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Degradação do diesel e o biodiesel
29/11/2017, 09:38
Pessoal
Tomei contato com o produto Actioil A550 ha algumas semanas atrás. Isso me fez buscar mais sobre o assunto e questão intimamente ligado ao biodiesel.
Me parece que o produto possui inúmeras vantagens e a que mais me chamou a atenção é a conservação do Diesel no tanque, principalmente o S10. Existem alguns estudos que mostram que o biodiesel é ótimo para a natureza, mas péssimo para o motor, pois é um combustível, digamos "vivo". O tempo de validade do S10 é de 30 dias, mas isso desde quando é produzido. Ou seja, quando abastecemos o diesel pode estar "velho" e isso muda completamente a performance e durabilidade de bomas e bicos, além do filtro de combustível.
Por isso que devemos sempre abastecer em postos que tem um alto fluxo de caminhões, justamente para se ter a rotatividade do combustível (sempre novo) e, claro, caminhoneiro em geral sabe onde estão os postos mais confiáveis.
Aqui segue um ótimo texto esclarecedor sobre o assunto:
http://www.oficinabrasil.com.br/noticia/reparador-diesel/degradacao-do-oleo-diesel-com-baixos-teores-de-enxofre-s500-e-s10-causas-e-solucoes
Amostras de Diesel S10 B7 limpo quando sai da refinaria (foto 4) e degradado ao longo da cadeia de distribuição (foto 5) e S500 B7 limpo (foto 6) e degradado (foto 7). S500 é o diesel "comum".
A seguir, um artigo científico que apresentou estudos da contaminação por proliferação de bactérias chamadas de borra. Este trabalho teve como objetivo analisar a oscilação de rotação de um motor, utilizando diferentes tipos de diesel, e também apresentar uma forma eficaz de realizar o tratamento o diesel:
Estudo para redução de variação de rotação e tratamento do diesel s-500 aplicando o aditivo actioil a550
Um mestrado nesta área: Estudo da degradação térmica do óleo e biodiesel de gergelim preto (sesamum indicum l.) e nabo forrageiro (raphanus sativus l.) por técnicas espectroscópicas
Longe de fazer propaganda e promessas (não sou garoto propaganda e nem trabalho na área), meu objetivo aqui é relatar o uso real do produto no Renegade Diesel. O fato é que comprei o Actioil A550 e fiz uma aplicação hoje, conforme consta nas instruções. Com o tempo vou relatando os resultados.
Essa questão da degradação explica, para mim, alguns comportamentos do RN diesel. Por exemplo, logo quando eu abasteço, percebo que o rendimento é melhor... como o RN é econômico, já chegou situações de eu ficar sem abastecer por 3 semanas.... é nítida a queda de rendimento. Ou seja, uma possibilidade é de que o combustível esteja "turvo", "semi-contaminado" e aí.....
O fato é que carro diesel precisa rodar, senão o combustível envelhece e causará danos e custos ao proprietário.
J.
Tomei contato com o produto Actioil A550 ha algumas semanas atrás. Isso me fez buscar mais sobre o assunto e questão intimamente ligado ao biodiesel.
Me parece que o produto possui inúmeras vantagens e a que mais me chamou a atenção é a conservação do Diesel no tanque, principalmente o S10. Existem alguns estudos que mostram que o biodiesel é ótimo para a natureza, mas péssimo para o motor, pois é um combustível, digamos "vivo". O tempo de validade do S10 é de 30 dias, mas isso desde quando é produzido. Ou seja, quando abastecemos o diesel pode estar "velho" e isso muda completamente a performance e durabilidade de bomas e bicos, além do filtro de combustível.
Por isso que devemos sempre abastecer em postos que tem um alto fluxo de caminhões, justamente para se ter a rotatividade do combustível (sempre novo) e, claro, caminhoneiro em geral sabe onde estão os postos mais confiáveis.
Aqui segue um ótimo texto esclarecedor sobre o assunto:
http://www.oficinabrasil.com.br/noticia/reparador-diesel/degradacao-do-oleo-diesel-com-baixos-teores-de-enxofre-s500-e-s10-causas-e-solucoes
Amostras de Diesel S10 B7 limpo quando sai da refinaria (foto 4) e degradado ao longo da cadeia de distribuição (foto 5) e S500 B7 limpo (foto 6) e degradado (foto 7). S500 é o diesel "comum".
A seguir, um artigo científico que apresentou estudos da contaminação por proliferação de bactérias chamadas de borra. Este trabalho teve como objetivo analisar a oscilação de rotação de um motor, utilizando diferentes tipos de diesel, e também apresentar uma forma eficaz de realizar o tratamento o diesel:
Estudo para redução de variação de rotação e tratamento do diesel s-500 aplicando o aditivo actioil a550
Um mestrado nesta área: Estudo da degradação térmica do óleo e biodiesel de gergelim preto (sesamum indicum l.) e nabo forrageiro (raphanus sativus l.) por técnicas espectroscópicas
Longe de fazer propaganda e promessas (não sou garoto propaganda e nem trabalho na área), meu objetivo aqui é relatar o uso real do produto no Renegade Diesel. O fato é que comprei o Actioil A550 e fiz uma aplicação hoje, conforme consta nas instruções. Com o tempo vou relatando os resultados.
Essa questão da degradação explica, para mim, alguns comportamentos do RN diesel. Por exemplo, logo quando eu abasteço, percebo que o rendimento é melhor... como o RN é econômico, já chegou situações de eu ficar sem abastecer por 3 semanas.... é nítida a queda de rendimento. Ou seja, uma possibilidade é de que o combustível esteja "turvo", "semi-contaminado" e aí.....
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
29/11/2017, 10:17
Essa preocupação deve existir, também, quanto à gasolina.
Especialmente nos chamados tanquinhos de partida a frio, para os modelos que ainda os têm.
Em locais mais quentes, acredito que o combustível nunca é utilizado e, se porventura for, é possível que ocorra até meses depois.
A Honda, na época que tinha o tanquinho, usava essa gasolina sempre, independentemente da temperatura, para evitar o envelhecimento do combustível.
Também pode ocorrer nos carros que fazem o chamado "ciclo da dona de casa". São carros que normalmente são o segundo ou terceiro veículo da família, e somente são utilizados em determinadas datas e para trajetos curtos, como uma padaria, um supermercado ou buscar um filho no colégio quando o transporte escolar não vai.
A solução imediata é abastecer pouco mais de um quarto do tanque se não houver previsão de utilização por longos trajetos.
O problema é que nosso combustível, ultimamente, tem subido quase toda semana, o que leva muita gente a encher o tanque para aproveitar um preço menor
Especialmente nos chamados tanquinhos de partida a frio, para os modelos que ainda os têm.
Em locais mais quentes, acredito que o combustível nunca é utilizado e, se porventura for, é possível que ocorra até meses depois.
A Honda, na época que tinha o tanquinho, usava essa gasolina sempre, independentemente da temperatura, para evitar o envelhecimento do combustível.
Também pode ocorrer nos carros que fazem o chamado "ciclo da dona de casa". São carros que normalmente são o segundo ou terceiro veículo da família, e somente são utilizados em determinadas datas e para trajetos curtos, como uma padaria, um supermercado ou buscar um filho no colégio quando o transporte escolar não vai.
A solução imediata é abastecer pouco mais de um quarto do tanque se não houver previsão de utilização por longos trajetos.
O problema é que nosso combustível, ultimamente, tem subido quase toda semana, o que leva muita gente a encher o tanque para aproveitar um preço menor
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
30/5/2018, 09:13
Pessoal
Em caráter informativo, a partir de 02 de Março de 2018, já vale 10% de Biodiesel no diesel, o chamado B10.
Percentual obrigatório de biodiesel passa para 10% (notícia)
J.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
30/5/2018, 19:12
É Jeb, eu já estou usando o actioil faz um mês. O pessoal de Cascavel (FIPAL CSS DA JEEP) estavam interessados em descobrir algo que ajudasse nesse problema do diesel. Então comecei a usar. Tem que comprar o de 500ml, pq o técnico disse q após aberto a embalagem tem um ano para consumir e só se usa em torno de 250ml de cada vez e a próxima seria à seis meses. Dizem q aí o diesel só começa a deteriorar depois de 9 meses. Estou falando o que o técnico (químico) do representante aqui no Brasil e que fica em Curitiba, me falou. Parece que são pessoas sérias e bem intencionadas. Cada um tem que fazer os seus testes...e avaliar.
- jeb
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
3/6/2018, 09:01
Tonsic escreveu:É Jeb, eu já estou usando o actioil faz um mês. O pessoal de Cascavel (FIPAL CSS DA JEEP) estavam interessados em descobrir algo que ajudasse nesse problema do diesel. Então comecei a usar. Tem que comprar o de 500ml, pq o técnico disse q após aberto a embalagem tem um ano para consumir e só se usa em torno de 250ml de cada vez e a próxima seria à seis meses. Dizem q aí o diesel só começa a deteriorar depois de 9 meses. Estou falando o que o técnico (químico) do representante aqui no Brasil e que fica em Curitiba, me falou. Parece que são pessoas sérias e bem intencionadas. Cada um tem que fazer os seus testes...e avaliar.
Tonsic, acredito mesmo que tenha uma validade de 1 ano, pois ele fechado é somente de dois anos. Como eu rodo bastante, 1 litro é suficiente.
J.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
3/6/2018, 09:08
Pessoal
Devido à falta de combustíveis, acabei armazenando 5 litros de diesel S10. Ontem, me veio a ideia de reproduzir o teste de degradação do diesel S10.
Na tentativa de verificar se realmente o Actioil funciona, reservei diesel S10 aditivado em duas garrafas limpas e em uma delas adicionei Actioil. Ambas estão guardadas em ambiente seco e escuro (como o nosso tanque), em temperatura ambiente.
A garrafa da esquerda contém Actioil (a coloração é um pouco mais turva, pois o Actioil tem cor alajandado/vermelho e denso. A da direita é o S10 apenas.
Por ser S10 aditivado, talvez a degradação demore mais. Vamos ver.
Vou postando semanalmente.
J.
Devido à falta de combustíveis, acabei armazenando 5 litros de diesel S10. Ontem, me veio a ideia de reproduzir o teste de degradação do diesel S10.
Na tentativa de verificar se realmente o Actioil funciona, reservei diesel S10 aditivado em duas garrafas limpas e em uma delas adicionei Actioil. Ambas estão guardadas em ambiente seco e escuro (como o nosso tanque), em temperatura ambiente.
A garrafa da esquerda contém Actioil (a coloração é um pouco mais turva, pois o Actioil tem cor alajandado/vermelho e denso. A da direita é o S10 apenas.
Por ser S10 aditivado, talvez a degradação demore mais. Vamos ver.
Vou postando semanalmente.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
3/6/2018, 10:39
Puxa, excelente idéia essa sua. Vamos acompanhar prá vêr se funciona mesmo. E as proporções, vc seguiu? Tipo: 250ml para 50litros de combustível?
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
3/6/2018, 12:58
Jeb, uma sugestão: quando vc puder, retira um pouquinho de diesel de cada garrafa e põe fogo pra ver a emissão de fumaça. Esses aditivos para diesel dizem que reduzem a emissão de fumaça preta, seria uma maneira, mesmo que rudimentar, de testar.
- jeb
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
4/6/2018, 10:22
Tonsic escreveu:Puxa, excelente idéia essa sua. Vamos acompanhar prá vêr se funciona mesmo. E as proporções, vc seguiu? Tipo: 250ml para 50litros de combustível?
Coloquei um pouco mais. A proporção foi de (8ml de actioil)/(1 litro de diesel).
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
4/6/2018, 10:25
metalpi escreveu:Jeb, uma sugestão: quando vc puder, retira um pouquinho de diesel de cada garrafa e põe fogo pra ver a emissão de fumaça. Esses aditivos para diesel dizem que reduzem a emissão de fumaça preta, seria uma maneira, mesmo que rudimentar, de testar.
Metalpi, eu já havia tentado uma vez isso. Mas não pega fogo com facilidade, pois não é inflamável. Só se já tiver algo com temperatura muito elevada, aí sim. Ainda não consegui isso... caso eu consiga, posto sim.
De qualquer forma, como o diesel é um motor por compressão/pressão, não sei se simplesmente "queimá-lo" irá produzir alguma fumaça ou algum resultado significativo.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
8/6/2018, 08:10
Boa jeb! Vamos aguardar para ver o resultado...
Valeu por compartilhar.
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- jeb
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Experimento com o diesel - Etapa 2
24/6/2018, 10:04
Pessoal
Estou de volta e postando o andamento do "experimento".
1. 2/6 - Início do experimento.
2. 14/6 - Leve decantação do frasco do Actioil.
Não houve mudança significativa na coloração, mas me parece que o diesel com Actioil está levemente mais claro.
Ao olhar com mais calma, houve decantação avermelhada, detalhada aqui:
Decantação.
Detalhe da decantação.
Vamos acompanhando.
Esqueci de mencionar que há um pequeno furo em cima, simulando uma possível entrada de ar, uma vez que um tanque não é totalmente hermético e a minha ideia é simular um ambiente aeróbico.
Opiniões?
J.
Estou de volta e postando o andamento do "experimento".
1. 2/6 - Início do experimento.
2. 14/6 - Leve decantação do frasco do Actioil.
Não houve mudança significativa na coloração, mas me parece que o diesel com Actioil está levemente mais claro.
Ao olhar com mais calma, houve decantação avermelhada, detalhada aqui:
Decantação.
Detalhe da decantação.
Vamos acompanhando.
Esqueci de mencionar que há um pequeno furo em cima, simulando uma possível entrada de ar, uma vez que um tanque não é totalmente hermético e a minha ideia é simular um ambiente aeróbico.
Opiniões?
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
24/6/2018, 19:44
Excelente iniciativa Jeb. Parabéns
Como sempre, ajudando muito o fórum....
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
26/6/2018, 11:05
Jeb, pelo jeito o Actioil está formando resíduos no diesel, certo?
Em primeira impressão creio que isso não seja bom...
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
26/6/2018, 12:17
Prata escreveu:Jeb, pelo jeito o Actioil está formando resíduos no diesel, certo?
Em primeira impressão creio que isso não seja bom...
Prata, justamente!!!
Quando eu agito ele deixa o diesel ligeiramente "turvo", como no inicio. Depois ele decanta.
Uma possibilidade é de que seja a "sujeita" do biodiesel decantada ou o próprio Actioil... decantar é péssimo na verdade... pois, teoricamente, isso poderia ocorrer dentro do tanque.
Por outro lado, como utilizei S10 aditivado Shell, pode ser que o Actioil não precise agir.... não sei, é uma teoria.
J.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
7/7/2018, 08:30
Atualizando informações
Não houve mais alteração de cor, apenas aumentou um pouco mais o sedimento no que contém o Actioil.
Por enquanto, não estou gostando dos resultados.
J.
Não houve mais alteração de cor, apenas aumentou um pouco mais o sedimento no que contém o Actioil.
Por enquanto, não estou gostando dos resultados.
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Re: Degradação do diesel e o biodiesel
8/7/2018, 21:53
Só lembrando que o diesel dentro do tanque está sempre sendo agitado e portanto não deve haver decantação dos resíduos.
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