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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

18/4/2017, 21:02
Veículo longitude 16/16 com 8500km rodados, verifiquei que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor está oscilando no computador de bordo entre 90 e 99º, quando o o carro está em movimento e ao parar a temperatura diminui, alguém já passou por isso?
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19/4/2017, 09:52
Sim, é normal.

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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

16/6/2017, 14:56
sgteduardo escreveu:Veículo longitude 16/16 com 8500km rodados, verifiquei que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor está oscilando no computador de bordo entre 90 e 99º, quando o o carro está em movimento e ao parar a temperatura diminui, alguém já passou por isso?

No meu RN raramente passa dos 96 graus e geralmente oscila entre 89 e 94, mas eu moro no sul e aqui a temperatura raramente passa dos 30 graus. O que eu percebo aqui é que demora um pouco para atingir a temperatura ideal no inverno e se você fizer sempre trajetos curtos o carro vai ficar sempre rodando abaixo dessa temperatura.
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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

21/6/2017, 09:18
sgteduardo escreveu:Veículo longitude 16/16 com 8500km rodados, verifiquei que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor está oscilando no computador de bordo entre 90 e 99º, quando o o carro está em movimento e ao parar a temperatura diminui, alguém já passou por isso?
Se for Diesel está alta, o normal é 86°C.
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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

23/6/2017, 19:22
O que é mais engraçado é o gráfico do painel, algumas vezes eu paro p abastecer, e o marcador abaixa 3 ou 4 níveis, porém a temperatura permaneceu em 90°c.... Não tem sentido.
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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

16/9/2018, 20:46
Tenho uma dúvida. Com o carro prestes a completar 3 anos, eu fui numa oficina de radiadores e fiz a troca do líquido de arrefecimento. Como sempre me baseio por aquele medidor comum da tela, similar ao de combustível, e ele sempre ficou "no meio" que é o normal em regime de funcionamento, nunca prestei muita atenção no outro medidor mais detalhado que indica a temperatura em ºC. Mas após fazer a troca, passei a ficar verificando a temperatura e embora continue sempre "no meio", no medidor mais detalhado, ele indica na faixa de 86º a 87ºC na estrada, mas na cidade com o trânsito mais intenso, fica variando de 92ºC a 97ºC. Esses valores são normais pra um motor diesel? Particularmente acho bem alto essa temperatura de quase 100ºC. Não sei se antes de fazer a troca do líquido era assim, pois como falei, só passei a prestar atenção nesse ponto agora. Outro detalhe é que aqui no Piauí é bem quente, variando de 25ºC a 42ºC ao longo do dia, e tenho percebido que o sistema de ventilador a quase todo momento entra em operação.
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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

17/9/2018, 15:58
GERALDO VERAS escreveu:Tenho uma dúvida. Com o carro prestes a completar 3 anos, eu fui numa oficina de radiadores e fiz a troca do líquido de arrefecimento. Como sempre me baseio por aquele medidor comum da tela, similar ao de combustível, e ele sempre ficou "no meio" que é o normal em regime de funcionamento, nunca prestei muita atenção no outro medidor mais detalhado que indica a temperatura em ºC. Mas após fazer a troca, passei a ficar verificando a temperatura e embora continue sempre "no meio", no medidor mais detalhado, ele indica na faixa de 86º a 87ºC na estrada, mas na cidade com o trânsito mais intenso, fica variando de 92ºC a 97ºC. Esses valores são normais pra um motor diesel? Particularmente acho bem alto essa temperatura de quase 100ºC. Não sei se antes de fazer a troca do líquido era assim, pois como falei, só passei a prestar atenção nesse ponto agora. Outro detalhe é que aqui no Piauí é bem quente, variando de 25ºC a 42ºC ao longo do dia, e tenho percebido que o sistema de ventilador a quase todo momento entra em operação.

Geraldo. O meu está com quase 3 anos e o líquido é o original. Sempre monitoro a temperatura, principalmente em dias quentes (minha região é bem quente). Em trânsito pesado ou subidas fortes (e lentas) o máximo foi de 98⁰C. A temperatura média é entre 82⁰C e 87⁰C. Motor diesel deve trabalhar nessa faixa mesmo.....

Mas cuidado, menos que 70⁰C nunca deve-se forçar o motor.

Aqui tem mais informações: http://brunobonfimlopes.blogspot.com/2012/02/temperatura-ideal-do-motor-diesel.html

Sobre a troca do líquido de arrefecimento, se seguiu as especificações a proporções, sem problemas. O cuidado é não colocar água de torneira, pois os sais e o cloro não nocivos em médio prazo para o sistema. O correto é aplicar a proporção do manual (não lembro agora) de aditivo e água desmineralizada.

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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

18/9/2018, 06:14
jeb escreveu:
GERALDO VERAS escreveu:Tenho uma dúvida. Com o carro prestes a completar 3 anos, eu fui numa oficina de radiadores e fiz a troca do líquido de arrefecimento. Como sempre me baseio por aquele medidor comum da tela, similar ao de combustível, e ele sempre ficou "no meio" que é o normal em regime de funcionamento, nunca prestei muita atenção no outro medidor mais detalhado que indica a temperatura em ºC. Mas após fazer a troca, passei a ficar verificando a temperatura e embora continue sempre "no meio", no medidor mais detalhado, ele indica na faixa de 86º a 87ºC na estrada, mas na cidade com o trânsito mais intenso, fica variando de 92ºC a 97ºC. Esses valores são normais pra um motor diesel? Particularmente acho bem alto essa temperatura de quase 100ºC. Não sei se antes de fazer a troca do líquido era assim, pois como falei, só passei a prestar atenção nesse ponto agora. Outro detalhe é que aqui no Piauí é bem quente, variando de 25ºC a 42ºC ao longo do dia, e tenho percebido que o sistema de ventilador a quase todo momento entra em operação.

Geraldo. O meu está com quase 3 anos e o líquido é o original. Sempre monitoro a temperatura, principalmente em dias quentes (minha região é bem quente). Em trânsito pesado ou subidas fortes (e lentas) o máximo foi de 98⁰C. A temperatura média é entre 82⁰C e 87⁰C. Motor diesel deve trabalhar nessa faixa mesmo.....

Mas cuidado, menos que 70⁰C nunca deve-se forçar o motor.

Aqui tem mais informações: http://brunobonfimlopes.blogspot.com/2012/02/temperatura-ideal-do-motor-diesel.html

Sobre a troca do líquido de arrefecimento, se seguiu as especificações a proporções, sem problemas. O cuidado é não colocar água de torneira, pois os sais e o cloro não nocivos em médio prazo para o sistema. O correto é aplicar a proporção do manual (não lembro agora) de aditivo e água desmineralizada.

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Jeb, rapaz nem no meu caminhao antigo com motor MWM 229 eu uso mais água da torneira. Estou tou usando laditivo em tudo. Kkkkk. E uso com as mesmas especificações do manual daJeep: base em torno de 30% de monoetilenoglicol. Só que prefiro comprar a solução já pronta pra uso do que comprar a cocentrada e completar com água desmineralizada. Mas mesmo antes com o líquido velho que, no momento da troca já estava abaixo do minimo, ela nunca chegou a menos de 86 graus com o carro em operação. Mas aqui em Teresina é muito quente.
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TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO Empty Re: TEMPERATURA DO LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO

18/9/2018, 09:24
GERALDO VERAS escreveu:

Jeb, rapaz nem no meu caminhao antigo com motor MWM 229 eu uso mais água da torneira. Estou tou usando laditivo em tudo. Kkkkk. E uso com as mesmas especificações do manual daJeep: base em torno de 30% de monoetilenoglicol. Só que prefiro comprar a solução já pronta pra uso do que comprar a cocentrada e completar com água desmineralizada. Mas mesmo antes com o líquido velho que, no momento da troca já estava abaixo do minimo, ela nunca chegou a menos de 86 graus com o carro em operação. Mas aqui em Teresina é muito quente.

Geraldo, eu apenas frisei mais para outros colegas do fórum que talvez desconheçam sobre esta questão da água. Uma vez tive uma Escort em que o antigo dono usava só água de torneira... conclusão.... o barato saiu caro.... tive que fazer o precedimento de dreno várias vezes drenando, até aquele ferrugem sair.... ainda assim, não ficou 100%.

Qual marca de aditivo você utilizou? Na concessionária (pelo menos há uns 6 meses atrás) era o Petronas Coolant.

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18/9/2018, 12:26
jeb escreveu:
GERALDO VERAS escreveu:

Jeb, rapaz nem no meu caminhao antigo com motor MWM 229 eu uso mais água da torneira. Estou tou usando laditivo em tudo. Kkkkk. E uso com as mesmas especificações do manual daJeep: base em torno de 30% de monoetilenoglicol. Só que prefiro comprar a solução já pronta pra uso do que comprar a cocentrada e completar com água desmineralizada. Mas mesmo antes com o líquido velho que, no momento da troca já estava abaixo do minimo, ela nunca chegou a menos de 86 graus com o carro em operação. Mas aqui em Teresina é muito quente.

Geraldo, eu apenas frisei mais para outros colegas do fórum que talvez desconheçam sobre esta questão da água. Uma vez tive uma Escort em que o antigo dono usava só água de torneira... conclusão.... o barato saiu caro.... tive que fazer o precedimento de dreno várias vezes drenando, até aquele ferrugem sair.... ainda assim, não ficou 100%.

Qual marca de aditivo você utilizou? Na concessionária (pelo menos há uns 6 meses atrás) era o Petronas Coolant.

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Amigo, de fato seguindo o Padrão Fiat eles usam o Petronas coolant que sempre foi o mais famoso junto com o Paraflu. Mas no mercado tem diversas marcas boas e até mais caras que essas duas, como Motul, Bardhal etc. No meu caso optei por um da Whurt que é também uma marca de renome intencional e muito boa, por três motivos simples: 1) pelo fato de já ter um frasco aqui comigo, dai só comprei a quantidade restante: 2) ele já ser pronto pra uso, ao contrário dos concentrados, que ainda tem que misturar na proporção com água desmineralizada; 3) a oficina onde troquei já trabalhar com essa marca (casa de radiadores e oficina credenciada Bosch). Li o manual e as propriedades são as mesmas: 30% monoetilenoglicol e orgânico. Quando fiz o procedimento estavam fazendo também em um Palio e um Fusion Titanium. Mas quem qiuiser pode comprar na concessionária (incrivelmente mais caro, mesmo sendo um produto bem simples) ou comprar o Coolant na net, que vende em varios sites e mercado livre e depois mandar trocar numa dessas casas de radiadores ou oficina de sua confiança. Sai muito mais em conta, sem falar que na concessionária dizem que não é preciso trocar e só completar. Mas desaconselho fazer isso, já que na própria embalagem do Coolant e das demais marcas, são categóricos em afirmar que tem prazo de validade quando em uso, indicando sua troca. Tanto o líquido orgânico como o coolat e demais marcas quanto os sintéticos das mesmas marcas dizem que perdem sua capacidade anticongelante e antievaporante com o tempo. Geralmente dizem ser de 2 anos. O meu o troquei com quase três. Já estava abaixo do mínimo.
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20/9/2018, 10:20
Alguém sabe se é fácil fazer a sangria do líquido de arrefecimento para trocar? Pelo que eu vi o RN usa umas abraçadeiras bem diferentes nas conexões das mangueiras...
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20/9/2018, 12:59
fernandosousa escreveu:Alguém sabe se é fácil fazer a sangria do líquido de arrefecimento para trocar? Pelo que eu vi o RN usa umas abraçadeiras bem diferentes nas conexões das mangueiras...

No meu caso usaram as mesmas na oficina, embora tenham me oferecido a opção de trocar. Liguei na concessionária e lá eles falaram que para eles as braçadeiras são descartáveis e, portanto, substituídas uma vez mexidas.
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24/9/2018, 08:47
GERALDO VERAS escreveu:
Amigo, de fato seguindo o Padrão Fiat eles usam o Petronas coolant que sempre foi o mais famoso junto com o Paraflu. Mas no mercado tem diversas marcas boas e até mais caras que essas duas, como Motul, Bardhal etc. No meu caso optei por um da Whurt que é também uma marca de renome intencional e muito boa, por três motivos simples: 1) pelo fato de já ter um frasco aqui comigo, dai só comprei a quantidade restante: 2) ele já ser pronto pra uso, ao contrário dos concentrados, que ainda tem que misturar na proporção com água desmineralizada; 3) a oficina onde troquei já trabalhar com essa marca (casa de radiadores e oficina credenciada Bosch). Li o manual e as propriedades são as mesmas: 30% monoetilenoglicol e orgânico. Quando fiz o procedimento estavam fazendo também em um Palio e um Fusion Titanium. Mas quem qiuiser pode comprar na concessionária (incrivelmente mais caro, mesmo sendo um produto bem simples) ou comprar o Coolant na net, que vende em varios sites e mercado livre e depois mandar trocar numa dessas casas de radiadores ou oficina de sua confiança. Sai muito mais em conta, sem falar que na concessionária dizem que não é preciso trocar e só completar. Mas desaconselho fazer isso, já que na própria embalagem do Coolant e das demais marcas, são categóricos em afirmar que tem prazo de validade quando em uso, indicando sua troca. Tanto o líquido orgânico como o coolat e demais marcas quanto os sintéticos das mesmas marcas dizem que perdem sua capacidade anticongelante e antievaporante com o tempo. Geralmente dizem ser de 2 anos. O meu o troquei com quase três. Já estava abaixo do mínimo.

Bom saber do Whurt. Não devo demorar para trocar o líquido. Tirei meu Renegade 0km em 2015 e devo ficar com ele, pelo menos 6 anos.... 3 já se foram.... gosto muito do carro, e trocar por outro igual, para mim, não compensa.... ainda mais que 7 airbags é uma raridade nos modelos de entrada, sem falar que TPMS não existe mais nos Renegades.... enfim

O negócio é dar a manutenção correta e seguir.....

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1/10/2018, 16:22
Geraldo, quanto ao Wurth, qual foi a cor que você utilizou? Laranja?
33% ou 50% pronto uso?
Grato
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11/10/2018, 21:24
jeb escreveu:Geraldo, quanto ao Wurth, qual foi a cor que você utilizou? Laranja?
33% ou 50% pronto uso?
Grato
J.


Cara, apesar de no manual recomendar o vermelho, eu usei o verde pronto pra uso na proporção de 33%. No manual diz que é essa proporção e evita o trabalho de ter que comprar água desmineralizada etc. Sem falar que na grande maioria dos veículos é essa proporção. Eu ia comprar na cor original do carro, mas como já tinha na cor verde, comprei o resto nessa cor pra aproveitar, até porque essa questão é apenas um detalhe, no próprio manual do produto diz isso, que é o mesmo produto e a cor é apenas por questão comercial de padronização de cada marca. Mas na oficina foi esgotado praticamente todo o líquido antigo e colocado o novo. Nos primeiros dias baixou um pouco e ainda tive que ir completando. Pegou ainda quase meio litro, acho que pelo fato de ficar um pouco de ar no sistema. Mas depois pronto, nunca mais baixou.
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