : 187
Reputação : 23
Data de inscrição : 03/01/2016
Idade : 41
Localização : Brasília
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
12/1/2016, 18:26
Show!
Vai ajudar muita gente que achava que a DRL era luz de posição.
Vai ajudar muita gente que achava que a DRL era luz de posição.
- rhessel
- Mensagens : 69
Pontos : 95
Reputação : 18
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Indaiatuba/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
12/1/2016, 21:46
Valeu! A ideia é esta, ajudar quem tem dúvida.
_________________
"Hay que intentar ser el mejor, pero nunca creerse el mejor" Juan Manuel Fangio
- Wooky
- Mensagens : 67
Pontos : 98
Reputação : 15
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 52
Localização : Atibaia/SP
Modelo do Carro : Sport AT Flex Branco
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
15/1/2016, 23:35
Muito boa a iniciativa. Porém, da leitura do manual, creio haver alguma coisa errada no texto, no que tange o Renegade. Se as DRL não são a mesma coisa que as luzes de posição, onde acendemos as luzes de posição no Renegade?
Pelo que entendi do manual (pg. 47) são uma coisa só, embora possam ser diferentes em outros carros.
Caso eu tenha me enganado (e aí no caso o manual estaria errado), fica a dúvida anterior, onde fica o interruptor das luzes de posição no Renegade?
E supondo que o manual esteja certo, e que DRL e posição no Renegade sejam uma coisa só, alguém sabe se também acendem na traseira, e onde?
Pelo que entendi do manual (pg. 47) são uma coisa só, embora possam ser diferentes em outros carros.
Caso eu tenha me enganado (e aí no caso o manual estaria errado), fica a dúvida anterior, onde fica o interruptor das luzes de posição no Renegade?
E supondo que o manual esteja certo, e que DRL e posição no Renegade sejam uma coisa só, alguém sabe se também acendem na traseira, e onde?
- Dirceu
- Mensagens : 7
Pontos : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 51
Localização : Camaragibe - PE
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 07:46
Wooky,a DRL do Renegade, faz a mesma função, tanto de luz de dia quanto de luzes de posição, porem a maneira de acionar é que é difrente. Na pag. 47 do manual, ele chama de "LUZES DE ESTACIONAMENTO (mesma coisa de luzes de posicao)", e o acionamento dela, é feito com o comutador de luzes na posição deslidado e apos desligar o veículo com a chave na posição stop ou após retirarmos a chave da ignição, colocarmos momentaneamente o comutador de luzes para a posição esquerda , as DRL se acende, desta vez com a função de luz de posição, além das luzes da placa e das lanternas traseiras.
- rhessel
- Mensagens : 69
Pontos : 95
Reputação : 18
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Indaiatuba/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 10:32
O manual está bem confuso, talvez quando se refere a "luzes de posição/luzes diurnas" tenha o objetivo de dizer que a DRL é um luz de posição diurna, o que faz sentido. Para serem luzes de posição, no sentido em que o CTB se refere, as luzes traseiras e da placa devem se acender também, portanto a DRL, quando ligada somente na frente, não equivale as luzes de posição para a legislação Brasileira.
E com o Dirceu explicou, a luzes de posição do Renegade só funcionam com o carro desligado, girando o comutador no sentido anti-horário.
Como eu havia dito no primeiro post, as luzes baixas podem substituir as luzes de posição em qualquer situação.
E com o Dirceu explicou, a luzes de posição do Renegade só funcionam com o carro desligado, girando o comutador no sentido anti-horário.
Como eu havia dito no primeiro post, as luzes baixas podem substituir as luzes de posição em qualquer situação.
_________________
"Hay que intentar ser el mejor, pero nunca creerse el mejor" Juan Manuel Fangio
- Wooky
- Mensagens : 67
Pontos : 98
Reputação : 15
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 52
Localização : Atibaia/SP
Modelo do Carro : Sport AT Flex Branco
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 12:12
Agradeço o esclarecimento, realmente o manual está bem confuso. No fundo não tem nada equivalente que possa ser usado em situações que o motorista não julga ser necessário usar a luz baixa mas quer sinalizar melhor a posição do veículo (como o colega citou do CTB, em condições de chuva ou neblina). Aí o jeito é usar a luz baixa mesmo.
- rhessel
- Mensagens : 69
Pontos : 95
Reputação : 18
Data de inscrição : 07/08/2015
Localização : Indaiatuba/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 13:02
Wooky? É de Wookie, Chewbacca, Star Wars?
Bom, mas é isso mesmo. No Renegade o jeito é usar a luz baixa quando em outros carros se usaria a luz de posição...
Bom, mas é isso mesmo. No Renegade o jeito é usar a luz baixa quando em outros carros se usaria a luz de posição...
_________________
"Hay que intentar ser el mejor, pero nunca creerse el mejor" Juan Manuel Fangio
- Jose Ramos
- Mensagens : 12
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2015
Idade : 58
Localização : São Paulo/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 13:16
Aproveitando o gancho desse tópico, alguém poderia me esclarecer o que vem a ser "luzes cornering"? No painel do carro tem essa opção e mais a opção de luzes diurna (entendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra). Aqui no meu carro, tanto ON como OFF, nada acontece.
- Jose Ramos
- Mensagens : 12
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2015
Idade : 58
Localização : São Paulo/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 13:21
Desculpem, mais outra dúvida ao tema luzes: Tem alguma forma de desativar o acendimento do farol quando desativamos as portas? Não gosto desse recurso, pela manhã quando aperto o controle remoto, o Renegade faz um barulho do alarme, pisca as setas (até aí tudo bem) e liga o farol, o que me incomoda. Tem como desativar o acendimento do farol quando do destravamento das portas? Obrigado.
- Dirceu
- Mensagens : 7
Pontos : 11
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/09/2015
Idade : 51
Localização : Camaragibe - PE
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
16/1/2016, 22:54
Jose Ramos, para o farol não acender ao destravar as portas pelo telecomando, você deve colocar pra off, a opção "luz de cortesia ", quanto a luz de cornering, é a função que acende a luz de neblina para o lado direito ou esquerdo, quando se gira o volante para algum dos lados e o farol baixo está ligado. No meu, deixo desligado, tanto a função "cornering como a luz de cortesia. Abraços.
- Wooky
- Mensagens : 67
Pontos : 98
Reputação : 15
Data de inscrição : 02/12/2015
Idade : 52
Localização : Atibaia/SP
Modelo do Carro : Sport AT Flex Branco
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
17/1/2016, 10:44
rhessel escreveu:Wooky? É de Wookie, Chewbacca, Star Wars?
Bom, mas é isso mesmo. No Renegade o jeito é usar a luz baixa quando em outros carros se usaria a luz de posição...
hahaha, bom, é e não é. Sempre gostei de Star Wars desde moleque, tendo visto todos os originais desde o primeiro. Mas o Chewbacca na verdade é um Wookiee, com dois ee (http://starwars.wikia.com/wiki/Wookiee). Uso este nick na Internet pelo menos desde 1990, e realmente não me lembro se foi inspirado na raça do personagem, é possível que sim. Mas foi um nome que me veio à cabeça no momento. Para os curiosos, meu nome verdadeiro é Jeferson.
- ConvidadoConvidado
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
17/1/2016, 11:26
É uma pena o RN ser diferente de todos os outros carros, que conseguem usar lanterna traseira e DLR ligados juntos. Ou melhor ainda. Usar a luz de neblina junto com o DLR.
- Jose Ramos
- Mensagens : 12
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 19/12/2015
Idade : 58
Localização : São Paulo/SP
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
17/1/2016, 11:30
Dirceu, agora sim eu entendi! Obrigado pelos esclarecimentos.Dirceu escreveu:Jose Ramos, para o farol não acender ao destravar as portas pelo telecomando, você deve colocar pra off, a opção "luz de cortesia ", quanto a luz de cornering, é a função que acende a luz de neblina para o lado direito ou esquerdo, quando se gira o volante para algum dos lados e o farol baixo está ligado. No meu, deixo desligado, tanto a função "cornering como a luz de cortesia. Abraços.
- B.s.f
- Mensagens : 41
Pontos : 55
Reputação : 4
Data de inscrição : 15/10/2015
Idade : 31
Localização : Brasilia
Modelo do Carro : Renegade Sport MT Flex Prata
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
17/1/2016, 14:27
Jose Ramos escreveu:Aproveitando o gancho desse tópico, alguém poderia me esclarecer o que vem a ser "luzes cornering"? No painel do carro tem essa opção e mais a opção de luzes diurna (entendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra). Aqui no meu carro, tanto ON como OFF, nada acontece.
Jose Ramos, as luzes cornering é a função que ao girar o volante para fazer uma curva ou ao acionar a seta (sem ser no modo conforto) o farol de neblina para o lado que se esta virando acende para iluminar melhor o traçado da curva ou "corner = esquina". E uma função para ajudar a visualização de obstáculos ao fazer curvas de noite, portanto só funciona se os faróis baixos estiverem ligados & os de neblina desligados, pois se já estiverem ligados já esta ajudando a iluminar =)
- B.s.f
- Mensagens : 41
Pontos : 55
Reputação : 4
Data de inscrição : 15/10/2015
Idade : 31
Localização : Brasilia
Modelo do Carro : Renegade Sport MT Flex Prata
Re: Luzes - quando, como e onde utilizar cada uma delas
17/1/2016, 14:34
Case escreveu:É uma pena o RN ser diferente de todos os outros carros, que conseguem usar lanterna traseira e DLR ligados juntos. Ou melhor ainda. Usar a luz de neblina junto com o DLR.
No meu Renegade ate a ultima revisao eu conseguia utilizar apenas as luzes de posição e os farois de neblina. Os primeiros lotes do Rn sairam com um software diferente.
A jeep lançou uma atualização de software que impossiblitou isso, e infelizmente atualizaram o software sem minha autorização. Nessa atualização diminuíram o volume do beep ao acionar o alarme ( o que achei bom, pq era bem incomodo antes, quase igual ao etios) mas como nem tudo são flores... cagaram com esse lance do farol e outras pequenas diferenças.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos