- hugov
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Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
9/12/2021, 08:35
Bom dia galera! FMZ?
Vou contar uma historinha e gostaria da opinião de vocês!
O caso é um Renegade Diesel, eu faço todos os dias um percurso de 50km misto entre rodovia e urbano.
A média de consumo mista sempre foi 12.8kmL
-
Com 60,000 fiz a revisão na css, tudo certinho, seguindo as trocas de tudo que costuma ser trocado...
ao mesmo tempo, tive um problema com os pneus do carro, eles "racharam" próximo a curva da roda,.. eu usava um pneu de padrão scorpion 215/60.17 AT... (uma bosta na minha opinião, pneu com pouca aderência, fica cantando o tempo todo em curvas, é barulhento... eu nao gostava)
Troquei os 4 por maravilhosos michelin 225/60.17 HT (q benção!!! amei parece outro carro kkk)
-
EIS AQUI O PERRENG
Não sei qual situação casa com o q, mas o que acontece é o seguinte...
Depois dessa dupla de situações, o possante aumentou o consumo drasticamente, a media no mesmo percurso caiu para 11,2kmL...
Tive a sensação que o carro perdeu potencia também...
==
Depois de algumas semanas colhendo dados, voltei na css e expliquei o caso... passaram aparelho, deram reset em tudo, e disseram que estava tudo normal, nenhum log de erro, e o motorista q testa não acho nada diferente...
Ai a gente usuário fica com aquela cara de "então to retardado das ideia kkk" vai fazer oq,,
---------
O que vcs pensam que pode ter acontecido...
foi o pneu que fez isso?
foi a revisão?
foi alguma peça ou item de substrução q veio com defeito?
o que vcs acham que pode ter dado tanta diferença no consumo?
ABRASSSSSSSSSSSSS
Vou contar uma historinha e gostaria da opinião de vocês!
O caso é um Renegade Diesel, eu faço todos os dias um percurso de 50km misto entre rodovia e urbano.
A média de consumo mista sempre foi 12.8kmL
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Com 60,000 fiz a revisão na css, tudo certinho, seguindo as trocas de tudo que costuma ser trocado...
ao mesmo tempo, tive um problema com os pneus do carro, eles "racharam" próximo a curva da roda,.. eu usava um pneu de padrão scorpion 215/60.17 AT... (uma bosta na minha opinião, pneu com pouca aderência, fica cantando o tempo todo em curvas, é barulhento... eu nao gostava)
Troquei os 4 por maravilhosos michelin 225/60.17 HT (q benção!!! amei parece outro carro kkk)
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EIS AQUI O PERRENG
Não sei qual situação casa com o q, mas o que acontece é o seguinte...
Depois dessa dupla de situações, o possante aumentou o consumo drasticamente, a media no mesmo percurso caiu para 11,2kmL...
Tive a sensação que o carro perdeu potencia também...
==
Depois de algumas semanas colhendo dados, voltei na css e expliquei o caso... passaram aparelho, deram reset em tudo, e disseram que estava tudo normal, nenhum log de erro, e o motorista q testa não acho nada diferente...
Ai a gente usuário fica com aquela cara de "então to retardado das ideia kkk" vai fazer oq,,
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O que vcs pensam que pode ter acontecido...
foi o pneu que fez isso?
foi a revisão?
foi alguma peça ou item de substrução q veio com defeito?
o que vcs acham que pode ter dado tanta diferença no consumo?
ABRASSSSSSSSSSSSS
- kamicaze
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
9/12/2021, 22:20
Boa Noite,
também tive este problema mas instalei pneus 225 65 17 o consumo realmente aumentou, alguns dizem ser um erro de 10% devido as medidas diferentes dos pneus, mas já fiz algumas viagens e trajetos testando o consumo via GPS e creio que a diferença se deva ao carro estar mais grudado ao terreno, os pneus originais além de terem um contato menor com o terreno são mais duros pirelli e tem menor resistência ao deslocamento.
- hugov
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
10/12/2021, 08:35
to ligado... até cheguei perguntar na css se eles trocaram o mapeamento do carro na revisao de 60k
pq pra mim ficou muito diferente o carro depois disso,.. parece muito que perdeu torque em baixo rpm, ...
sei lá é muito estraho
pq pra mim ficou muito diferente o carro depois disso,.. parece muito que perdeu torque em baixo rpm, ...
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- hugov
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
14/12/2021, 18:40
uma outra observação é que a como vc disse da questão do tamanho do pizante (pneu)
e olhando as medidas no sites de pneu.. a roda no geral ganha 2cm de "linha reta" digamos
pra mim é dificil infiar na cabeça que toda essa diferença é 2cm (12mm de diferença real)
por isso eu fiquei apostando que foi "arte" da CSS
e olhando as medidas no sites de pneu.. a roda no geral ganha 2cm de "linha reta" digamos
pra mim é dificil infiar na cabeça que toda essa diferença é 2cm (12mm de diferença real)
por isso eu fiquei apostando que foi "arte" da CSS
- luizeduardo
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
15/12/2021, 13:02
Sobre os pneus, 225/65 alonga demais mesmo, já o 225/60 alonga tb, mas pouca coisa, menos 3%, que é a tolerancia recomendada. Isto depende tb da calibragem e até do desgaste, pois vai ficando "menor".
Sobre a atualização que as CCS estão fazendo, tb desaprovo, pois apesar de não sentir diferença de desempenho, c/ ctz o consumo piora. Fora o desconforto do cambio entrar em "Roda livre" quando abaixo de 45km/h.
Dá uma conferida no alinhamento, o maximo desempenho é conseguido quando as rodas dianteiras ficam 100% paralelas no ato da aceleração maxima. Por isto carro tração dianteira se alinha c/ a convergencia um pouquinho aberta.
Sobre a atualização que as CCS estão fazendo, tb desaprovo, pois apesar de não sentir diferença de desempenho, c/ ctz o consumo piora. Fora o desconforto do cambio entrar em "Roda livre" quando abaixo de 45km/h.
Dá uma conferida no alinhamento, o maximo desempenho é conseguido quando as rodas dianteiras ficam 100% paralelas no ato da aceleração maxima. Por isto carro tração dianteira se alinha c/ a convergencia um pouquinho aberta.
- CRACASSIS
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
20/12/2021, 00:13
Certamente a troca dos pneus fez com que o consumo fosse diferente, no caso para pior. Os pneus Scorpion são mais duros e com calibragem maior o que favorece a economia de combustível, os Michelin são mais macios e com calibragem menor o que dá maior aderência porem com maior esforço e consequentemente maior consumo. Somando a isso, o diâmetro foi alterado em 12mm que em princípio é muito pouco, mas acrescenta mais 2% e com isso os sensores que apuram a distância percorrida, vão indicar que Vc andou menos 2% do que realmente andou em relação aos pneus anteriores anteriores, já os sensores de consumo de combustível continuarão a medir igual, só ai já terá um aumento de 2%, como o diâmetro é maior o motor vai fazer mais esforço, nas arrancadas e subidas, acrescentando mais consumo, somando tudo, vai dar isso mesmo. Para economia de combustível os Scorpion são os melhores, tanto é que são chamados de "verdes", por diminuírem o consumo e com isso as emissões de poluentes. Vc deve ter notado que os 50 km que estava acostumado a percorrer agora devem ser 49km, e como Vc mesmo disse o carro parece outro nas curvas.
- ISAQUE_NICHE
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Aumento de Consumo
20/12/2021, 10:10
Bom dia Hugo,
fui mais agressivo quanto a troca de pneu. Sai do padrão scorpion 215/60 para o PNEU 235/70 R16 TL LTX
FORCE. Com isso ganhei quase 4 dedos de atura e aproximadamente 2 centímetros de banda de rolagem...
O meu propósito era deixar o carro mais off road para experiência maiores com aventuras... Hj ando na areia sem dificuldade ou tendo que ficar esvaziando os pneus...
Porém tive uma ´pequena perda de estabilidade, nada considerável e um aumento de consumo exatamente igual ao seu... o meu foi para 11.
Ai fiz exatamente op que vc fez na ccs e fiquei com a mesma cara...
Depois aprendi algumas técnicas e cheguei a fazer 19.8 Km/ l... Vc deve manter a rotação do motor a 1,5, como o câmbio é automático vc pode encontrar a relação velocidade urbana com a melhor marcha para aquela velocidade... O sistema troca de acordo com a rotação, sendo assim pise um pouco mais até ele mudar a marcha, e depois diminua e mantenha a RTS a 1,5 ou próximo disso... O consumo é outro... A maior eficiência que consegui foi a 80 Km... a 105km na nona marcha fica próximo desse consumo...
Ats,
Isaque Niche
fui mais agressivo quanto a troca de pneu. Sai do padrão scorpion 215/60 para o PNEU 235/70 R16 TL LTX
FORCE. Com isso ganhei quase 4 dedos de atura e aproximadamente 2 centímetros de banda de rolagem...
O meu propósito era deixar o carro mais off road para experiência maiores com aventuras... Hj ando na areia sem dificuldade ou tendo que ficar esvaziando os pneus...
Porém tive uma ´pequena perda de estabilidade, nada considerável e um aumento de consumo exatamente igual ao seu... o meu foi para 11.
Ai fiz exatamente op que vc fez na ccs e fiquei com a mesma cara...
Depois aprendi algumas técnicas e cheguei a fazer 19.8 Km/ l... Vc deve manter a rotação do motor a 1,5, como o câmbio é automático vc pode encontrar a relação velocidade urbana com a melhor marcha para aquela velocidade... O sistema troca de acordo com a rotação, sendo assim pise um pouco mais até ele mudar a marcha, e depois diminua e mantenha a RTS a 1,5 ou próximo disso... O consumo é outro... A maior eficiência que consegui foi a 80 Km... a 105km na nona marcha fica próximo desse consumo...
Ats,
Isaque Niche
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
19/1/2022, 11:07
luizeduardo escreveu:Sobre os pneus, 225/65 alonga demais mesmo, já o 225/60 alonga tb, mas pouca coisa, menos 3%, que é a tolerancia recomendada. Isto depende tb da calibragem e até do desgaste, pois vai ficando "menor".
Sobre a atualização que as CCS estão fazendo, tb desaprovo, pois apesar de não sentir diferença de desempenho, c/ ctz o consumo piora. Fora o desconforto do cambio entrar em "Roda livre" quando abaixo de 45km/h.
Dá uma conferida no alinhamento, o maximo desempenho é conseguido quando as rodas dianteiras ficam 100% paralelas no ato da aceleração maxima. Por isto carro tração dianteira se alinha c/ a convergencia um pouquinho aberta.
nossa e eu que pensava q só eu percebi essa bosta de atualização....
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Re: Alteração de consumo após procedimentos!!! (Diesel)
19/1/2022, 13:07
ISAQUE_NICHE escreveu:Bom dia Hugo,
fui mais agressivo quanto a troca de pneu. Sai do padrão scorpion 215/60 para o PNEU 235/70 R16 TL LTX
FORCE. Com isso ganhei quase 4 dedos de atura e aproximadamente 2 centímetros de banda de rolagem...
O meu propósito era deixar o carro mais off road para experiência maiores com aventuras... Hj ando na areia sem dificuldade ou tendo que ficar esvaziando os pneus...
Porém tive uma ´pequena perda de estabilidade, nada considerável e um aumento de consumo exatamente igual ao seu... o meu foi para 11.
Ai fiz exatamente op que vc fez na ccs e fiquei com a mesma cara...
Depois aprendi algumas técnicas e cheguei a fazer 19.8 Km/ l... Vc deve manter a rotação do motor a 1,5, como o câmbio é automático vc pode encontrar a relação velocidade urbana com a melhor marcha para aquela velocidade... O sistema troca de acordo com a rotação, sendo assim pise um pouco mais até ele mudar a marcha, e depois diminua e mantenha a RTS a 1,5 ou próximo disso... O consumo é outro... A maior eficiência que consegui foi a 80 Km... a 105km na nona marcha fica próximo desse consumo...
Ats,
Isaque Niche
AAA bacana muito legal o seu relato, obrigado pela dica,.. é eu instintivamente estava tentando fazer isso...
o complicado kk é que aqui onde moro o prefeito coloca uma lombada em cada esquina
tem uma rua aqui q tem uma faixa elevada e incrivelmente em 20 metros outra lombada kkk
acho q ele ganha comissão por lombada instalada kkk
ai fica dificil colocar uma constancia,.. mas estou nesse foco vamos ver..
abrass
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