Página 1 de 2 • 1, 2
- felipenobrega
- Mensagens : 6
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/05/2017
Idade : 47
Localização : Jacareí - SP
Alinhamento fora da concessionária
10/6/2017, 17:37
Boa tarde, alguem sabe informar se o alinhamento pode ser feito fora da concessionária? Fiquei da dúvida pois li algo sobre a Jeep e a Audi que se fizer fora vc perde a garantia.
- jeb
- Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Re: Alinhamento fora da concessionária
11/6/2017, 10:50
felipenobrega escreveu:Boa tarde, alguem sabe informar se o alinhamento pode ser feito fora da concessionária? Fiquei da dúvida pois li algo sobre a Jeep e a Audi que se fizer fora vc perde a garantia.
Fique tranquilo, alinhamento, balanceamento podem ser feitos sem perder qualquer garantia no caso da Jeep. Eu sempre fiz fora, já precisei acionar a garantia, e tudo normal.
Apenas sugiro que faça em um lugar de confiança e que tenha os parâmetros originais do carro. O sistema 3D tem funcionado muito bem.
Segue uma foto do sistema 3D que tenho utilizado.
Guarde os laudos de alinhamento, que podem ser úteis para qualquer ocorrência futura.
J.
_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
- felipenobrega
- Mensagens : 6
Pontos : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/05/2017
Idade : 47
Localização : Jacareí - SP
Re: Alinhamento fora da concessionária
11/6/2017, 14:44
Obrigado pela dica
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
2/1/2018, 13:21
Pessoal, na revisão dos 40mil do meu Renegade Longitude Diesel, solicitei fazer um alinhamento pois notei um gasto maior do lado interno dos pneus dianteiros. Fizeram a correção mudando o ângulo de convergência (-0,90), que estava bem próximo ao original (-1,06 com faixa de -2,00 a -0,13), para +0,00. Até ai correto irá corrigir o desgaste desigual, mas ao colocar um valor bem diferente do original, os pneus vão gastar simetricamente mas certamente vão gastar mais rápido que deveria. Alguém já pesquisou melhor isso? Soube que muitos Renegades estão apresentando esse desgaste, seria um defeito de projeto?
- jeb
- Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 16:44
CRACASSIS escreveu:Pessoal, na revisão dos 40mil do meu Renegade Longitude Diesel, solicitei fazer um alinhamento pois notei um gasto maior do lado interno dos pneus dianteiros. Fizeram a correção mudando o ângulo de convergência (-0,90), que estava bem próximo ao original (-1,06 com faixa de -2,00 a -0,13), para +0,00. Até ai correto irá corrigir o desgaste desigual, mas ao colocar um valor bem diferente do original, os pneus vão gastar simetricamente mas certamente vão gastar mais rápido que deveria. Alguém já pesquisou melhor isso? Soube que muitos Renegades estão apresentando esse desgaste, seria um defeito de projeto?
Cracassis, fiz o meu há uma semana e segue o relatório. Talvez haja alguma diferença em relação ao Longitude.
Faço o alinhamento e balanceamento a cada 7-8mil km, com rodízio traz-frente (não faço em X). Até agora sem desgastes irregulares.
Sobre o seu caso, não sou especialista nisso, mas 0,00 não é bom, pois ao acelerar irá divergir. Isso poderá afetar na estabilidade em acelerações, dando aquele efeito de "patinação"... mas isso é uma hipótese.....
Agora é um "devorador" de pneu .... o Scorpion troquei com menos de 40k e o Michelin, até agora gastou muito pouco (+20k).
J.
_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 19:12
JEB, de posse do relatório, consultei o fabricante da máquina alinhadora sobre os resultados do alinhamento, a KMC. Eles me retornaram por telefone. A pessoa que entrou em contato, Klaus, foi muito atencioso e preciso nas explicações e me disse que o único ajuste possível no Renegade é na convergência do eixo dianteiro, os demais valores são fixos e só podem ser corrigidos com a troca das partes da suspensão. Condenou o jeitinho brasileiro de corrigir através de gabaritos mediante deformação que é muito comum na correção de Camber. Quanto ao Caster ele disse que é um valor indicativo para as CCS saber se o veículo sofreu algum impacto de maior intensidade na suspensão dianteira e que no meu caso os valores indicavam praticamente no centro da faixa que saem de fábrica (um bom sinal). Quanto a diferença nos valores de convergência, ele disse que o operador fez a correção certa para minimizar o problema de desgaste por dentro, embora divergente dos valores indicados pela JEEP. Me explicou também que os valores iniciais e finais diferentes nos itens que são fixos (não tem regulagem), e são mostrados no relatório, é função da (im)precisão do equipamento, em torno de +/- 0°.20. por isso parece que tudo foi mexido e dificilmente os valores entre a medição inicial e a final são iguais devido a esse erro intrínseco. Quanto ao desgaste de pneus, não fiz os rodízios na revisão de 20mil (a meu pedido), e os traseiros estão bons para rodar mais uns 20mil ,ou seja, vão durar 60mil e os dianteiros vou fazer a troca em breve com uns 42mil, já que a parte interna já atingiu os 1,6mm. Já até comprei pela internet, na Pneu Store, um par de Scorpion Verde All Season 225/55R18 98V por R$ 536,00 cada e com frete grátis, estão em transito. Uso 38psi nos quatro e sou comedido nas acelerações e freagens.
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 19:28
- jeb
- Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 20:20
CRACASSIS escreveu:JEB, esse foi o relatório do alinhamento e a KMC disse que só foi mexido na convergência do eixo dianteiro cuja soma passou de -0.90 para +0.00. As faixas de tolerância foram alimentadas de um banco de dados da CCS chamado de "AUXILIAR" e estão um pouco diferentes das apresentadas no seu relatório.
Cracassis, você reparou que o modelo do relatório é de outros modelos (1.4/1.6/2.4)? Será que isso não pode ter influenciado nos parâmetros recomendados? Me parecem parâmetros dos modelos Americanos/Europeus. O que acha?
J.
_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
- jeb
- Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 20:24
CRACASSIS escreveu:JEB, de posse do relatório, consultei o fabricante da máquina alinhadora sobre os resultados do alinhamento, a KMC. Eles me retornaram por telefone. A pessoa que entrou em contato, Klaus, foi muito atencioso e preciso nas explicações e me disse que o único ajuste possível no Renegade é na convergência do eixo dianteiro, os demais valores são fixos e só podem ser corrigidos com a troca das partes da suspensão. Condenou o jeitinho brasileiro de corrigir através de gabaritos mediante deformação que é muito comum na correção de Camber. Quanto ao Caster ele disse que é um valor indicativo para as CCS saber se o veículo sofreu algum impacto de maior intensidade na suspensão dianteira e que no meu caso os valores indicavam praticamente no centro da faixa que saem de fábrica (um bom sinal). Quanto a diferença nos valores de convergência, ele disse que o operador fez a correção certa para minimizar o problema de desgaste por dentro, embora divergente dos valores indicados pela JEEP. Me explicou também que os valores iniciais e finais diferentes nos itens que são fixos (não tem regulagem), e são mostrados no relatório, é função da (im)precisão do equipamento, em torno de +/- 0°.20. por isso parece que tudo foi mexido e dificilmente os valores entre a medição inicial e a final são iguais devido a esse erro intrínseco. Quanto ao desgaste de pneus, não fiz os rodízios na revisão de 20mil (a meu pedido), e os traseiros estão bons para rodar mais uns 20mil ,ou seja, vão durar 60mil e os dianteiros vou fazer a troca em breve com uns 42mil, já que a parte interna já atingiu os 1,6mm. Já até comprei pela internet, na Pneu Store, um par de Scorpion Verde All Season 225/55R18 98V por R$ 536,00 cada e com frete grátis, estão em transito. Uso 38psi nos quatro e sou comedido nas acelerações e freagens.
Entendo, e realmente só na dianteira mesmo... bom saber esta explicação da (im)precisão, não sabia.
Está bom o preço do scorpion, e eu tenho usado 26psi... como eu rodo mais de 90% em estradas, então frenagens são poucas e acelerações só em ultrapassagens (quando necessário).
[]s
J.
_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 21:08
JEB, essa foi outra pergunta que fiz e o Klaus, não soube responder, mas foi nesse ponto que disse que a alimentação dos dados na máquina é feito pela CCS/JEEP.jeb escreveu:CRACASSIS escreveu:JEB, esse foi o relatório do alinhamento e a KMC disse que só foi mexido na convergência do eixo dianteiro cuja soma passou de -0.90 para +0.00. As faixas de tolerância foram alimentadas de um banco de dados da CCS chamado de "AUXILIAR" e estão um pouco diferentes das apresentadas no seu relatório.
Cracassis, você reparou que o modelo do relatório é de outros modelos (1.4/1.6/2.4)? Será que isso não pode ter influenciado nos parâmetros recomendados? Me parecem parâmetros dos modelos Americanos/Europeus. O que acha?
J.
Amanhã vou ligar para a CCS e perguntar, afinal o diesel é cerca de 15% mais pesado que os flex. Vou perguntar também se vale para o Compass também.
- fernandosousa
- Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 44
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016
Re: Alinhamento fora da concessionária
3/1/2018, 23:27
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
4/1/2018, 11:04
Fernando Sousa, essas especificações foram obtidas em CCS?
- fernandosousa
- Mensagens : 184
Pontos : 284
Reputação : 28
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 44
Localização : Paraná
Modelo do Carro : Sport Flex MT 2016/2016
Re: Alinhamento fora da concessionária
4/1/2018, 11:50
Não, são do Manual de Serviço do Renegade, em tese é o que as CCS deveriam seguir.
Nesse tópico é discutido sobre o Manual de Serviço:
http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1008-manual-de-servico-para-jeep-renegade
Nesse tópico é discutido sobre o Manual de Serviço:
http://jeeprenegadeclube.forumeiros.com/t1008-manual-de-servico-para-jeep-renegade
- CRACASSIS
- Mensagens : 164
Pontos : 195
Reputação : 19
Data de inscrição : 03/02/2016
Idade : 75
Localização : Angra dos Reis
Modelo do Carro : Longitude 4X4 pac luxo
Re: Alinhamento fora da concessionária
4/1/2018, 15:13
Valeu Fernando, interessante esses manuais que estão a venda. Quanto aos valores de alinhamento, realmente estou desconfiado de que a CCS errou ao alimentar os dados, vou questionar diretamente à Jeep. Estou preparando um email para eles relatando diversos problemas intermitentes no CB, especificamente na medição de consumo e nos controles de velocidade que as CCSs não estão conseguindo resolver. assunto para outros tópicos.
- Chamber
- Mensagens : 627
Pontos : 736
Reputação : 95
Data de inscrição : 18/08/2017
Idade : 49
Localização : Santos-SP
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
Re: Alinhamento fora da concessionária
4/1/2018, 23:42
Cracassis, compartilhe conosco esses problemas, nunca tive notícia de problemas no CB e em controle de velocidade...CRACASSIS escreveu:Valeu Fernando, interessante esses manuais que estão a venda. Quanto aos valores de alinhamento, realmente estou desconfiado de que a CCS errou ao alimentar os dados, vou questionar diretamente à Jeep. Estou preparando um email para eles relatando diversos problemas intermitentes no CB, especificamente na medição de consumo e nos controles de velocidade que as CCSs não estão conseguindo resolver. assunto para outros tópicos.
_________________
Jeep Renegade Sport Flex
Lift 2"
Refletores laterais acendendo
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- ricardofg
- Mensagens : 5
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/08/2017
Idade : 43
Localização : Campo Grande/MS
Re: Alinhamento fora da concessionária
16/4/2018, 15:27
Hoje levei meu Renegade Sport Diesel 2017, 17.000km, pra fazer alinhamento/balanceamento. O cara ligou dizendo que tinha que fazer alinhamento do eixo traseiro também, cobrando R$70 a mais por isso.
Apesar da grande quantidade de informação boa aqui no tópico, não consegui entender: devo autorizar ou não a fazer esse alinhamento traseiro?
Apesar da grande quantidade de informação boa aqui no tópico, não consegui entender: devo autorizar ou não a fazer esse alinhamento traseiro?
- jeb
- Mensagens : 802
Pontos : 992
Reputação : 100
Data de inscrição : 10/11/2015
Idade : 46
Localização : São Carlos/SP
Modelo do Carro : Sport 4x4 e Trailhawk
Re: Alinhamento fora da concessionária
16/4/2018, 17:51
ricardofg escreveu:Hoje levei meu Renegade Sport Diesel 2017, 17.000km, pra fazer alinhamento/balanceamento. O cara ligou dizendo que tinha que fazer alinhamento do eixo traseiro também, cobrando R$70 a mais por isso.
Apesar da grande quantidade de informação boa aqui no tópico, não consegui entender: devo autorizar ou não a fazer esse alinhamento traseiro?
Ricardo, até onde eu sei, no Renegade não se faz alinhamento na traseira. Nos diesel, é o sistema Chapman Struts (tipo de um McPherson mas com amortecimento nas árvores), que não se deve "regular". Pergunte a ele onde ele pretende "regular", pois o sistema é todo fixo.... talvez os colegas aqui tenham mais ideias....
J.
_________________
Trailhawk 21
Sport 4x4 16 + Pack Safety + TPMS
EX: Sport Flex 17
- paulo VR
- Mensagens : 152
Pontos : 179
Reputação : 13
Data de inscrição : 04/01/2018
Idade : 62
Localização : volta redonda RJ
Modelo do Carro : Renegade Sport AT Marron Horizonte
Re: Alinhamento fora da concessionária
17/4/2018, 22:40
A suspensão traseita tem regulagem sim.E´ possível ajustar um pouco de cáster e cambagem lá no topo do cartucho Mcpherson
pois a fábrica usa furos bem mais largos que os 3 parafusos de fixação.
E num dos braços inferiores existe um parafuso excêntrico para regular conv-divergência.Eu ajustei tudo no meu 4x2 e acredito que no 4x4 seja igual.A foto foi feita de baixo para cima.
- Cássio C'Assis
- Mensagens : 7
Pontos : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/07/2020
Idade : 40
Localização : Minas Gerais, Ipatinga
Modelo do Carro : Jeep Renegade TrailHawk 2019.
Medidas servem nos carros de 2019 pra frente também?
30/7/2020, 22:14
- luizeduardo
- Mensagens : 230
Pontos : 277
Reputação : 29
Data de inscrição : 21/09/2016
Idade : 48
Localização : São Paulo
Modelo do Carro : Trailhawk 2020
Re: Alinhamento fora da concessionária
31/7/2020, 16:37
Ns carros c/ suspensao traseira independente, é possivel ajustar a convergencia pela fixação da bucha da bandeja... e nos VW/Audi dá p/ ajustar a cambagem tb... via bucha
Página 1 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos