- crtreib
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Limpador do Parabrisa com defeito
16/12/2019, 22:11
Pessoal,
Se estiver infringindo alguma regra, me corrijam, mas resolvi postar aqui a minha solução para um problema que em sido comum a muitos usuários. Resolvi não postar no tópico existente (https://www.jeeprenegadeclube.com/t1745-limpador-do-parabrisa-endoidou) pois vou descrever aqui como um pequeno tutorial. Caso necessário, administradores, movam para o local correto.
Como relatado no tópico acima, em alguns carros o limpador dianteiro "endoida": ele, às vezes, não para mais na função intermitente longa ou curta e fica acionado direto, em baixa velocidade (mesmo colocando na velocidade máxima, não funciona). Ao se desligar, ele pode parar no meio do vidro, gerando riscos de acidentes.
Segundo relatos, a JEEP soluciona isso trocando todo o motor do limpador, a um custo de mais de R$1.200,00!!!
Então, vou demonstrar como corrigir isso com poucas ferramentas, em cerca de 1 hora e praticamente sem custos, ok?
A causa do problema acima não é o motor do limpador em si e apenas um sensor mecânico que está acoplado a ele, que fica sujo de graxa e outros materiais e passa funcionar mal. A simples limpeza, no meu caso, resolveu!
Para resolver é necessário acesso ao motor do limpador, o que envolve retirar as palhetas/limpadores e a grade.
Então, vamos por partes! Materiais necessários:
- Um pouco de fita crepe (para marcar a posicao dos limpadores no vidro, facilitando a recolocação. dois pedacos de cerca de 15 cm já bastam!).
- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 10mm;
- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 15mm
- Um conjunto de chave torx (aquela "estrelada"). Só será necessário uma, mas não tenho o tamanho dela.
- Um pouco de graxa de boa qualidade (pouco mesmo, apenas para "reforçar", já que abriremos a peça mesmo. Usei uma graxa de "cavidade" que eu tinha); e
- Desengripante (tipo WD40).
Passos (fotos nos anexos):
1. Marque a base com a fita crepe onde o limpador tem sua posição de descanso (foto_1) para ser referência na montagem depois;
2. Com o capô levantado, use a chave de fenda para retirar as coberturas plásticas dos parafuso que fixam as hastes (foto_2). Em seguida, com a chave 15, remova a porca de cada haste. Aplique um pouco de lubrificante WD40 nos encaixes para facilitar a retirada das hastes e aguardes uns minutos para agir. As hastes, com cuidado, mexendo um pouco, saem por baixo, como o capô aberto mesmo.
3. Com ajuda da chave de fenda, levante e tire os 3 pinos que prendem a base da grade e retire-os. Em cada lateral da grade, existe uma espuma preta de vedação, também presa por dois pinos: um na própria grade, verticalmente, próximo à larga tira de borracha que divide o cofre do motor (este pino não precisa ser necessariamente removido) e outro maior na horizontal (remova este, foto_3 [em detalhe]). Com cuidado, remova a grade, desencaixando ela da parte de baixo do vidro.
4. Então terá acesso ao motor do limpador. Retire com a chave 10mm os 3 parafusos que o prendem (foto_4). Depois, com cuidado, remova o conector de energia (foto_5). NÃO MEXA na posição dos braços do motor, para facilitar depois.
5. Agora que o serviço começa pra valer! Em uma superfície firme, retire com cuidados os parafusos torx (foto_6) e a tampa plástica.
6. Voilá! Veja que os anéis metálicos, por onde corre o disco do sensor amarelo (e os pinos desse disco) devem estar impregnados de sujeira e graxa. É isso que causa o problema rsrsrsrs... problema que custa 1.200,00!!!. Com um pano macio ou papel e o desengripante (ou um "limpa-contatos", se tiver), retire com cuidado a sujeira das pontas dos pinos e limpes bem as trilhas do disco (foto_7 e foto_8 ). Obs.: tirei as fotos depois que já tinha limpado parcialmente, mas estava bem sujo... rsrsrs.
7. Após a limpeza, coloque um pouco da graxa na "rosca se fim" e no centro do disco amarelo que irá encaixar no centro da tampa preta (não muito, apenas uma leve camada como na foto_9).
8. Agora é só refazer o processo ao contrário: monte a tampa com os parafuso torx (cuidado para não apertar demais e danificar), reconecte o cabo de energia ao motor e parafuse ele ao carro (aqui, com o motor aparafusado e conectado, você pode testar o funcionamento, ainda sem os braços dos limpadores. Estando tudo ok, continue): Monte a grade, encaixando com cuidado junto ao parabrisa e colocando os pinos plásticos (essa é a parte mais chatinha), recoloque os prazos dos limpadores, ajustando para que fiquem na posicao demarcada pela fita no vidro e aperte as hastes, mexendo para encaixar bem e cuidando para nao danificar a rosca! Coloque as tampinhas de cobertura dos parafusos da haste e seja feliz!
Se estiver infringindo alguma regra, me corrijam, mas resolvi postar aqui a minha solução para um problema que em sido comum a muitos usuários. Resolvi não postar no tópico existente (https://www.jeeprenegadeclube.com/t1745-limpador-do-parabrisa-endoidou) pois vou descrever aqui como um pequeno tutorial. Caso necessário, administradores, movam para o local correto.
Como relatado no tópico acima, em alguns carros o limpador dianteiro "endoida": ele, às vezes, não para mais na função intermitente longa ou curta e fica acionado direto, em baixa velocidade (mesmo colocando na velocidade máxima, não funciona). Ao se desligar, ele pode parar no meio do vidro, gerando riscos de acidentes.
Segundo relatos, a JEEP soluciona isso trocando todo o motor do limpador, a um custo de mais de R$1.200,00!!!
Então, vou demonstrar como corrigir isso com poucas ferramentas, em cerca de 1 hora e praticamente sem custos, ok?
A causa do problema acima não é o motor do limpador em si e apenas um sensor mecânico que está acoplado a ele, que fica sujo de graxa e outros materiais e passa funcionar mal. A simples limpeza, no meu caso, resolveu!
Para resolver é necessário acesso ao motor do limpador, o que envolve retirar as palhetas/limpadores e a grade.
Então, vamos por partes! Materiais necessários:
- Um pouco de fita crepe (para marcar a posicao dos limpadores no vidro, facilitando a recolocação. dois pedacos de cerca de 15 cm já bastam!).
- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 10mm;
- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 15mm
- Um conjunto de chave torx (aquela "estrelada"). Só será necessário uma, mas não tenho o tamanho dela.
- Um pouco de graxa de boa qualidade (pouco mesmo, apenas para "reforçar", já que abriremos a peça mesmo. Usei uma graxa de "cavidade" que eu tinha); e
- Desengripante (tipo WD40).
Passos (fotos nos anexos):
1. Marque a base com a fita crepe onde o limpador tem sua posição de descanso (foto_1) para ser referência na montagem depois;
2. Com o capô levantado, use a chave de fenda para retirar as coberturas plásticas dos parafuso que fixam as hastes (foto_2). Em seguida, com a chave 15, remova a porca de cada haste. Aplique um pouco de lubrificante WD40 nos encaixes para facilitar a retirada das hastes e aguardes uns minutos para agir. As hastes, com cuidado, mexendo um pouco, saem por baixo, como o capô aberto mesmo.
3. Com ajuda da chave de fenda, levante e tire os 3 pinos que prendem a base da grade e retire-os. Em cada lateral da grade, existe uma espuma preta de vedação, também presa por dois pinos: um na própria grade, verticalmente, próximo à larga tira de borracha que divide o cofre do motor (este pino não precisa ser necessariamente removido) e outro maior na horizontal (remova este, foto_3 [em detalhe]). Com cuidado, remova a grade, desencaixando ela da parte de baixo do vidro.
4. Então terá acesso ao motor do limpador. Retire com a chave 10mm os 3 parafusos que o prendem (foto_4). Depois, com cuidado, remova o conector de energia (foto_5). NÃO MEXA na posição dos braços do motor, para facilitar depois.
5. Agora que o serviço começa pra valer! Em uma superfície firme, retire com cuidados os parafusos torx (foto_6) e a tampa plástica.
6. Voilá! Veja que os anéis metálicos, por onde corre o disco do sensor amarelo (e os pinos desse disco) devem estar impregnados de sujeira e graxa. É isso que causa o problema rsrsrsrs... problema que custa 1.200,00!!!. Com um pano macio ou papel e o desengripante (ou um "limpa-contatos", se tiver), retire com cuidado a sujeira das pontas dos pinos e limpes bem as trilhas do disco (foto_7 e foto_8 ). Obs.: tirei as fotos depois que já tinha limpado parcialmente, mas estava bem sujo... rsrsrs.
7. Após a limpeza, coloque um pouco da graxa na "rosca se fim" e no centro do disco amarelo que irá encaixar no centro da tampa preta (não muito, apenas uma leve camada como na foto_9).
8. Agora é só refazer o processo ao contrário: monte a tampa com os parafuso torx (cuidado para não apertar demais e danificar), reconecte o cabo de energia ao motor e parafuse ele ao carro (aqui, com o motor aparafusado e conectado, você pode testar o funcionamento, ainda sem os braços dos limpadores. Estando tudo ok, continue): Monte a grade, encaixando com cuidado junto ao parabrisa e colocando os pinos plásticos (essa é a parte mais chatinha), recoloque os prazos dos limpadores, ajustando para que fiquem na posicao demarcada pela fita no vidro e aperte as hastes, mexendo para encaixar bem e cuidando para nao danificar a rosca! Coloque as tampinhas de cobertura dos parafusos da haste e seja feliz!
- Zolko
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Re: Limpador do Parabrisa com defeito
29/4/2020, 04:33
Vlw vou tentar, só não vejo as fotos, tem como postar novamente?
Abs
Abs
- alex2000
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Re: Limpador do Parabrisa com defeito
16/8/2020, 19:41
Não é sujeira... o problema é na pista de parking do motor. ela é "muito curta" para a central reconhecer que o motor está funcionando e dá este erro. ocorre com modelos mais antigos pois foi resolvido nos mais novos. Caso o carro não esteja mais na garantia e não queira gastar R$1200 em um conjunto que custa R$150, dá para fazer uma gambiarra na pista de parking do motor e resolver o problema...
Talvez na limpeza vc tenha feito a gambiarra sem querer...
Talvez na limpeza vc tenha feito a gambiarra sem querer...
- hccgyn
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Re: Limpador do Parabrisa com defeito
20/1/2021, 23:58
Ótima dica. Fiz no meu no domingo e ficou perfeito!
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