- Sairon Bastos
Pontos : 4
Reputação : 0
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8M Preta
Afinal, quando utilizar o controle de tração?!?!?
18/10/2016, 14:16
Olá, tenho procurado informações sobre o controle de tração e encontro as discussões sobre o desempenho da Renegade ou sobre como funciona, para que serve.
Minha duvida é: QUANDO LIGAR E QUANDO DESLIGAR! nem o vendedor conseguiu esclarecer de fato minha questão.
Tenho certeza que em uma viagem (BR), traz segurança para o veículo mas em que situações aconselha-se a desligar?
Grato.
Minha duvida é: QUANDO LIGAR E QUANDO DESLIGAR! nem o vendedor conseguiu esclarecer de fato minha questão.
Tenho certeza que em uma viagem (BR), traz segurança para o veículo mas em que situações aconselha-se a desligar?
Grato.
- ernanilm
Pontos : 235
Reputação : 26
Re: Afinal, quando utilizar o controle de tração?!?!?
18/10/2016, 15:55
Sairon Bastos escreveu:Olá, tenho procurado informações sobre o controle de tração e encontro as discussões sobre o desempenho da Renegade ou sobre como funciona, para que serve.
Grato.
Amigo, eu não aconselho desligar nunca(talvez em trechos de terra/lama, mas no meu nao desligo), ele é um controle passivo, ou seja, ele entra em ação próximo de um avento de instabilidade ajudando a trazer o carro de volta ao controle, mas nao abuse pois ele nao faz milagres.
- Daniel Gadê
Pontos : 478
Reputação : 64
Modelo do Carro : Jeep Compass Longitude Flex
19/10/2016, 11:38
- Sairon Bastos
Pontos : 4
Reputação : 0
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8M Preta
19/10/2016, 11:43
Daniel Gadê escreveu:Você está falando do controle de tração ou de estabilidade? O controle de estabilidade pode ser desativado utilizando um botão próximo ao câmbio já o controle de tração eu não sei como desabilita.
Estou falando do botão ao lado do freio de estacionamento!
- Franco Rithele
Pontos : 166
Reputação : 18
Modelo do Carro : Renegade Sport Diesel - Vermelho
19/10/2016, 18:05
Sairon Bastos escreveu:Daniel Gadê escreveu:Você está falando do controle de tração ou de estabilidade? O controle de estabilidade pode ser desativado utilizando um botão próximo ao câmbio já o controle de tração eu não sei como desabilita.
Estou falando do botão ao lado do freio de estacionamento!
Apertando o botão 1x desliga controle de tração
Segurando o botão por 5s desliga o controle de estabilidade (Nos 4x4, os flex não tem essa opção)
Quando desligar?
Na boa, sem ser no isso off-road ? Nunca
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
19/10/2016, 19:14
O controle de tração ajuda na segurança na condução do veículo, portanto não deve ser desligado.
Porém, existem algumas situações no off-road em que o TRC deve ser desligado. Por exemplo em barro muito denso, em que o carro deve dar tração máxima e embalo para passar
J.
Porém, existem algumas situações no off-road em que o TRC deve ser desligado. Por exemplo em barro muito denso, em que o carro deve dar tração máxima e embalo para passar
J.
- hermespires
Pontos : 708
Reputação : 87
Modelo do Carro : Limited Flex Branco Teto Panorâmico 2018
20/10/2016, 11:28
Pra mim, controle de tração sempre ativo. Meu humilde 4x2 não pega offroad. Não consigo imaginar uma situação onde um cidadão "comum", "civil", precise desligar o TC.
- jeb
Controle de tração pode atrapalhar em trilhas
20/10/2016, 17:24
Caso particular em que o controle de tração atrapalha em trilhas.
J.
J.
- Lauro
Pontos : 187
Reputação : 28
31/1/2017, 10:12
Quando desliga o controle de tração o controle de estabilidade também é desligado?
- jeb
31/1/2017, 13:04
Lauro escreveu:Quando desliga o controle de tração o controle de estabilidade também é desligado?
Aqui tem um video esclarecedor sobre o assunto, mas funciona assim. Se apertar o botão uma vez, desabilita o controle de estabilidade (vide painel no ESC desligado e icone no painel).
Se apertar e segurar por 5 segundos, desabilita o controle de tração.
Para religar todos é só ligar o botão.
No fórum tem uma discussão mais detalhada sobre o assunto http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1152-controle-de-estabilidade.
J.
- Lauro
Pontos : 187
Reputação : 28
5/2/2017, 11:47
jeb escreveu:Lauro escreveu:Quando desliga o controle de tração o controle de estabilidade também é desligado?
Aqui tem um video esclarecedor sobre o assunto, mas funciona assim. Se apertar o botão uma vez, desabilita o controle de estabilidade (vide painel no ESC desligado e icone no painel).
Se apertar e segurar por 5 segundos, desabilita o controle de tração.
Para religar todos é só ligar o botão.
No fórum tem uma discussão mais detalhada sobre o assunto http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1152-controle-de-estabilidade.
J.
Jeb, no outro tópico chegou à conclusão que este procedimento de desligar o ESP, não se aplica aos flex. Eu mesmo testei no meu sport flex 17 e não funcionou. Só desliga o controle de tração apertando uma vez. Agora uma dúvida: para subir uma ladeira íngreme em que há possibilidade do carro patinar, o ideal é que o controle de tração seja desligado?
- jeb
5/2/2017, 17:15
Lauro escreveu:
Jeb, no outro tópico chegou à conclusão que este procedimento de desligar o ESP, não se aplica aos flex. Eu mesmo testei no meu sport flex 17 e não funcionou. Só desliga o controle de tração apertando uma vez. Agora uma dúvida: para subir uma ladeira íngreme em que há possibilidade do carro patinar, o ideal é que o controle de tração seja desligado?
Lauro, da versão flex realmente não sei dizer, mas há a possibilidade de ser alguma coisa relacionada às versões 2017 e não às 2016. Talvez os colegas que tenham a versão flex 2016 possam nos dizer sobre isso.
É ao contrário. O controle de tração é justamente para controlar a tração, minimizando a perda de aderência. Há três semanas atrás subi a Serra da Tormenta (em Carmo do Rio Claro), com chuva, liso. Se não fosse o controle de tração talvez não subiria, pois é muito íngreme.
Em suma, sempre o controle de tração ligado. Porém, nas versões 4x4 é mais eficiente o controle de tração pois é nas 4 rodas.
Só em algumas situações de off-road que deve ser desligado.
Aqui tem um teste mostrando isso, não com o Renegade, mas a ideia é a mesma, lembrando que todos abaixo são 4wd:
Sem controle de tração a land não subiria.
J.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos