- moscanogelo
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Farol de Neblina - O guia definitivo
7/3/2022, 12:17
Farol de Neblina - O guia definitivo
Espero não estar sendo repetitivo, porém na minha busca por colocar um farol de neblina no Renegade, foi um desafio encontrar todas as respostas em um só lugar.
Por isso resolvi fazer esse post-guia, com o intuito de ajudar os colegas que também tem esse desejo de equipar o seu Jeep.
Então vamos começar.
Meu Renegade é um PCD. Dessa forma ele já vem com a fiação para instalação do farol de milha pronta.
Basta instalar os faróis propriamente ditos e trocar o controle de farol por um que tenha o botão do farol de neblina, o famoso modelo bipartido.
Finalizada essa parte, tem que habilitar no sistema do Jeep para que o carro reconheça o novo acessório. O famoso alinhamento de proxy.
O botão
Uma rápida pesquisa no Mercado Livre por "kit farol neblina Renegade" e aparecerá uma infinidade de anúncios. Todos bem parecidos.
O kit é composto de: um par de farol, fiação, rele auxiliar e um botão bipartido "tipo original”.
Esse botão é confeccionado para a instalação em paralelo do farol ao sistema original do Jeep.
Quando você compra esse kit, é obrigado a passar toda a fiação novamente, e fazer a devida ligação elétrica.
Não dá para ligar o farol de neblina na fiação original do Jeep utilizando esse botão “tipo original”.
Esse botão vem com um "rabicho", uma gambiarra para ligar o farol de milha. Essa é a jogada.
Com esse kit você não precisa fazer o alinhamento de proxy, porque não é uma ligação original. É paralela ao sistema do carro. Nunca irá ascender a luz do painel, porque para o sistema não existe nenhum farol de neblina instalado. Irá funcionar, porém com esse detalhe.
O farol
Aqui a pesquisa foi extensa.
Se você pesquisar por “farol de neblina Renegade” verá que os preços são bem elevados.
Todos muito semelhantes. O que muda aqui é a qualidade de cada peça. Tem que escolher com cuidado.
Quanto o tipo de soquete, todos são iguais: aceitam o H11 ou H8. Esses 2 soquetes são exatamente o mesmo. O que muda é a potência. H8 é no máximo 35w e H11 55w.
Aqui a minha dica é justamente os modelos compatíveis, que são iguais para os mais variados veículos.
Compilei uma pequena lista dos modelos compatíveis com o Renegade. Devem ter mais.
Na lista a seguir, qualquer um desses modelos serve no Jeep.
Modelos:
PEUGEOT 207: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
PEUGEOT 208: 2013, 2014, 2015, 2016
PEUGEOT 2008: 2016, 2017, 2018, 2019
PEUGEOT 307: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
PEUGEOT HOGGAR: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
CITROËN C3: 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 HATCH: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 PALLAS: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 VTR: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C5: 2005, 2006, 2007
CITROËN PICASSO: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT CLIO: 2013, 2014, 2015, 2016
RENAULT DUSTER: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT LAGUNA: 2001, 2002, 2003
RENAULT LOGAN: 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT KWID: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT MEGANE: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT DUSTER OROCH: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT SANDERO: 2009, 2010, 2011
FIAT ARGO: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022
FIAT CRONOS: 2018, 2019, 2020, 2021
FIAT MOBI: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022
HONDA CITY: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
HONDA CIVIC: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
JEEP RENEGADE: 2016, 2017, 2018, 2019
FORD ECOSPORT: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017
FORD FIESTA HATCH: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
FORD FIESTA SEDAN: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
FORD NEW FIESTA: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
FORD FOCUS: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015
FORD FUSION: 2013, 2014, 2015, 2016
FORD KA HATCH: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
FORD KA SEDAN: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
FORD RANGER: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
NISSAN FRONTIER: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016
MITSUBISHI PAJERO: 2007, 2008, 2009
MITSUBISHI PAJERO TR4: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015
MITSUBISHI PAJERO FULL: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
MITSUBISHI L200 TRITON HPE: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016
TOYOTA COROLLA: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
O que eu fiz
Comecei comprando um botão original bipartido. Como disse lá em cima, se você quer manter a originalidade do Jeep, essa é a única solução.
Paguei R$ 371,30. Segue o link: https://www.autorizadapecas.com.br
Os faróis e as lâmpadas eu comprei pelo mercado livre.
O farol foi nesse link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721897462-farol-de-milha-citroen-c4-2007-08-09-10-11-2012-novo-par-_JM?quantity=1&variation_id=21961376772
Gostei muito da qualidade dele, lente em vidro, acabamento bom, sem rebarbas. Optei por um com lente de vidro pois já tinha intenção de colocar uma lâmpada H11 de 55w. Acho que uma lente de acrílico não seria uma boa ideia nesse caso.
E paguei R$ 78,90 no par.
A lâmpada foi essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1878970856-par-lampada-efeito-xenon-farol-de-milha-renegade-8500k-h11-_JM
H11, super branca e halógena. Dessa forma não preciso de canceller.
Paguei R$ 48,50, com frete.
Lâmpadas super brancas não acusam erro no painel pois são incandescentes, tendo o mesmo consumo (alto) de energia que as originais.
O sistema do carro que avisa lâmpada queimada faz isso ao não detectar consumo de energia. Daí que os Leds consomem tão pouco que o carro entende que a lâmpada queimou e avisa lâmpada queimada no painel.
Por isso o Canbus ou canceller, que consomem energia, transformando energia elétrica em calorífica. O sistema "nota" o consumo, achando estar tudo normal.
Ah, e mais R$ 9,50 de parafusos e presilhas, para fixar o farol de milha na moldura interna.
A única coisa que fiz a mais foi passar um silicone preto na junção do vidro do farol, para evitar umidade. O farol me parece bom, mas vai que....
E o alinhamento de proxy que fiz com o Fabio de Suzano. Peguei o contato dele aqui no fórum.
Como de praxe, ativei a função Cornering Lights também.
Total da brincadeira: R$ 508,20 + R$ 200,00 alinhamento de proxy.
Farol de milha instalado e funcionando: R$ 708,20
Seguem as fotos da arte:
Espero não estar sendo repetitivo, porém na minha busca por colocar um farol de neblina no Renegade, foi um desafio encontrar todas as respostas em um só lugar.
Por isso resolvi fazer esse post-guia, com o intuito de ajudar os colegas que também tem esse desejo de equipar o seu Jeep.
Então vamos começar.
Meu Renegade é um PCD. Dessa forma ele já vem com a fiação para instalação do farol de milha pronta.
Basta instalar os faróis propriamente ditos e trocar o controle de farol por um que tenha o botão do farol de neblina, o famoso modelo bipartido.
Finalizada essa parte, tem que habilitar no sistema do Jeep para que o carro reconheça o novo acessório. O famoso alinhamento de proxy.
O botão
Uma rápida pesquisa no Mercado Livre por "kit farol neblina Renegade" e aparecerá uma infinidade de anúncios. Todos bem parecidos.
O kit é composto de: um par de farol, fiação, rele auxiliar e um botão bipartido "tipo original”.
Esse botão é confeccionado para a instalação em paralelo do farol ao sistema original do Jeep.
Quando você compra esse kit, é obrigado a passar toda a fiação novamente, e fazer a devida ligação elétrica.
Não dá para ligar o farol de neblina na fiação original do Jeep utilizando esse botão “tipo original”.
Esse botão vem com um "rabicho", uma gambiarra para ligar o farol de milha. Essa é a jogada.
Com esse kit você não precisa fazer o alinhamento de proxy, porque não é uma ligação original. É paralela ao sistema do carro. Nunca irá ascender a luz do painel, porque para o sistema não existe nenhum farol de neblina instalado. Irá funcionar, porém com esse detalhe.
O farol
Aqui a pesquisa foi extensa.
Se você pesquisar por “farol de neblina Renegade” verá que os preços são bem elevados.
Todos muito semelhantes. O que muda aqui é a qualidade de cada peça. Tem que escolher com cuidado.
Quanto o tipo de soquete, todos são iguais: aceitam o H11 ou H8. Esses 2 soquetes são exatamente o mesmo. O que muda é a potência. H8 é no máximo 35w e H11 55w.
Aqui a minha dica é justamente os modelos compatíveis, que são iguais para os mais variados veículos.
Compilei uma pequena lista dos modelos compatíveis com o Renegade. Devem ter mais.
Na lista a seguir, qualquer um desses modelos serve no Jeep.
Modelos:
PEUGEOT 207: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
PEUGEOT 208: 2013, 2014, 2015, 2016
PEUGEOT 2008: 2016, 2017, 2018, 2019
PEUGEOT 307: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
PEUGEOT HOGGAR: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
CITROËN C3: 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 HATCH: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 PALLAS: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C4 VTR: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
CITROËN C5: 2005, 2006, 2007
CITROËN PICASSO: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT CLIO: 2013, 2014, 2015, 2016
RENAULT DUSTER: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT LAGUNA: 2001, 2002, 2003
RENAULT LOGAN: 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT KWID: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT MEGANE: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
RENAULT DUSTER OROCH: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
RENAULT SANDERO: 2009, 2010, 2011
FIAT ARGO: 2018, 2019, 2020, 2021, 2022
FIAT CRONOS: 2018, 2019, 2020, 2021
FIAT MOBI: 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022
HONDA CITY: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
HONDA CIVIC: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
JEEP RENEGADE: 2016, 2017, 2018, 2019
FORD ECOSPORT: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017
FORD FIESTA HATCH: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
FORD FIESTA SEDAN: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014
FORD NEW FIESTA: 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
FORD FOCUS: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015
FORD FUSION: 2013, 2014, 2015, 2016
FORD KA HATCH: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
FORD KA SEDAN: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
FORD RANGER: 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021
NISSAN FRONTIER: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016
MITSUBISHI PAJERO: 2007, 2008, 2009
MITSUBISHI PAJERO TR4: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015
MITSUBISHI PAJERO FULL: 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
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TOYOTA COROLLA: 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019
O que eu fiz
Comecei comprando um botão original bipartido. Como disse lá em cima, se você quer manter a originalidade do Jeep, essa é a única solução.
Paguei R$ 371,30. Segue o link: https://www.autorizadapecas.com.br
Os faróis e as lâmpadas eu comprei pelo mercado livre.
O farol foi nesse link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721897462-farol-de-milha-citroen-c4-2007-08-09-10-11-2012-novo-par-_JM?quantity=1&variation_id=21961376772
Gostei muito da qualidade dele, lente em vidro, acabamento bom, sem rebarbas. Optei por um com lente de vidro pois já tinha intenção de colocar uma lâmpada H11 de 55w. Acho que uma lente de acrílico não seria uma boa ideia nesse caso.
E paguei R$ 78,90 no par.
A lâmpada foi essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1878970856-par-lampada-efeito-xenon-farol-de-milha-renegade-8500k-h11-_JM
H11, super branca e halógena. Dessa forma não preciso de canceller.
Paguei R$ 48,50, com frete.
Lâmpadas super brancas não acusam erro no painel pois são incandescentes, tendo o mesmo consumo (alto) de energia que as originais.
O sistema do carro que avisa lâmpada queimada faz isso ao não detectar consumo de energia. Daí que os Leds consomem tão pouco que o carro entende que a lâmpada queimou e avisa lâmpada queimada no painel.
Por isso o Canbus ou canceller, que consomem energia, transformando energia elétrica em calorífica. O sistema "nota" o consumo, achando estar tudo normal.
Ah, e mais R$ 9,50 de parafusos e presilhas, para fixar o farol de milha na moldura interna.
A única coisa que fiz a mais foi passar um silicone preto na junção do vidro do farol, para evitar umidade. O farol me parece bom, mas vai que....
E o alinhamento de proxy que fiz com o Fabio de Suzano. Peguei o contato dele aqui no fórum.
Como de praxe, ativei a função Cornering Lights também.
Total da brincadeira: R$ 508,20 + R$ 200,00 alinhamento de proxy.
Farol de milha instalado e funcionando: R$ 708,20
Seguem as fotos da arte:
Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
2/4/2022, 06:08
Parabéns pela postagem "Moscanogelo", muito boas e úteis informações. Para um complemento ao guia definitivo do Moscanogelo, tem um vídeo meu de como instalar o farol de neblina que está em meu canal na playlist Jeep Renegade - Instale você mesmo (clique aqui) ". Espero que possa ser útil também.
Ah, Moscanogelo essa gambiarra de não precisar proxy com a o kit que vem fiação/rabicho, eu não sabia. Comprei um kit destes e como não tinha manual, não informava isso e como o meu já tinha a fiação resolvi não usar com esse kit, mas tive que fazer o proxy também usando a fiação original e instalando o botão como pode ver nos vídeos.
Abraço para todos.
Ah, Moscanogelo essa gambiarra de não precisar proxy com a o kit que vem fiação/rabicho, eu não sabia. Comprei um kit destes e como não tinha manual, não informava isso e como o meu já tinha a fiação resolvi não usar com esse kit, mas tive que fazer o proxy também usando a fiação original e instalando o botão como pode ver nos vídeos.
Abraço para todos.
- ISAQUE_NICHE
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
4/4/2022, 09:11
Bom dia Moscanogelo,
obrigado pelas dicas, estou com um farol de neblina que não é de vidro... ficou fosco e quando você procura o específico do Renegate vc se assusta com os preços... Na sua instalação, você precisou adaptar ele no encaixe do para choque ou no soquete?
Ats,
Isaque
obrigado pelas dicas, estou com um farol de neblina que não é de vidro... ficou fosco e quando você procura o específico do Renegate vc se assusta com os preços... Na sua instalação, você precisou adaptar ele no encaixe do para choque ou no soquete?
Ats,
Isaque
Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
4/4/2022, 16:49
Olá Isaque no meu eu coloquei na moldura original dele que você solta os parafusos/recorta como pode ver neste meu vídeo: https://youtu.be/b6xZSgCuc00 ou também como instalar bipartido e outros na playlist em https://www.youtube.com/playlist?list=PLffV1YVnNCMwVN_fQrPQqnQkRnYsYZqd2 Espero que ajude.
- moscanogelo
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
4/4/2022, 18:51
Obrigado a todos pelas palavras de incentivo. O objetivo é aprimoramento, sempre.
Isaque, todos esse modelos de faróis que eu coloquei no guia são exatamente iguais.
Portanto, você pode escolher qualquer modelo desses, que o encaixe será o mesmo, sem adaptações, nem nada.
Para detalhes da instalação, sugiro o vídeo do colega Lucato.
Exatamente como esta no vídeo dele.
Isaque, todos esse modelos de faróis que eu coloquei no guia são exatamente iguais.
Portanto, você pode escolher qualquer modelo desses, que o encaixe será o mesmo, sem adaptações, nem nada.
Para detalhes da instalação, sugiro o vídeo do colega Lucato.
Exatamente como esta no vídeo dele.
- zeboladao
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
23/9/2022, 00:04
Galera, vejo muita gente falando sobre o funcionamento correto no sistema original, mas so mencionam o renegade PCD.. eu tenho um RENEGADE normal, longitude 2023, TIREI DA CCS HOJE, e o kit q me cobraram 2000R$ não é original e funciona em paralelo (sem mostrar no painel ou funcionar o corneling lights).
Como eu resolvo isso? Sò consigo achar pra vender os farois originais e o botão bipartido original, não sei como vou conseguir o chicote necessário pra instalação correta. Obrigado!
Como eu resolvo isso? Sò consigo achar pra vender os farois originais e o botão bipartido original, não sei como vou conseguir o chicote necessário pra instalação correta. Obrigado!
- Progerio
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
29/12/2022, 20:29
Boa noite, Moscanogelo,,
Tenho um Jeep Renegade Sport 2019. Comprei os farois de milhas com lampadas h11 e instalei. Fiz os procedimentos fisicos de colocar as milhas e ligar o rabicho nas lâmpadas, mas mantive o botão original, o mesmo que acende o farol de neblina. Pensei em acender os dois ao mesmo temo, essa foi a informação da CSS. Acontece q não acendeu os milhas. O que deve ter feito errado? tem algum fio que vem desligado de fabrica? tem que fazer o alinhamento do proxy? Caso possa me auxiliar fico muito grato.
Tenho um Jeep Renegade Sport 2019. Comprei os farois de milhas com lampadas h11 e instalei. Fiz os procedimentos fisicos de colocar as milhas e ligar o rabicho nas lâmpadas, mas mantive o botão original, o mesmo que acende o farol de neblina. Pensei em acender os dois ao mesmo temo, essa foi a informação da CSS. Acontece q não acendeu os milhas. O que deve ter feito errado? tem algum fio que vem desligado de fabrica? tem que fazer o alinhamento do proxy? Caso possa me auxiliar fico muito grato.
- moscanogelo
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
7/1/2023, 13:51
Progerio, bom dia.
Até onde eu sei, se vc usou a fiação original para ligar o seu milha (mantendo o botão original, como vc disse), o Jeep não reconhece essa ligação.
Você teria que fazer o "alinhamento de proxy" para funcionar.
Ou seja, você teria que habilitar o chicote original do milha para seus faróis funcionarem.
Dessa forma, até a luz do painel ficaria acesa.
Se você fizesse uma ligação paralela, sem usar o chicote original, não teria esse problema.
Tudo funcionaria de boa, com exceção da luz do painel.
Até onde eu sei, se vc usou a fiação original para ligar o seu milha (mantendo o botão original, como vc disse), o Jeep não reconhece essa ligação.
Você teria que fazer o "alinhamento de proxy" para funcionar.
Ou seja, você teria que habilitar o chicote original do milha para seus faróis funcionarem.
Dessa forma, até a luz do painel ficaria acesa.
Se você fizesse uma ligação paralela, sem usar o chicote original, não teria esse problema.
Tudo funcionaria de boa, com exceção da luz do painel.
- Progerio
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Re: Farol de Neblina - O guia definitivo
7/1/2023, 14:10
Muito obrigado pela resposta.
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