- Ferrtesta
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Combustível renegade
6/8/2016, 18:12
Pessoal, hoje fui abastecer meu renegade TH em um posto Shell e perguntei ao frentista qual era bomba de Diesel s10. Ele me direcionou para a bomba é assim pedi para colocar 20 litros de diesel s10. Quando saio do carro pego o frentista enfiando a bomba de álcool no meu tanque. Eu parei ele na hora mas ele já tinha colocado 700 ml de alcool.
Logo abasteci com mais 30 litros de diesel s10 aditivado.
Como a proporção foi muito pequena, será que tem problema?
Logo abasteci com mais 30 litros de diesel s10 aditivado.
Como a proporção foi muito pequena, será que tem problema?
- drw
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Re: Combustível renegade
13/10/2018, 22:32
Boa noite, extraido da net.
PREJUÍZO CAUSADO PELA ÁGUA
Água no fundo do tanque de óleo diesel S10 tem o potencial de criar atividade microbiana, que degrada o combustível, gera borras e satura elementos filtrantes mais rapidamente, além de prejudicar o funcionamento da bomba injetora ou bico injetor do motor diesel.
INTERFACE ÁGUA-ÓLEO DIESEL COM CRESCIMENTO MICROBIANO
Água presente no tanque provoca uma série de transtornos, como o crescimento de microrganismos que se alimentam do óleo diesel. Esses microrganismos (fungos e bactérias) só são visíveis ao microscópio e se desenvolvem entre a água e o combustível. À medida que se multiplicam, começa a surgir uma massa marrom ou preta, conhecida como “borra”. Localizada na divisa entre o diesel e a água, ou depositada no fundo do tanque, a borra causa entupimento de telas, filtros e corrosão.
Como isso ocorre dentro do tanque?
O enxofre é responsável pela formação de gases como o SO2 (dióxido de enxofre) e SO3(trioxído de enxofre). O calor dentro do tanque de combustível faz com que a água evapore e condense. Essa água pode misturar-se aos gases de enxofre e levar a formação de ácido sulfúrico (H2SO4), o que é altamente corrosivo e prejudicial ao sistema de alimentação (bomba injetora, alimentadora e bicos injetores).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Alguns cuidados podem minimizar o surgimento de problemas em seu motor em decorrência da utilização de diesel deteriorado ou contaminado:
- Abasteça sempre em postos confiáveis.
- De preferência aos postos com grande rotatividade, apesar de não ser possível determinar claramente o prazo de validade do produto vendido a granel, a degradação do diesel S-10 é constante, iniciando logo após sua produção, desaconselhável a utilização após 3 meses (recomendação Petrobrás) e 30 dias (recomendação ANP).
- O posto deve informar claramente de onde vêm seus produtos. Os postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) têm que informar, em cada bomba abastecedora, qual foi a distribuidora que forneceu o combustível.
- Não fique alternando combustível diesel S-500 e diesel S-10, veículos com fabricação após 2012 é obrigatório a utilização do diesel S-10.
- Utilize um bom filtro separador de água.
- EXIJA SEMPRE A NOTA FISCAL. E não deixe de guardá-la! Ela é a prova de que você comprou naquele posto e só ela identifica o que você comprou.
Na quantidade que voce relatou a agua contida no alcool vai ficar retida no filtro separador, acredito que não terá problemas com isso.
Espero ter ajudado
PREJUÍZO CAUSADO PELA ÁGUA
Água no fundo do tanque de óleo diesel S10 tem o potencial de criar atividade microbiana, que degrada o combustível, gera borras e satura elementos filtrantes mais rapidamente, além de prejudicar o funcionamento da bomba injetora ou bico injetor do motor diesel.
INTERFACE ÁGUA-ÓLEO DIESEL COM CRESCIMENTO MICROBIANO
Água presente no tanque provoca uma série de transtornos, como o crescimento de microrganismos que se alimentam do óleo diesel. Esses microrganismos (fungos e bactérias) só são visíveis ao microscópio e se desenvolvem entre a água e o combustível. À medida que se multiplicam, começa a surgir uma massa marrom ou preta, conhecida como “borra”. Localizada na divisa entre o diesel e a água, ou depositada no fundo do tanque, a borra causa entupimento de telas, filtros e corrosão.
Como isso ocorre dentro do tanque?
O enxofre é responsável pela formação de gases como o SO2 (dióxido de enxofre) e SO3(trioxído de enxofre). O calor dentro do tanque de combustível faz com que a água evapore e condense. Essa água pode misturar-se aos gases de enxofre e levar a formação de ácido sulfúrico (H2SO4), o que é altamente corrosivo e prejudicial ao sistema de alimentação (bomba injetora, alimentadora e bicos injetores).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Alguns cuidados podem minimizar o surgimento de problemas em seu motor em decorrência da utilização de diesel deteriorado ou contaminado:
- Abasteça sempre em postos confiáveis.
- De preferência aos postos com grande rotatividade, apesar de não ser possível determinar claramente o prazo de validade do produto vendido a granel, a degradação do diesel S-10 é constante, iniciando logo após sua produção, desaconselhável a utilização após 3 meses (recomendação Petrobrás) e 30 dias (recomendação ANP).
- O posto deve informar claramente de onde vêm seus produtos. Os postos sem distribuidora exclusiva (bandeira branca) têm que informar, em cada bomba abastecedora, qual foi a distribuidora que forneceu o combustível.
- Não fique alternando combustível diesel S-500 e diesel S-10, veículos com fabricação após 2012 é obrigatório a utilização do diesel S-10.
- Utilize um bom filtro separador de água.
- EXIJA SEMPRE A NOTA FISCAL. E não deixe de guardá-la! Ela é a prova de que você comprou naquele posto e só ela identifica o que você comprou.
Na quantidade que voce relatou a agua contida no alcool vai ficar retida no filtro separador, acredito que não terá problemas com isso.
Espero ter ajudado
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