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Limpador do Parabrisa com defeito Empty Limpador do Parabrisa com defeito

16/12/2019, 22:11
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Pessoal,

Se estiver infringindo alguma regra, me corrijam, mas resolvi postar aqui a minha solução para um problema que em sido comum a muitos usuários. Resolvi não postar no tópico existente (https://www.jeeprenegadeclube.com/t1745-limpador-do-parabrisa-endoidou) pois vou descrever aqui como um pequeno tutorial. Caso necessário, administradores, movam para o local correto.

Como relatado no tópico acima, em alguns carros o limpador dianteiro "endoida": ele, às vezes, não para mais na função intermitente longa ou curta e fica acionado direto, em baixa velocidade (mesmo colocando na velocidade máxima, não funciona). Ao se desligar, ele pode parar no meio do vidro, gerando riscos de acidentes.  Rolling Eyes

Segundo relatos, a JEEP soluciona isso trocando todo o motor do limpador, a um custo de mais de R$1.200,00!!!  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad

Então, vou demonstrar como corrigir isso com poucas ferramentas, em cerca de 1 hora e praticamente sem custos, ok?  Laughing

A causa do problema acima não é o motor do limpador em si e apenas um sensor mecânico que está acoplado a ele, que fica sujo de graxa e outros materiais e passa funcionar mal. A simples limpeza, no meu caso, resolveu!

Para resolver é necessário acesso ao motor do limpador, o que envolve retirar as palhetas/limpadores e a grade.

Então, vamos por partes! Materiais necessários:

- Um pouco de fita crepe (para marcar a posicao dos limpadores no vidro, facilitando a recolocação. dois pedacos de cerca de 15 cm já bastam!).

- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 10mm;

- Uma chave de fenda média, uma chave tipo canhão ou "L" tamanho 15mm

- Um conjunto de chave torx (aquela "estrelada"). Só será necessário uma, mas não tenho o tamanho dela.

- Um pouco de graxa de boa qualidade (pouco mesmo, apenas para "reforçar", já que abriremos a peça mesmo. Usei uma graxa de "cavidade" que eu tinha); e

- Desengripante (tipo WD40).



Passos (fotos nos anexos):

1. Marque a base com a fita crepe onde o limpador tem sua posição de descanso (foto_1) para ser referência na montagem depois;

2. Com o capô levantado, use a chave de fenda para retirar as coberturas plásticas dos parafuso que fixam as hastes (foto_2). Em seguida, com a chave 15, remova a porca de cada haste. Aplique um pouco de lubrificante WD40 nos encaixes para facilitar a retirada das hastes e aguardes uns minutos para agir. As hastes, com cuidado, mexendo um pouco, saem por baixo, como o capô aberto mesmo.

3. Com ajuda da chave de fenda, levante e tire os 3 pinos que prendem a base da grade e retire-os. Em cada lateral da grade, existe uma espuma preta de vedação, também presa por dois pinos: um na própria grade, verticalmente, próximo à larga tira de borracha que divide o cofre do motor (este pino não precisa ser necessariamente removido) e outro maior na horizontal (remova este,  foto_3 [em detalhe]). Com cuidado, remova a grade, desencaixando ela da parte de baixo do vidro.

4. Então terá acesso ao motor do limpador. Retire com a chave 10mm os 3 parafusos que o prendem (foto_4). Depois, com cuidado, remova o conector de energia (foto_5). NÃO MEXA na posição dos braços do motor, para facilitar depois.

5. Agora que o serviço começa pra valer! Em uma superfície firme, retire com cuidados os parafusos torx (foto_6) e a tampa plástica.

6. Voilá! Veja que os anéis metálicos, por onde corre o disco do sensor amarelo (e os pinos desse disco) devem estar impregnados de sujeira e graxa. É isso que causa o problema rsrsrsrs... problema que custa 1.200,00!!!. Com um pano macio ou papel e o desengripante (ou um "limpa-contatos", se tiver), retire com cuidado a sujeira das pontas dos pinos e limpes bem as trilhas do disco (foto_7 e foto_8 ). Obs.: tirei as fotos depois que já tinha limpado parcialmente, mas estava bem sujo... rsrsrs.

7. Após a limpeza, coloque um pouco da graxa na "rosca se fim" e no centro do disco amarelo que irá encaixar no centro da tampa preta (não muito, apenas uma leve camada como na foto_9).

8. Agora é só refazer o processo ao contrário: monte a tampa com os parafuso torx (cuidado para não apertar demais e danificar), reconecte o cabo de energia ao motor e parafuse ele ao carro (aqui, com o motor aparafusado e conectado, você pode testar o funcionamento, ainda sem os braços dos limpadores. Estando tudo ok, continue): Monte a grade, encaixando com cuidado junto ao parabrisa e colocando os pinos plásticos (essa é a parte mais chatinha), recoloque os prazos dos limpadores, ajustando para que fiquem na posicao demarcada pela fita no vidro e aperte as hastes, mexendo para encaixar bem e cuidando para nao danificar a rosca! Coloque as tampinhas de cobertura dos parafusos da haste e seja feliz!  pirat
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Zolko
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Limpador do Parabrisa com defeito Empty Re: Limpador do Parabrisa com defeito

29/4/2020, 04:33
Vlw vou tentar, só não vejo as fotos, tem como postar novamente?
Abs
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alex2000
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Limpador do Parabrisa com defeito Empty Re: Limpador do Parabrisa com defeito

16/8/2020, 19:41
Não é sujeira... o problema é na pista de parking do motor. ela é "muito curta" para a central reconhecer que o motor está funcionando e dá este erro. ocorre com modelos mais antigos pois foi resolvido nos mais novos. Caso o carro não esteja mais na garantia e não queira gastar R$1200 em um conjunto que custa R$150, dá para fazer uma gambiarra na pista de parking do motor e resolver o problema...

Talvez na limpeza vc tenha feito a gambiarra sem querer...
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hccgyn
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Limpador do Parabrisa com defeito Empty Re: Limpador do Parabrisa com defeito

20/1/2021, 23:58
Ótima dica. Fiz no meu no domingo e ficou perfeito!
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