- diogo santos
Pontos : 124
Reputação : -1
Desempenho do CB
28/5/2018, 01:08
Aqui vai mais um grande elogio para o Renegade:
Segunda-feira 21/05/18, estava andando com o carro na reserva, já com o tracinho sem dizer quanto andaria (vou reclamar sobre isso adiante). Estava com receio sobre abastecer ou não, pois de acordo com meus cálculos, ainda restavam 8 litros no carro. O CB apontava média de 9,5 e eu tinha rodado 498km. Logo, eu havia consumido, de acordo com o CB 52 litros. Mas, como o carro não consegue mais dizer qual a autonomia desde muito cedo (já vi reclamações sobre metade do tanque já não informar a autonomia), eu estava com muito medo de faltar combustível e corri pro posto.
Acabou que ao mandar encher o tanque, acabei utilizando etanol, o carro pegou os exatos 52 litros.
Podemos confiar nos dados que o carro nos dá, ao contrário de outros como o Kicks, que já vi donos relatando uma margem de erro de 2,0km.
Nunca vi um CB tão exato. Eu marco todos os meus abastecimentos numa planilha e o erro é mínimo. A crítica fica sobre a autonomia que deixa de ser informada de maneira muito precoce.
Quais as suas impressões?
Segunda-feira 21/05/18, estava andando com o carro na reserva, já com o tracinho sem dizer quanto andaria (vou reclamar sobre isso adiante). Estava com receio sobre abastecer ou não, pois de acordo com meus cálculos, ainda restavam 8 litros no carro. O CB apontava média de 9,5 e eu tinha rodado 498km. Logo, eu havia consumido, de acordo com o CB 52 litros. Mas, como o carro não consegue mais dizer qual a autonomia desde muito cedo (já vi reclamações sobre metade do tanque já não informar a autonomia), eu estava com muito medo de faltar combustível e corri pro posto.
Acabou que ao mandar encher o tanque, acabei utilizando etanol, o carro pegou os exatos 52 litros.
Podemos confiar nos dados que o carro nos dá, ao contrário de outros como o Kicks, que já vi donos relatando uma margem de erro de 2,0km.
Nunca vi um CB tão exato. Eu marco todos os meus abastecimentos numa planilha e o erro é mínimo. A crítica fica sobre a autonomia que deixa de ser informada de maneira muito precoce.
Quais as suas impressões?
- Daniel Gadê
Pontos : 478
Reputação : 64
Modelo do Carro : Jeep Compass Longitude Flex
Re: Desempenho do CB
28/5/2018, 12:56
- diogo santos
28/5/2018, 13:23
Primeiro: CB = Computador de Bordo.
Segundo: Acho que você leu e não entendeu. A crítica que faço, é que o Renegade deixa de mostrar a autonomia de forma precoce. Na maioria dos carros que eu vi, ao contrário do teu relato, vejo o CB indicando autonomia com o carro bem próximo de faltar gasolina. Se der traço, pode correr pro posto pois só deve ter mais uns 2 ou 3 litros, como era o caso do meu Sentra que apontava autonomia até chegar em 25/30km. O Renegade aponta traço antes mesmo de acender a luz da reserva, que, te corrigindo é de 8L. O meu deu traço com 3 pontos no marcador. Já vi um relato de traço com tanque na metade.
Espero que tenha entendido.
Segundo: Acho que você leu e não entendeu. A crítica que faço, é que o Renegade deixa de mostrar a autonomia de forma precoce. Na maioria dos carros que eu vi, ao contrário do teu relato, vejo o CB indicando autonomia com o carro bem próximo de faltar gasolina. Se der traço, pode correr pro posto pois só deve ter mais uns 2 ou 3 litros, como era o caso do meu Sentra que apontava autonomia até chegar em 25/30km. O Renegade aponta traço antes mesmo de acender a luz da reserva, que, te corrigindo é de 8L. O meu deu traço com 3 pontos no marcador. Já vi um relato de traço com tanque na metade.
Espero que tenha entendido.
- martinc
Pontos : 315
Reputação : 43
Modelo do Carro : Renegade Sport Flex 2020
28/5/2018, 16:16
Diogo, o RN faz uma média pelo consumo dos últimos km, e deixa de marcar a autonomia quando ela é menor que 50 km. Isso é uma margem de segurança, pra evitar erro ao informar um número mais próximo do zero. Tenho um astra que mostra autonomia até chegar a 1 km... acho útil, mas acredito que o padrão FCA seja por segurança mesmo.
- diogo santos
28/5/2018, 17:47
martinc escreveu:Diogo, o RN faz uma média pelo consumo dos últimos km, e deixa de marcar a autonomia quando ela é menor que 50 km. Isso é uma margem de segurança, pra evitar erro ao informar um número mais próximo do zero. Tenho um astra que mostra autonomia até chegar a 1 km... acho útil, mas acredito que o padrão FCA seja por segurança mesmo.
essa informação consta no manual?
De toda forma, o meu deixou de mostrar a autonomia com 9 litros no tanque. Minha média na gasolina nunca fica abaixo de 7,5. Pra chegar em 50km de autonomia a média teria que ser abaixo de 5.5.
E, repetindo, já vi um relato de autonomia zerando com meio tanque.
Seria bom se surgissem mais membros relatando o comportamento do CB aqui.
- Chamber
Pontos : 736
Reputação : 95
Modelo do Carro : Renegade Sport 1.8 Flex automático 17/17
29/5/2018, 07:23
Muito ruim esse lance dos carros da FCA não mostrarem mais a autonomia no fim do tanque, exatamente quando mais a gente precisa dessa informação
Tive um Punto que era a mesma coisa
Eu penso que isso ocorra inclusive por questões jurídicas. O carro sempre tem um erro, e eles não querem que esse erro seja apontado quando o combustível acabar
Tipo assim, o carro ainda mostra autonomia de 10km e, de repente, o carro morre por pane seca (erro do CB). Assim daria ensejo do proprietário mover uma ação por danos morais de ter confiado no carro e teve que passar pelo constrangimento de ficar no meio da rua
Tive um Punto que era a mesma coisa
Eu penso que isso ocorra inclusive por questões jurídicas. O carro sempre tem um erro, e eles não querem que esse erro seja apontado quando o combustível acabar
Tipo assim, o carro ainda mostra autonomia de 10km e, de repente, o carro morre por pane seca (erro do CB). Assim daria ensejo do proprietário mover uma ação por danos morais de ter confiado no carro e teve que passar pelo constrangimento de ficar no meio da rua
Faróis, DRL e Milha em Led´s
Teto e capô adesivados
JBL GTO 328
- diogo santos
29/5/2018, 08:47
Poxa, Chamber. A FCA não poderia se resguardar com um aviso nobre uma margem de erro qualquer? Os 9 litros que eu tinha dava pra rodar mais de 100km.
- T-6
Pontos : 112
Reputação : 3
Modelo do Carro : Renegade PCD 2018
30/5/2018, 16:52
Também acho ruim essa perda de aviso de autonomia precoce. No Fiesta 1.0 de meu filho ele marca bem abaixo dos 50 km de autonomia e, no C4 Pallas que tive, cheguei a zerar o detotalizador de km a rodar a uns 100m do posto. Foi para ver até onde ia.
Não deixa de ser uma segurança a mais.
Não deixa de ser uma segurança a mais.
9/7/2018, 01:42
Aconteceu comigo o que já tinha visto em outro relato: o tanque praticamente na metade (apenas um traço abaixo do meio tanque) e o CB já parou de informar a autonomia. Absurdo! Isso é um defeito a ser corrigido.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos