- arbasso
- Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2018
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Modelo do Carro : Trailhawk verde
Snorkel
Peça não disponível na montadora
29/6/2018, 19:46
Tenho um Jeep Renegade (Diesel) com cerca de 30.000 km e com menos de 3 anos de uso, portanto na garantia. Um dos motivos pelo qual comprei o mesmo foi pela suposta facilidade para conseguir peças de reposição, por se tratar de um carro nacional. O mesmo apresentou um defeito que considero grave. O trocador de calor de óleo vazou óleo para o sistema de arrefecimento. Levei à concessionária mais próxima (Dinisa Niterói) onde fui muito bem atendido. O automóvel ficou lá desde então (01/06/2018). O defeito foi constatado e as peças solicitadas à montadora. Após cerca de 20 dias sem definição da montadora quanto à vinda das peças, entrei em contato com a mesma (Jeep do Brasil) através do seu SAC. Abriram um protocolo. No dia seguinte, a montadora me contatou, dizendo que o problema seria resolvido. Hoje, quase 10 dias após, fiquei sabendo pela concessionária que uma das peças necessárias ao conserto ainda não havia sido disponibilizada. Entrei em contato com a Jeep e me informaram que não havia disponibilidade da tal peça. Como assim? A montadora não continua a fabricar o automóvel? Se positivo, por que não disponibiliza a peça para um automóvel na garantia, parado na concessionária há quase um mês?
- Chamber
- Mensagens : 627
Pontos : 736
Reputação : 95
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 49
Localização : Santos-SP
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Peça não disponível na montadora
29/6/2018, 22:43
Arbasso, as fábricas tem obrigação legal de continuar fornecendo todas as peças de um carro por alguns anos após ele sai de linha. Assim, a Jeep tem obrigação de lhe fornecer tal peça, mormente pelo carro estar em garantia
Esse problema é deles, eles têm 30 dias para consertar o carro, conforme art 18 do CDC:
Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
Ir para Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Esse problema é deles, eles têm 30 dias para consertar o carro, conforme art 18 do CDC:
Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III - o abatimento proporcional do preço.
Ir para Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
_________________
Jeep Renegade Sport Flex
Lift 2"
Refletores laterais acendendo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- arbasso
- Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2018
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Modelo do Carro : Trailhawk verde
Snorkel
Re: Peça não disponível na montadora
30/6/2018, 10:54
Muito obrigado. Segunda-feira enviarei um e-mail solicitando um carro novo ou o valor do mesmo, citando o conteúdo de sua mensagem.
- Chamber
- Mensagens : 627
Pontos : 736
Reputação : 95
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 49
Localização : Santos-SP
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Peça não disponível na montadora
30/6/2018, 14:16
Peça ajuda a um advogado, para a notificação sair de forma técnica
E claro, você só poderá enviar após o prazo de trinta dias que o carro está em posse da CSS, tentando arrumar o problema
E claro, você só poderá enviar após o prazo de trinta dias que o carro está em posse da CSS, tentando arrumar o problema
_________________
Jeep Renegade Sport Flex
Lift 2"
Refletores laterais acendendo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- arbasso
- Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/06/2018
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Modelo do Carro : Trailhawk verde
Snorkel
Re: Peça não disponível na montadora
30/6/2018, 19:36
30 dias hoje.
- Chamber
- Mensagens : 627
Pontos : 736
Reputação : 95
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 49
Localização : Santos-SP
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Peça não disponível na montadora
30/6/2018, 21:52
Então segunda-feira você já está apto a notificá-los
É importante ressaltar que obviamente eles não vão te devolver o dinheiro, ou trocar seu carro, espontaneamente. Será necessário uma decisão judicial definitiva para que isso ocorra.
Porém como a lei está ao seu lado (conforme exposição do art 18 CPC acima), eles certamente vão se mexer, e dar atenção toda especial no seu caso.
Acaso seja impossível a resolução, aí sim, com o andamento do processo e decisão final, seu pleito certamente será atendido.
É importante ressaltar que obviamente eles não vão te devolver o dinheiro, ou trocar seu carro, espontaneamente. Será necessário uma decisão judicial definitiva para que isso ocorra.
Porém como a lei está ao seu lado (conforme exposição do art 18 CPC acima), eles certamente vão se mexer, e dar atenção toda especial no seu caso.
Acaso seja impossível a resolução, aí sim, com o andamento do processo e decisão final, seu pleito certamente será atendido.
_________________
Jeep Renegade Sport Flex
Lift 2"
Refletores laterais acendendo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- diogo santos
- Mensagens : 121
Pontos : 124
Reputação : -1
Data de inscrição : 29/06/2017
Idade : 41
Localização : Cabo de Santo Agostinho - PE
Re: Peça não disponível na montadora
3/7/2018, 23:27
Que vacilo feio da jeep. Qual proposta de acordo eles tentarão fazer? Vale a pena esperar por um acordo ou o negócio é enfiar o pé?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos