- Lauro
Pontos : 187
Reputação : 28
Velocidade do ventilador do ar condicionado variando
20/12/2017, 12:03
Tenho um sport 16/17 flex e estes dias estava observando que o ventilador do ar condicionado, fica variando a velocidade, como acontece com ar digital. Ocorre que o ar do meu é analógico e os controles originais. as variações duram 5 a 10 segundos. Por exemplo: colocando a ventilação no máximo, em alguns momentos a ventilação diminui e volta ao normal como estava antes. Alguém já percebeu este tipo de problema?
- Chamber
Pontos : 736
Reputação : 95
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Velocidade do ventilador do ar condicionado variando
20/12/2017, 14:36
Sim, eu tenho um exatamente igual ao seu (Sport flex 2017) e a velocidade do AC fica variando mesmo.
Acho que é por conta do termostato. Ele "sente" a temperatura interna e aumenta ou diminui a ar. A temperatura varia muito, se estamos dirigindo sob sol ou sombra por exemplo
Acho que é por conta do termostato. Ele "sente" a temperatura interna e aumenta ou diminui a ar. A temperatura varia muito, se estamos dirigindo sob sol ou sombra por exemplo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- fernandosousa
Pontos : 284
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016
20/12/2017, 20:17
O meu é Sport Flex 2016 manual com ar analógico e nunca percebi variação na velocidade do ventilador.
- brunocoelho
Pontos : 58
Reputação : 0
14/3/2018, 18:51
Lauro escreveu:Tenho um sport 16/17 flex e estes dias estava observando que o ventilador do ar condicionado, fica variando a velocidade, como acontece com ar digital. Ocorre que o ar do meu é analógico e os controles originais. as variações duram 5 a 10 segundos. Por exemplo: colocando a ventilação no máximo, em alguns momentos a ventilação diminui e volta ao normal como estava antes. Alguém já percebeu este tipo de problema?
Lauro, faz um ano que comprei o meu Renegade e sempre percebi isso. Ja conversei com várias pessoas que tem outros tipos de carro e nenhum relatou esse comportamento de variação na velocidade. Não acredito que seja algo normal, pra mim tem alguma coisa errada ai.
Já tive que trocar o sensor de temperatura uma vez (o que fica no retrovisor direito) que estava marcando a temperatura errada e desligando o ar condicionado, eu acreditava que esse poblema também seria resolvido na troca mas sem sucesso.
Você conseguiu alguma resposta pra esse problema? Isso não pode ser normal.
- Lauro
Pontos : 187
15/3/2018, 00:08
Não tive nenhuma solução.
A concessionária mais próxima da minha cidade fica a 100 km e não tenho como ficar indo direto. Na revisão de 12.000 até esqueci de avisar, pois para trocar o óleo e fazer a revisão tive que ficar 5 horas esperando o carro dentro da concessionária. Vou ter que esperar aparecer mais algum problema para levar de novo e fazer tudo de uma vez só.
A velocidade continua variando, principalmente se colocar a velocidade do vento do meio para cima.
brunocoelho escreveu:Lauro escreveu:Tenho um sport 16/17 flex e estes dias estava observando que o ventilador do ar condicionado, fica variando a velocidade, como acontece com ar digital. Ocorre que o ar do meu é analógico e os controles originais. as variações duram 5 a 10 segundos. Por exemplo: colocando a ventilação no máximo, em alguns momentos a ventilação diminui e volta ao normal como estava antes. Alguém já percebeu este tipo de problema?
Lauro, faz um ano que comprei o meu Renegade e sempre percebi isso. Ja conversei com várias pessoas que tem outros tipos de carro e nenhum relatou esse comportamento de variação na velocidade. Não acredito que seja algo normal, pra mim tem alguma coisa errada ai.
Já tive que trocar o sensor de temperatura uma vez (o que fica no retrovisor direito) que estava marcando a temperatura errada e desligando o ar condicionado, eu acreditava que esse poblema também seria resolvido na troca mas sem sucesso.
Você conseguiu alguma resposta pra esse problema? Isso não pode ser normal.
- brunocoelho
Pontos : 58
15/3/2018, 00:18
Muito irritante esse problema, já levei na concessionária uma vez só por causa disso e me falaram que era normal, que o ar condicionado estava se adequando a temperatura do carro. Não acredito que ele tenha muito o que se adequar de noite em um ambiente fechado como uma garagem por exemplo, isso claramente é um problema.
- lins
Pontos : 31
Reputação : 2
15/3/2018, 07:43
Vai soar estranho mas o ar de todo renegade é digital, ele tem um certo automatismo, apenas não mostra a temperatura como nos outros modelos. Alguns alteram apenas a parte dos botões para o modelo de ar literalmente digita, com números digitais, e funciona normalmente (exceto dualzone).
- luizeduardo
Pontos : 277
Reputação : 29
Modelo do Carro : Trailhawk 2020
15/3/2018, 08:57
Meu Sport diesel 16/16 nunca variou a velocidade.. sempre respondeu certinho ao seletor. Tem coisa errada nestes mais novos!
Aliás continuo preferindo ar "normal" do que estes comandos digitais.. dual zone.. bla bla... pq eles fazem o querem e não o que quero.
Aliás continuo preferindo ar "normal" do que estes comandos digitais.. dual zone.. bla bla... pq eles fazem o querem e não o que quero.
- hermespires
Pontos : 708
Reputação : 87
Modelo do Carro : Limited Flex Branco Teto Panorâmico 2018
15/3/2018, 10:02
Não acho que o ar manual do Renegade tenha capacidade de alteração do fluxo de ar.
Para isso existe a necessidade de um termostato INTERNO (O externo não adianta) e um processador para controle das saídas de ar e do termostato.
Sim, porque o ar digital não regula só o compressor.. ele regula, também, as saídas de ar, direcionando automaticamente o fluxo para as saídas de acordo com a necessidade.
Várias pessoas instalaram a interface digital no ar manual e não houve ativação das funcionalidades do ar digital
Deve ser um problema mecânico.
Para isso existe a necessidade de um termostato INTERNO (O externo não adianta) e um processador para controle das saídas de ar e do termostato.
Sim, porque o ar digital não regula só o compressor.. ele regula, também, as saídas de ar, direcionando automaticamente o fluxo para as saídas de acordo com a necessidade.
Várias pessoas instalaram a interface digital no ar manual e não houve ativação das funcionalidades do ar digital
- Chamber
15/3/2018, 17:53
Hermespires, até aonde eu sei o ar analógico também tem termostato interno. Fica naquele painelzinho da luz de tetohermespires escreveu:Não acho que o ar manual do Renegade tenha capacidade de alteração do fluxo de ar.
Outra coisa, existem relatos de colegas aqui mesmo no fórum que instalaram o ar digital e o dual zona funciona sim, aumentando ou diminuindo o fluxo de ar condicionado conforme se regula
Dessa forma, concordando com o que disse o Lins aí em cima, mesmo o ar analógico tem funções automáticas
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- fabioatabr
Pontos : 32
16/3/2018, 18:59
Boa noite
Fiz o test drive em um renegade esses dias e notei que o ar dele faz muito barulho, parecendo um ventilador, lembra o ar de meu gol 1000, faz um barulho danado e não esfria nada e ainda tira potência do carro.
Me tirem uma dúvida o ar é barulhento mesmo, esfria adequadamente no calor?
Vlw...
Fiz o test drive em um renegade esses dias e notei que o ar dele faz muito barulho, parecendo um ventilador, lembra o ar de meu gol 1000, faz um barulho danado e não esfria nada e ainda tira potência do carro.
Me tirem uma dúvida o ar é barulhento mesmo, esfria adequadamente no calor?
Vlw...
- Chamber
18/3/2018, 08:56
Todo carro faz barulho de AC se você coloca na velocidade 4, 5 ou acima...
Eu sempre deixo na velocidade 2 ou 3 e fica muito silencioso, além de refrigerar muito bem
Eu sempre deixo na velocidade 2 ou 3 e fica muito silencioso, além de refrigerar muito bem
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- FlurbsBR
Pontos : 85
Reputação : 4
Modelo do Carro : Renegade Limited 1.8 Flex Cinza Antique 17/18
20/3/2018, 10:52
Sobre a variação de velocidade, acho também que tem a ver com a questão de que, em modo de aceleração mais intensa, reduz-se a potência do AC para que o motor não perca torque. Isso é utilizado já há algum tempo, e percebo que ocorre também no Renegade.
- hermespires
Pontos : 708
Reputação : 87
Modelo do Carro : Limited Flex Branco Teto Panorâmico 2018
21/3/2018, 09:32
Não faz nenhum sentido do ponto de vista industrial, imaginar que todos os Renegades saem de fábrica com instalação de ar digital, dual zone, que é CARA, pois envolve sensores e comandos elétricos, para, em alguns carros, colocar uma interface analógica.
Seria imaginar que a JEEP compra uma interface analógica para por num ar digital. Seria como colocar um split em casa e comprar uma máscara de ar de gaveta para disfarçar o split rs. Não faz sentido nenhum!!
Sairia mais barato para a JEEP colocar todos os ar condicionados digitais e, alguns bi-zona.
Por isso que digo que isso é viagem total da maionese rs.
Existem carros que adotam ar digital para todos os modelos, vide CIVIC. Logo, se assim, fosse, todos os Renegades, talvez exceção ao PCD, sairiam com, ao menos, ar digital.
Para afirmar que o ar analógico tem capacidades autônomas de regulagem da temperatura e fluxo de ar, teria de provar que, mudando a temperatura externa e a incidência de luz solar, a velocidade do ar varia.
A simples oscilação, sem qualquer relação com esses fatores, não prova nada.
Meu Uno e meu Palio oscilavam a velocidade também... e naquela época nem existia ar digital.
Seria como observar a Lua sumir em alguns dias e concluir que ela vai para outro planeta e depois viaja de volta pra Terra rs rs
Seria imaginar que a JEEP compra uma interface analógica para por num ar digital. Seria como colocar um split em casa e comprar uma máscara de ar de gaveta para disfarçar o split rs. Não faz sentido nenhum!!
Sairia mais barato para a JEEP colocar todos os ar condicionados digitais e, alguns bi-zona.
Por isso que digo que isso é viagem total da maionese rs.
Existem carros que adotam ar digital para todos os modelos, vide CIVIC. Logo, se assim, fosse, todos os Renegades, talvez exceção ao PCD, sairiam com, ao menos, ar digital.
Para afirmar que o ar analógico tem capacidades autônomas de regulagem da temperatura e fluxo de ar, teria de provar que, mudando a temperatura externa e a incidência de luz solar, a velocidade do ar varia.
A simples oscilação, sem qualquer relação com esses fatores, não prova nada.
Meu Uno e meu Palio oscilavam a velocidade também... e naquela época nem existia ar digital.
Seria como observar a Lua sumir em alguns dias e concluir que ela vai para outro planeta e depois viaja de volta pra Terra rs rs
- Chamber
21/3/2018, 12:42
Faz todo o sentido sim.....
Se você acompanha o mercado automotivo, vai entender que as montadoras capam coisas muito baratas apenas para diferenciar de versões mais caras
Em linhas de montagem industrial, que tudo é feito em volume, comprar todo o equipamento de ar digital sai barato. Provavelmente sai mais caro trabalhar com dois tipos de equipamentos...
Dai eles colocam o painel do ar analógico ou digital para diferenciar versões
Vou te dar um exemplo: Na década de 70 a VW lançou o Fusca pé de boi, mais barato. Dentre os itens retirados estavam os cromados do exterior (para-choques, calotas, frisos, etc...)
Dai algumas pessoas perceberam que as calotas pintadas de branco eram cromadas por baixo. Isso mesmo, o que era para ser mais barato saía para a fábrica até mais caro, pois tinham que aplicar tinta em cima do cromo
Isso tudo não parece fazer sentido, mas mercadologicamente faz. A fábrica precisa tornar o mais barato mais simples, para as pessoas comprarem o mais caro. Isso é lei de mercado
Outro exemplo é o controlador de velocidade. Esse equipamento é extremamente barato, menos de 100 reais para as fábricas. Mas eles colocam apenas nas versões mais caras de alguns carros apenas para diferenciar...
Se você acompanha o mercado automotivo, vai entender que as montadoras capam coisas muito baratas apenas para diferenciar de versões mais caras
Em linhas de montagem industrial, que tudo é feito em volume, comprar todo o equipamento de ar digital sai barato. Provavelmente sai mais caro trabalhar com dois tipos de equipamentos...
Dai eles colocam o painel do ar analógico ou digital para diferenciar versões
Vou te dar um exemplo: Na década de 70 a VW lançou o Fusca pé de boi, mais barato. Dentre os itens retirados estavam os cromados do exterior (para-choques, calotas, frisos, etc...)
Dai algumas pessoas perceberam que as calotas pintadas de branco eram cromadas por baixo. Isso mesmo, o que era para ser mais barato saía para a fábrica até mais caro, pois tinham que aplicar tinta em cima do cromo
Isso tudo não parece fazer sentido, mas mercadologicamente faz. A fábrica precisa tornar o mais barato mais simples, para as pessoas comprarem o mais caro. Isso é lei de mercado
Outro exemplo é o controlador de velocidade. Esse equipamento é extremamente barato, menos de 100 reais para as fábricas. Mas eles colocam apenas nas versões mais caras de alguns carros apenas para diferenciar...
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos