- xara
Pontos : 52
Reputação : 2
Subindo a serra de Ubatuba/SP
29/8/2018, 09:15
Bom, esse vosso frequentador de shopping fez uma aventura esta semana (27/08) e teve uma impressão que gostaria de compartilhar...
Ao final do trajeto da subida de 8km com seu Renegade Longitude 2017 abastecido só com gasolina (apenas eu (cerca de 100kg), sem bagagem), nas últimas curvas, posso quase jurar que comecei a ouvir um "esmerilhar" de engrenagens. Leigo, só posso supor que fosse o câmbio que usei no automático em todo o percurso.
Suspeito que se o trecho fosse uns 5km maior não chegaria ao final, mas posso estar enganado.
Como o video abaixo demonstra, mesmo que o veículo entregasse velocidade maior seria inútil pois as curvas não deixam passar de 20km/h. Então somos obrigados a usar apenas 1ª e 2ª marcha.
Talvez a visão privilegiada que o Renegade proporciona distorça a impressão que tive, mas sinceramente em algumas curvas, principalmente à direita, a sensação é de forçar o veículo a subir numa parede, num muro.
Fico pensando se caso tivesse desabilitado o controle de estabilidade e usado o câmbio manual o desempenho seria melhor, exigindo menos do equipamento.
Ao final do trajeto da subida de 8km com seu Renegade Longitude 2017 abastecido só com gasolina (apenas eu (cerca de 100kg), sem bagagem), nas últimas curvas, posso quase jurar que comecei a ouvir um "esmerilhar" de engrenagens. Leigo, só posso supor que fosse o câmbio que usei no automático em todo o percurso.
Suspeito que se o trecho fosse uns 5km maior não chegaria ao final, mas posso estar enganado.
Como o video abaixo demonstra, mesmo que o veículo entregasse velocidade maior seria inútil pois as curvas não deixam passar de 20km/h. Então somos obrigados a usar apenas 1ª e 2ª marcha.
Talvez a visão privilegiada que o Renegade proporciona distorça a impressão que tive, mas sinceramente em algumas curvas, principalmente à direita, a sensação é de forçar o veículo a subir numa parede, num muro.
Fico pensando se caso tivesse desabilitado o controle de estabilidade e usado o câmbio manual o desempenho seria melhor, exigindo menos do equipamento.
- martinc
Pontos : 315
Reputação : 43
Modelo do Carro : Renegade Sport Flex 2020
Re: Subindo a serra de Ubatuba/SP
29/8/2018, 13:23
Não apostaria nisso. A maior probabilidade é que ocorreu a entrada em ação do controle de tração o q tornou a condução mais áspera. E nada de forçar o equipamento, afinal ele e o cambio foram feitos para isdo. Se houvesse problema no cambio comp de bordo teria avisado. Câmbio automático é para a isso mesmo. Usar do D e controles de tração ativados. Se após o ocorrido seu RN está bem (não precisou ir pra oficina) é porque a máquina fez o trabalho correto.
- jeb
Pontos : 992
Reputação : 100
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
29/8/2018, 16:20
xara escreveu:Bom, esse vosso frequentador de shopping fez uma aventura esta semana (27/08) e teve uma impressão que gostaria de compartilhar...
Bacana. Já perdi as contas de quantas vezes desci e subi esta serra com diversos carros... o mais "cavernoso" foi quando subi num período de tempestades....
É uma subida bem íngreme e por isso acaba forçando mesmo..... principalmente no final. Cansei de ver carros parados por causa de aquecimento e/ou falhas mecânicas... e na descida.... só cheiro de freio....
J.
ps: estava pensando que poderíamos sugerir ao administrador de se ter um tópico "Relato de viagens", pois tem muita gente interessada em saber os limites e as possibilidades do Renegade.
- xara
Pontos : 52
Reputação : 2
29/8/2018, 18:38
Ok, se dois mestres dizem que a impressão que tive foi a que se espera, sigo calado.
Fico imaginando se o combustível fosse álcool pelo menos o motor ficaria mais confortável para empurar 1,5 t morro acima...
Fico imaginando se o combustível fosse álcool pelo menos o motor ficaria mais confortável para empurar 1,5 t morro acima...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos